Espinhas no Bebê

As espinhas no bebê são algo que pode acontecer nos primeiros tempos de vida de um bebê, embora a sua frequência não seja muito elevada.

Basicamente o que acontece é que surgem lesões na pele do bebé, e nomeadamente no seu rosto, chamadas espinhas.

Este problema poderá permanecer até aos 6 meses de vida do bebê, aproximadamente, desaparecendo naturalmente depois disso. O seu aparecimento é geralmente na 3ª semana de vida do bebé.

O que acontece, num processo que é relativamente semelhante ao que acontece no acne, é a influência de trocas hormonais.

Neste caso, o que acontece é que as trocas hormonais com a mãe, durante a gestação e a amamentação, fazem com que estas espinhas ou cravos possam aparecer. Pelo menos, até as hormonas serem libertadas do organismo do bebé, o problema irá geralmente verificar-se.

As espinhas que aparecem podem ter várias formas ou tipos, nomeadamente sendo brancas, vermelhas, ou pontos negros. Em nenhuma circunstância estas espinhas devem ser espremidas, sob perigo de ficar uma marca (cicatriz) da espinha ou até de infectar outras zonas da face ou do corpo do bebé.

Não existe um tratamento específico que deva geralmente ser indicado nestes casos, dado que o problema geralmente desaparece após os 6 meses de vida. O tratamento apenas será aconselhado em casos mais graves, sempre prescrito por um pediatra ou médico especialista.

No entanto, é importante tomar alguns cuidados. A colocação de óleos na pele deve ser evitada de todo, já que irá fazer com que as espinhas possam crescer ainda mais e tenham mais pus.

Deverá em vez disso ser utilizado um creme de rosto específico, preferencialmente hipoalergénico, e a quantidade de creme colocada não deverá ser exagerada.

Caso as espinhas apareçam mais tarde, já depois dos 6 meses, estaremos perante um problema de acne infantil. Nestes casos deveremos contactar o nosso pediatra com alguma rapidez, de modo a avaliar o problema e a conseguir prescrever um tratamento que seja adequado às necessidades da nossa criança.

 

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook

Última atualização da página em 12/08/19