Escalda pés

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 17 dezembro 2018

Escalda pés, o que é:

Chegar ao final do dia com os pés cansados tornou-se rotina? O peso do corpo todo desceu-lhe aos pés? Tem bom remédio, escalde-os! Os pés são das zonas mais esquecidas e negligenciadas do nosso corpo pois, para além de suportarem todo o seu peso, estão muitas vezes sujeitos a apertos e saltos altos. Depois de diariamente massacrados, chegou a hora de olhar para baixo e lhes dedicar alguma da sua atenção. As torturas foram muitas, por isso mime-os agora com um banho terapêutico bem quente: um escalda-pés caseiro.

Escalda pés – Receita caseira

Coloque 3 a 4 gotas de uma mistura de óleos essenciais de lavanda e manjericão numa bacia com água bem quente. O óleo de lavanda e de manjericão têm efeitos relaxantes e tonificantes. Juntos são a combinação perfeita para alívio do stress e tensão acumulada. Mergulhe os pés e deixe-os de “molho” durante cerca de 15 minutos.

Tratamento final

Para que o tratamento seja mais completo finalize com uma massagem com um creme hidratante, ao qual deve juntar umas gotas de óleo de hortelã. Este óleo tem propriedades relaxantes e, por ter um elevado teor de mentol, produz uma sensação de frescura. Faça a massagem com curtos movimentos circulares e varie a pressão, conforme se sinta mais confortável. Quando acabar vai sentir que os efeitos deste banho não se ficam pelos pés. A “terapia” reflecte-se no relaxamento de todo o corpo e até a alma vai rejuvenescer.