Tem estrias nos seios? Conheça então quais as suas causas, onde aparecem, como evitar, tratamentos aconselhados e a melhor maquiagem para as esconder ou disfarçar. Veja o antes e depois da carboxiterapia:
As estrias representam uma imperfeição extremamente comum, não só na maioria das Mulheres, como também numa boa percentagem dos Homens. Ainda que sejam, maioritariamente, um problema de carácter estético, as estrias poderão constituir um forte indicador de que algo não está bem com o corpo, alertando assim para a necessidade de se efectuar alterações em alguns aspectos do estilo de vida.
Onde podem aparecer as estrias e quais as causas
As estrias poderão aparecer em quase todas as regiões do corpo, mas são mais comuns na barriga, nos glúteos (bumbum) e nas coxas. Ainda que menos comum, também é possível ocorrer um desenvolvimento de estrias na região dos seios, o que em muito poderá afectar a auto-estima de uma Mulher, que por vezes acabam por sentir vergonha de utilizar peças como o biquíni, por não quererem exibir publicamente as suas estrias.
Como surgem as estrias?
As estrias surgem como consequência do rompimento das fibras de colágeno e elastina, que são responsáveis pela manutenção de um bom nível de elasticidade da pele. O seu surgimento é particularmente comum durante a puberdade, como consequência do crescimento acelerado durante esta fase da vida.
A colocação de implantes de silicone, a obesidade e a gravidez também são factores que exercem uma grande influencia no desenvolvimento de estrias, sendo bastante difícil evitá-las nestas situações, ainda que não totalmente impossível. Ao contrário daquilo que, geralmente, acontece com os Homens, as estrias nas Mulheres tendem a desenvolver-se mais profundamente, o que origina uma maior dificuldade na remoção das mesmas.
Como evitar as estrias
Existem diversas formas eficazes de diminuir as probabilidades de desenvolvimento de estrias. Uma delas é através de uma alimentação equilibrada e de um controlo cuidado do peso corporal. Evitar oscilações extremas de peso ajudá-lo-á a a prevenir o aparecimento de estrias e a preservar o bom aspecto da sua pele.
A utilização de cremes hidratantes, por exemplo á base de óleo de rosa mosqueta, baba de caracol, ácido Vitanol A, aloe vera (babosa) e óleo de amêndoas, também se poderá revelar de grande ajuda na prevenção de estrias, na medida em que, uma pele hidratada, terá uma maior facilidade em preservar toda a sua elasticidade. (Ler: creme baba de caracol).
Tratamento
Caso se dê o aparecimento de estrias, é importante procurar tratamento o mais rapidamente possível, já que, com o passar do tempo, a remoção definitiva das estrias começará a revelar-se como uma tarefa muito mais difícil de ser levada a cabo.
Em casos mais extremos, é possível eliminar as estrias através de uma cirurgia plástica. Ainda que este método possa oferecer os resultados pretendidos, é sempre mais indicado adoptar formas de tratamento mais ligeiras, que se revelem menos arriscadas para a sua saúde, como por exemplo os peelings que realizam uma exfoliação, dermoabrasão, peeling de cristal (microdermoabrasão), laser co2 fracionado, mesoterapia, carboxiterapia etc.
Maquiagem para disfarçar as estrias nos seios
A melhor solução é a utilização de uma base com protetor solar.
Dermatologista - CRM-SP 195965 / RQE 73850
Consultar > Currículo Lattes.
O Dr. Pedro Secchin é Graduado em Medicina pela Universidade Gama Filho (UGF) – 2011. É Mestrado em Medicina pela Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Além disso o Dr. também possui:
- Especialização em Dermatologia no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HUCFF/UFRJ) - 2018.
- Título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB).
- É membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Endereço: Rua Inglês de Sousa, 449. CEP: 01546-010 - Jardim da Glória São Paulo - São Paulo Telefone: (11) 4301-9931
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.