Exercício Físico

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692). Publicado em 3 de julho de 2011

Os efeitos da prática regular de exercício físico no nosso bem-estar mental traduzem-se em mais dois ou três anos de vida. O Harvard Alumni Study, que abrangeu mais de 71 mil licenciados do sexo masculino pelas Universidades de Harvard e da Pensilvânia entre 1916 e 1954, concluiu que esses homens que queimavam regularmente 2.000 calorias por semana em exercício físico viviam, em média, mais dois anos do que aqueles que optaram por uma vida sedentária.

O exercício físico tem um efeito mágico porque é benéfico para quase todos os sistemas do nosso corpo. Embora os seus efeitos sejam visíveis na saúde física , ele também opera maravilhas na mente. As pessoas que fazem exercício várias vezes por semana, seja ele de nível moderado ou intenso, apresentam níveis inferiores de stress, irritação, ansiedade e depressão, e todos estes factores estão associados a problemas como as doenças cardíacas e uma morte precoce.

A maior vantagem é que, ao constatarmos que o nosso bem-estar mental aumentou, aumenta também a probabilidade de praticarmos exercício físico com regularidade. Portanto, abandone esse vício de estar sempre sentado no sofá e verá que será cada vez mais fácil fazer exercício para viver mais tempo.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.

Última atualização da página em 30/10/19