Exercícios para Desenvolver o Cérebro do Bebê

Publicado em 29/08/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

Os primeiros meses e os primeiros anos de vida de um bebê são marcados por um desenvolvimento físico e cognitivo acelerado. Os bebês, logo que nascem, começam imediatamente a aprender com o que os rodeia, assimilando todas as informações.

Publicidade

Assim, todas as experiências, atividades, brincadeiras e interações irão ter um papel essencial no seu desenvolvimento, e como tal, os pais devem procurar estimular ao máximo o bebê, de modo a facilitar essa evolução.

Conheça de seguida alguns exercícios para desenvolver o cérebro do bebê.

Exercícios para ajudar a estimular o desenvolvimento cerebral do bebê

Existem diversos exercícios que pode utilizar para ajudar o desenvolvimento do cérebro do bebê. Adequados para bebês de várias idades, estes exercícios baseiam-se numa técnica denominada de neuroterapia, que consiste basicamente em “ginástica” para o cérebro.

Este tipo de exercícios permite criar novas conexões cerebrais, sendo por isso muito eficaz e útil para o seu desenvolvimento.

Por exemplo, as atividades musicais, que estimulem o bebê a dançar, são brincadeiras ótimas para o conseguir. Esta brincadeira irá desenvolver a coordenação motora, estimulando a atividade cerebral e a sua ligação com os movimentos realizados pelo bebê.

Publicidade

Outro exercício que propomos, muito simples, consiste na mãe inventar rimas sobre partes do corpo, por exemplo, ao mesmo tempo que deixa o bebê tocar na zona indicada. Ou então, em vez de tocar com a mão do bebê na parte do corpo, toque você na parte do corpo do bebê.

A relação entre a palavra e o toque irá ajudá-lo a perceber a relação entre a palavra o seu significado, e dessa forma, a desenvolver o seu cérebro.

 

Saiba mais sobre:
Publicidade

Exercícios para Desenvolver o Cérebro do Bebê