-->Estrias brancas: características e opções de tratamento - Educar Saúde

Estrias brancas: características e opções de tratamento

Publicado em 06/02/2015. Revisado por Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965) a 16 dezembro 2018

As estrias brancas são um tipo de estria que se caracteriza pelo rompimento completo das fibras elásticas da epiderme.

Embora sua origem esteja amparada em fatores genéticos, as estrias atingem a fase mais clara, ou seja, se tornam brancas, devido ao excesso de distensões às quais a pele é submetida.

estrias brancas antes e depois da carboxiterapia

Como amenizar as estrias brancas

Primeiramente, é preciso salientar que, quando as estrias chegam a esse estágio, dificilmente serão eliminadas. Logo, as alternativas que restam são paliativas para o problema.

Em contrapartida, existem tratamentos que apresentam resultados bem satisfatórios para muitas pessoas.

É o caso do tratamento com laser, do peeling químico e da carboxiterapia. Veja outros tratamentos para estrias brancas.

Visando intensificar os resultados conquistados por estes métodos, os especialistas aconselham a realizar esfoliações consistentes da pele – com borra de café, por exemplo.

Além disso, recomenda-se a utilização de cremes com função hidratante, principalmente aqueles que contenham retinol (vitamina A).

Apesar das estrias vermelhas serem removidas mais facilmente, caso a terapia de recuperação seja bem conduzida, ela será relativamente bem sucedida.

Além disso, caso ainda se mantenham visíveis, as estrias brancas podem ficar bem mais sutis, aparentando um aspecto sensivelmente mais discreto do que anteriormente ao tratamento.

Dicas para evitar ou camuflar as estrias

Existe uma série de medidas que podem ser bem úteis, tanto para prevenir o aparecimento de estrias como para torná-las menos salientes.

Dentre as ações que causam efeito benéfico estão: criar o hábito de não usar sabonetes em barra, não tomar banhos longos e com água muito quente, manter a pele bem hidratada (essencialmente depois do banho) através de cremes que tenham sua qualidade comprovada, consumir muita água, e procurar ter um peso equilibrado, preservando o corpo de oscilações discrepantes, ou seja, aquelas popularmente chamadas de “efeito sanfona”.

» Conheça 5 Remédios Caseiros para Estrias Apoiados pela Ciência

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965)

Dermatologista - CRM-SP 195965 / RQE 73850

Consultar > Currículo Lattes.

O Dr. Pedro Secchin é Graduado em Medicina pela Universidade Gama Filho (UGF) – 2011. É Mestrado em Medicina pela Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Além disso o Dr. também possui:

- Especialização em Dermatologia no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HUCFF/UFRJ) - 2018.

- Título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB).

- É membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Endereço: Rua Inglês de Sousa, 449. CEP: 01546-010 - Jardim da Glória São Paulo - São Paulo Telefone: ‪(11) ‬4301-9931

Também pode encontrar o Dr. Pedro no Linkedin e Instagram.