Espinha interna, o que fazer, cuidados e remédio caseiro

Atualizado e Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 12/08/2019

A espinha interna é um problema desagradável e por vezes difícil de resolver. Se não sabe o que fazer para tratar este problema, considere solicitar o auxílio de um dermatologista.

Por vezes, a espinha interna apenas pode ser tratada com o recurso a tratamentos específicos, como é o caso da Isotretinoína.

Existem outros remédios que podem ser também prescritos por um profissional de saúde especializado na área e que podem ser mais adequados para determinados casos.

Espinha interna, o que fazer? Cuidados diários

Além de consultar um dermatologista, com o objetivo de iniciar um tratamento adequado para a espinha interna, existem diversos cuidados que pode aplicar no seu quotidiano com o objetivo de secar a espinha.

Algumas das medidas que vamos indicar são bastante lógicas, mas todas elas fazem realmente a diferença. Para secar mais rapidamente uma espinha interna, garanta que:

  • Não coloca produtos cosméticos sobre a área de pele afetada, caso contrário o problema pode ser agravado;
  • Utiliza um bom creme para acne. Estes cremes devem ser aplicados todas as noites, imediatamente antes de ir dormir;
  • Coloca um protetor solar antes de sair de casa. Não deve ter este cuidado apenas durante o verão, mas sim durante todo o ano;
  • Lava a área afetada, com um sabonete adequado, pelo menos três vezes por dia.

Estas medidas são válidas para qualquer área do corpo e podem ajudar a acelerar o processo de tratamento de uma espinha interna. Lembramos que as espinhas internas podem surgir em qualquer região do corpo.

Além dos cuidados básicos com a higiene da pele, é importante realizar uma alimentação equilibrada e saudável, evitando alimentos conhecidos por favorecerem o aparecimento da acne. Alimentos ricos em açúcar ou em gordura estão na origem de muitos casos de acne.

Algumas pessoas ficam tentadas a tentar espremer a espinha interna, procurando nesse gesto um alívio imediato para o incómodo que sentem, mas essa é uma ação completamente proibida e prejudicial.

Remédio caseiro para espinha interna

Quando a espinha interna incha e provoca dores, é possível tornar o tratamento mais célere com a ajuda de uma receita caseira.

Um dos tratamentos naturais mais efetivos no tratamento da espinha interna é a colocação de uma compressa embebida em chá preto, diretamente sobre a área de pele afetada.

Para potenciar melhores resultados, este tratamento pode ser realizado duas vezes por dia, mantendo sempre a compressa sobre a espinha interna durante, pelo menos 15 minutos.

VOLTAR PARA »
A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.

Espinha interna, o que fazer, c…