Escleroterapia com espuma

Revisão Clínica: Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Atualizado: 09/09/24

As varizes, veias dilatadas e tortuosas provocadas pela acumulação de sangue nas vênulas, são um problema bastante inestético que afeta homens e mulheres. Especialmente nas pernas, mas também noutros locais do corpo, os vasinhos e as varizes arruínam qualquer look.

Continua depois da Publicidade

Se está à procura de opções de tratamento para varizes, uma das opções mais eficazes é a escleroterapia. Este método atua diretamente em cada variz, resultando na sua diminuição, ou mesmo eliminação. Um dos tipos de escleroterapia é o tratamento com espuma densa. Conheça melhor este tratamento, e ainda, os riscos da escleroterapia com espuma densa.

Escleroterapia com espuma

A escleroterapia com espuma densa é um método que permite abrandar ou eliminar varizes, através da aplicação de uma substância esclerosante em forma de espuma, denominada de Poidocanol, diretamente em cada variz. Este método é particularmente eficiente em vasinhos (microvarizes) e varizes com um calibre de 2 mm, conseguindo eliminá-las por completo.

escleroterapia

Já nas varizes maiores, este método não terá resultados a 100%, já que não conseguirá eliminar por completo a variz. Contudo, a escleroterapia com espuma irá reduzir o seu tamanho, sendo no entanto várias aplicações na mesma variz para o conseguir fazer de uma forma considerável.

Após cada sessão de escleroterapia com espuma, o paciente deve utilizar durante todo o dia meias de compressão elásticas, à exceção de quando estiver a tomar banho ou a dormir, de modo a melhorar o retorno venoso, e dessa forma, reduzir o risco de surgimento de novas varizes. Durante os dias seguintes a cada sessão deve evitar expor a região tratada ao sol, de modo a evitar o aparecimento de manchas. Se existir a possibilidade de isso acontecer, deve utilizar um bloqueador solar na área intervencionada.

A escleroterapia com espuma é um método que causa algum desconforto e dor, devido à picada da agulha no momento da injeção, mas também, causada pela entrada da substância química na veia. Contudo, apesar do incómodo, a dor causada pelo tratamento é bem tolerada pela grande maioria dos pacientes.

Riscos da escleroterapia com espuma

Apesar de ser um tratamento bastante seguro e com riscos muito pequenos, existe no entanto uma hipótese muito diminuta, em casos muito raros, de ocorrência de uma trombose venosa profunda ou de uma embolia, que pode, por exemplo, levar ao deslocamento de coágulos através do corpo, e chegar ao pulmão.

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 09/09/24