-->Como evitar os cabelos brancos - Educar Saúde

Como evitar os cabelos brancos

Publicado em 03/04/2015. Revisado por Equipe Editorial a 24 outubro 2018

O aparecimento dos cabelos brancos é uma inevitabilidade. Sinal de envelhecimento, todas as pessoas irão passar por isso no decorrer da sua vida. No entanto, enquanto algumas pessoas têm os primeiros cabelos brancos a partir dos 40 anos, outros vêm os primeiros fios brancos aparecer ainda antes dos 30 anos.

cabelos brancos

Quando os cabelos brancos começam a aparecer antes de ter 30 anos de idade, diz-se que o embranquecimento dos fios é precoce. Seja mais cedo ou mais tarde, os fios brancos irão aparecer, podendo no entanto fazer o máximo possível para retardar esse surgimento. Confira aqui as causas para o aparecimento precoce dos cabelos brancos, e ainda, como evitar o seu surgimento.

Causas do aparecimento precoce dos cabelos brancos

Como referimos atrás, o embranquecimento do cabelo é um processo inevitável e irreversível. Contudo, existem alguns fatores que podem levar ao seu surgimento precoce. Uma das causas mais habituais é a hereditariedade, contudo, existem outras que podem levar ao aparecimento dos fios brancos ainda antes dos 30 anos. Confira de seguida as várias causas do surgimento precoce dos cabelos brancos.

A genética é o fator com maior peso no que diz respeito à idade onde os cabelos brancos irão começar a surgir. Mesmo que outros fatores possam ter também um papel importante, na realidade, apenas os indivíduos com essa predisposição genética é que irão ter este problema.

As deficiências alimentares podem em certos casos também levar ao aparecimento precoce dos fios brancos. A falta de vitaminas, essencialmente a vitamina B12, pode ter alguma relação com este problema. Além disso, doenças que incapacitem o organismo de absorver esta vitamina, como a anemia perniciosa ou distúrbios da tireoide, podem também levar ao aparecimento dos fios brancos.

O stress é popularmente uma das causas do aparecimento precoce dos fios brancos. Contudo, não existe qualquer estudo que permita chegar conclusivamente a esta ilação. No entanto, caso exista a predisposição genética para o aparecimento prematuro de cabelo branco, então aí sim, situações de stress em excesso podem ser o gatilho para esse surgimento.

Existem estudos publicados que mostram que existe uma relação entre o hábito de fumar e o surgimento precoce de fios brancos, e até, da própria queda capilar.

Como evitar os cabelos brancos

Não existe nada que possa fazer para evitar o aparecimento dos cabelos brancos. Sendo uma característica natural, todas as pessoas irão acabar por ver o seu cabelo a ficar grisalho, e mais tarde, totalmente branco. Contudo, há fatores que estão na origem do seu surgimento precoce e que podem ser evitados. Dessa forma, aumenta as hipóteses de os cabelos brancos aparecerem mais tarde, retardando este processo. Confira de seguida algumas estratégias sobre como evitar os cabelos brancos.

– Como vimos atrás, o stress em excesso ou crónico pode ajudar no aparecimento precoce dos fios brancos. Como tal, deve procurar evitar situações stressantes e tensas, e usar técnicas de relaxamento.

– O fumo do tabaco contém várias substâncias que podem levar ao surgimento precoce dos fios brancos. Como tal, procure fumar menos, ou preferencialmente deixar mesmo este vício bastante nocivo para a sua saúde.

– Os raios UV promovem a perda de elasticidade do sol, o que resulta no seu ressecamento e num aspeto opaco. Deve por isso proteger os cabelos do sol, utilizando chapéus ou mesmo um protetor solar para o cabelo.

– Para evitar que a falta de vitamina B12 possa ser uma razão para os seus fios começarem a ficar brancos, deve aumentar a ingestão de alimentos ricos nesta vitamina. Assim, alimentos como o leite, queijo, peru, frango, ovos, salmão ou fígado, devem ser adicionados à sua alimentação.

Como já explicamos, todas estas estratégias são apenas uma forma de retardar o surgimento dos cabelos brancos, já que este é um processo natural e inevitável. Além destas estratégias, pode ainda consultar o seu médico para perceber se você pode ter algum problema na tireoide. Qualquer alteração nesta glândula irá interferir na absorção dos nutrientes por parte do intestino, impedindo assim que o bolbo capilar receba os nutrientes essenciais para a saúde do cabelo, e claro, para a sua pigmentação natural.

Como disfarçar os cabelos brancos

Sendo um problema natural e inevitável, por mais estratégias que tenha, haverá sempre uma altura em que os cabelos brancos irão começar a surgir. Se nessa altura se sentir incomodado por esse facto, existem várias formas de disfarçar o problema.

Pintar o cabelo é uma das formas mais habituais para disfarçar os fios brancos. Ao pintar os fios, estará a cobri-los com um pigmento, que os deixará com a cor pretendida durante algum tempo. Contudo, a pintura regular acaba por prejudicar a própria saúde dos fios.

Outra forma é através da realização de madeixas. Neste caso, os fios não são todos pintados, acabando por formar um conjunto que disfarça a existência de cabelos brancos.

Hoje em dia existem já produtos para pintar os cabelos que procuram ser o menos prejudiciais possíveis. Por exemplo, a tintura de Henna Surya é um produto natural que não irá alterar a estrutura do fio, limitando-se a mudar a cor do cabelo. Com uma duração de 20 dias e um custo médio de 23 reais, esta é uma ótima opção.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.