-->Epilaser - Depilação a laser - Educar Saúde

Epilaser – Depilação a laser

Publicado em 07/07/2010. Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

O equipamento Epilaser combina a mais avançada tecnologia do mundo em lasers. Desenvolvida em conjunto pela Universidade de Harvard e o Hospital Geral de Massachusetts, o epilaser oferece avanços significativos em relação a outros tratamentos na eliminação dos pêlos indesejáveis.

Como é que o EPILASER elimina os pêlos?

A luz vermelha emitida pelo epilaser è absorvida sòmemte pelo pigmento localizado no folículo piloso.

O laser é disparado apenas numa fracção de segundo, calculada pelo médico, para destruir o folículo piloso mas não durante um tempo excessivo em que o calor seja transmitido á pele á volta. O que também é evitado pela ponta refrigerada

Como crescem os pêlos?

Os pêlos crescem em ciclos e muitos factores influenciam o seu crescimento, a idade, a raça, as medicações, nível de hormonas, herediteriedade e locais do corpo. Os pêlos visíveis são os que estão presentemente no seu ciclo de crescimento, dependendo de há quanto tempo o ciclo dura. 90% dos pêlos do seu corpo estão em fase activa de crescimento e sòmente 10% estão em fase de repouso. Para a cabeça o período de crescimento pode ser tão longo como 7 anos enquanto que para o resto do corpo esse período é apenas de 2-4 meses. Os pêlos dos braços por exemplo têm um ciclo de crescimento de 1-3 meses e apena70% deles estão em fase activa, é por isso que o cabelo pode crescer muito mais em comprimento que os outros pêlos do corpo.

Como é o pêlo, normalmente, eliminado?

A maneira mais simples para eliminar os pêlos indesejáveis é rapando-os, o que não altera a espessura, rugosidade e taxa de crescimento do pêlo aparado. Contudo, o processo é temporário e é necessário um comprometimento para a manutenção constante de uma aparência sem pêlos.

A depilação com pinça é um resultado cosmeticamente mais apelativo, mas é um processo aborrecido, doloroso e pouco prático, especialmente se estiverem envolvidas grandes áreas do corpo.

Os resultados da depilação com cera são os mesmo que a depilação com pinça, mas este processo cobre uma área maior de uma só vez. Os resultados podem durar até um mês ou mais, mas é um processo doloroso e muitas vezes causa reacções alérgicas e inflamação dos folículos pilosos.

Até agora, a electrolise era o único processo que tem oferecido as potencialidades de remoção permanente de pêlos. Mas como só se pode actuar num pêlo de cada vez, a electrolise é um processo moroso e aborrecido. Os resultados são obtidos pela inserção de um agulha em cada folículo piloso, aplicando, se seguida, uma corrente eléctrica. Usando diferentes técnicas, a electrolise pode ser usada, com sucesso, para eliminar pêlos permanentemente, no entanto a rapidez e eficácia deste sucesso depende de muitos factores, incluindo a experiência do electrologista.

Qual é a vantagem de usar um laser?

Os lasers são instrumentos precisos que podem ser ajustados para os parâmetros exactos que permitem destruir o folículo piloso e deixar a pele em volta intocada. Como o laser usa só luz para remover o pêlo, não causa irritação que outros métodos causam.

É seguro?

O EpiLaser foi desenvolvido durante vários anos de pesquisa por médicos do Hospital Central de Massachusetts. O estudo da anatomia do folículo piloso e o acerto preciso da luz e duração do feixe do laser ao tamanho, profundidade e localização do folículo, permitiu a definição cuidadosa dos parâmetros do laser de modo a inibir o crescimento do pêlo.

Quanto tempo demorará o tratamento?

Cada feixe de laser elimina aproximadamente uma área de 0,9 Cm2 que pode conter mais do que 10 pêlos, dependendo portanto da área a ser tratada. O buço por exemplo demora apenas alguns minutos enquanto umas pernas já demoram mais.

Doi ou incomoda?

O laser pode ser sentido como um formigueiro ou picadas perfeitamente toleradas, sendo algumas áreas do corpo mais sensíveis que outras, assim como as pessoas, pelo que se pode utilizar um creme anestésico caso necessário para aumentar o conforto

E depois do tratamento?

Alguns minutos após o tratamento a área tratada pode ficar inflamada vermelha e sensível voltando ao normal ao fim de pouco tempo. Uma vez que o laser não faz qualquer ferida pode retomar as suas actividades normais imediatamente

Quantos tratamentos são precisos.

O laser actua nos pêlos que estão na sua fase activa no momento do tratamento. Se alguns pêlos que estavam em repouso entrarem no seu ciclo de crescimento tratamentos adicionais são possíveis se necessário. Os nossos médicos e conselheiros esclarecê-lo-ão sobre qual o melhor programa de depilação de acordo com as suas necessidades.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.