O Que É Espermograma?

O espermograma consiste na análise laboratorial das propriedades físicas e parâmetros qualitativos e quantitativos de uma amostra de esperma.

As características mais importantes só a concentração de espermatozóides na amostra e a sua mobilidade. Comparando os valores obtidos com os parâmetros normais, estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde, é possível classificar a amostra de esperma no que respeita à sua capacidade fertilizante.

O espermograma pode ser acompanhado por capacitaçăo e teste de sobrevivęncia após 24 horas. Podem ser realizados outros testes para uma melhor avaliaçăo do esperma:

Teste de MAR: que permite detectar a presença de anticorpos antiespermáticos no plasma seminal. A presença destes anticorpos pode resultar na diminuiçăo da mobilidade espermática e do número de espermatozóides viáveis, bem como interferir na capacidade de fertilizaçăo.

Análise morfológica: Através da coloração Papanicolau que permite avaliar com uma maior precisăo a qualidade dos espermatozóides.