-->O seu estilo de vida é a causa de muitas doenças - Educar Saúde

O seu estilo de vida é a causa de muitas doenças

Publicado em 07/06/2010. Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

O seu estilo de vida é a principal causa de muitas doenças

Estudos realizados descobriram que tendências genéticas à parte, o estilo de vida é a causa determinante de algumas doenças como a obesidade, os problemas cardiovasculares e o câncer.

Quem odeia verduras, vive estressado, não usa preservativo nas relações sexuais de risco ou não consegue largar o cigarro, está sujeito a uma série de problemas. Já está mais do que claro que o comportamento é o maior responsável por alguns problemas de saúde e, o grande desafio para alcançarmos uma boa qualidade de vida.

Alterar comportamentos e crenças dos pacientes não é tarefa fácil para os médicos, mas é nessa direção que a medicina e a psicologia comportamental caminham. Só está arriscado a pegar Aids quem não usa camisinha; só vai sofrer do coração quem não tem uma alimentação adequada, fica nervoso o dia inteiro e ainda não pratica exercícios físicos.

Conheça os principais comportamentos que desencadeiam algumas doenças:

Obesidade: maus hábitos alimentares, excesso de gordura; Doenças do coração: alimentação irregular, ansiedade, fumo e sedentarismo; Aids: sexo sem preservativo; Fumar: câncer;

Estresse: excesso de trabalho, perfeccionismo e falta de lazer.

Levando em consideração o fato de que o comportamento está ligado tanto à causa das doenças quanto a adesão ao tratamento e ao sucesso do mesmo, profissionais têm se especializado em promoção da saúde, auxiliando as pessoas. Você pode perceber que todos os fatores que desencadeiam as doenças provém de comportamentos que podem ser alterados somente com a sua força de vontade, portanto, a prevenção ainda é a melhor aliada da vida saudável.

Isto sim, é importantissimo! Não os esqueça na sua dieta 🙂

Carboidratos, proteínas e vitaminas são importantes acessorios, inclua-os nos seus habitos alimentares diarios

Nas embalagens de certos produtos como bolachas, pães, congelados, entre outros, sempre há uma descrição da quantidade de carboidratos, proteínas e vitaminas. Se você não se lembra mais pelo que é responsável cada um desses itens em na nossa alimentação, aqui vão algumas explicações para “refrescar” a sua memória e melhorar a sua qualidade de vida:

Carboidratos – São nutrientes formados por uma cadeia de glicose (açúcares). Sua função é fornecer energia para as atividades físicas.

Lipídios – Funcionam como fonte de energia e isolantes térmicos do corpo. São responsáveis pela absorção de vitaminas lipossolúveis (que se dissolvem em gorduras).

Minerais – São elementos inorgânicos encontrados na natureza e presentes em todas as células vivas. São reguladores do organismo e também fazem parte de formações de estrutura, como o cálcio que é responsável pelos ossos e dentes.

Proteínas – Elas constrõem e mantém os glóbulos vermelhos, músculos e outros tecidos, além das enzimas e hormônios.

Vitaminas – Nosso organismo não as produzem, por isso é preciso con-sumí-las todos os dias. Elas participam de vários processos metabólicos do corpo, principalmente na liberação de energia.

Tenha uma vida positiva!

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.