Estimule o Cérebro do Bebê na Troca da Fralda

Nos primeiros meses e anos de vida, um bebê tem a sua mente totalmente aberta, pronta a aprender capacidades novas e assimilar toda a informação que o rodeia.

É por isso fundamental que os pais estimulem o cérebro do bebê, de modo a que ele possa atingir todo o seu potencial. E para estimular um bebê, por vezes basta utilizar certas atividades do dia-a-dia, que bem aproveitadas, podem ser bastante úteis para a aprendizagem do bebê.

A mudança de fralda é uma dessas atividades diárias, que pode ser usada para estimular o bebê. Aprenda de seguida a estimular o cérebro do bebê na troca da fralda.

Como estimular o cérebro do bebê na troca da fralda

As atividades que apresentamos de seguida devem ser feitas todos os dias, pelo menos em uma troca de fralda. Estas atividades irão ajudar o bebê a perceber melhor o mundo que o rodeia, e ainda, a estimular a sua memória.

Confira de seguida como estimular o cérebro do bebê na troca da fralda.

Quando estiver a fazer a troca da fralda, deve conversar com o bebê, descrevendo todos os passos da mudança da fralda.

Por exemplo, “agora vou tirar a fralda malcheirosa”, “agora vou limpar o seu rabinho”, “agora o seu rabinho está limpo e bem cheiroso”, “agora vou colocar uma fraldinha nova”.

Outra atividade interessante é colocar um balão acima do bebê, suficientemente perto para você poder tocar-lhe, mas não suficientemente para o bebê o poder alcançar.

Dessa forma, enquanto troca a fralda, ele irá ficar fascinado a olhar para o balão que você faz movimentar, tentando tocar-lhe. No final da troca da fralda, pode depois pegar no seu bebê ao colo, e deixá-lo mais perto do balão, para que ele possa finalmente tocar-lhe, e interagir e brincar com ele.