Episiorrafia – Cuidados a ter com a episiorrafia

Atualizado e Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 08/08/2019

Cuidados a ter com a episiorrafia:

Mantenha a área da vagina limpa para evitar uma infecção. Os médicos podem dar-lhe uma solução especial de limpeza para utilizar depois de urinar ou de evacuar.

Ou, apenas pode precisar de utilizar um sabão macio e água quente para lavar a área vaginal. Mude o penso higiénico sempre que for à casa-de-banho.

Não deverá ter relações sexuais nem colocar nada dentro da vagina, como por exemplo um tampão.

Utilize gelo durante as primeiras 48 horas após o parto para diminuir a dor e a tumefacção. Coloque entre as pernas um cubo de gelo embrulhado num pano.

Utilize calor após as primeiras 48 horas se continuar a ter dores. O facto de se sentar numa banheira limpa com água quente ajuda a episiorrafia a cicatrizar mais depressa e a sentir-se melhor.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.

Episiorrafia – Cuidados a…