-->Escalda pés - Educar Saúde

Escalda pés

Publicado em 16/05/2011. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 17 dezembro 2018

Escalda pés, o que é:

Chegar ao final do dia com os pés cansados tornou-se rotina? O peso do corpo todo desceu-lhe aos pés? Tem bom remédio, escalde-os! Os pés são das zonas mais esquecidas e negligenciadas do nosso corpo pois, para além de suportarem todo o seu peso, estão muitas vezes sujeitos a apertos e saltos altos. Depois de diariamente massacrados, chegou a hora de olhar para baixo e lhes dedicar alguma da sua atenção. As torturas foram muitas, por isso mime-os agora com um banho terapêutico bem quente: um escalda-pés caseiro.

Escalda pés – Receita caseira

Coloque 3 a 4 gotas de uma mistura de óleos essenciais de lavanda e manjericão numa bacia com água bem quente. O óleo de lavanda e de manjericão têm efeitos relaxantes e tonificantes. Juntos são a combinação perfeita para alívio do stress e tensão acumulada. Mergulhe os pés e deixe-os de “molho” durante cerca de 15 minutos.

Tratamento final

Para que o tratamento seja mais completo finalize com uma massagem com um creme hidratante, ao qual deve juntar umas gotas de óleo de hortelã. Este óleo tem propriedades relaxantes e, por ter um elevado teor de mentol, produz uma sensação de frescura. Faça a massagem com curtos movimentos circulares e varie a pressão, conforme se sinta mais confortável. Quando acabar vai sentir que os efeitos deste banho não se ficam pelos pés. A “terapia” reflecte-se no relaxamento de todo o corpo e até a alma vai rejuvenescer.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.