Exercícios para Desenvolver o Cérebro do Bebê

Os primeiros meses e os primeiros anos de vida de um bebê são marcados por um desenvolvimento físico e cognitivo acelerado. Os bebês, logo que nascem, começam imediatamente a aprender com o que os rodeia, assimilando todas as informações.

Assim, todas as experiências, atividades, brincadeiras e interações irão ter um papel essencial no seu desenvolvimento, e como tal, os pais devem procurar estimular ao máximo o bebê, de modo a facilitar essa evolução.

Conheça de seguida alguns exercícios para desenvolver o cérebro do bebê.

Exercícios para ajudar a estimular o desenvolvimento cerebral do bebê

Existem diversos exercícios que pode utilizar para ajudar o desenvolvimento do cérebro do bebê. Adequados para bebês de várias idades, estes exercícios baseiam-se numa técnica denominada de neuroterapia, que consiste basicamente em “ginástica” para o cérebro.

Este tipo de exercícios permite criar novas conexões cerebrais, sendo por isso muito eficaz e útil para o seu desenvolvimento.

Por exemplo, as atividades musicais, que estimulem o bebê a dançar, são brincadeiras ótimas para o conseguir. Esta brincadeira irá desenvolver a coordenação motora, estimulando a atividade cerebral e a sua ligação com os movimentos realizados pelo bebê.

Outro exercício que propomos, muito simples, consiste na mãe inventar rimas sobre partes do corpo, por exemplo, ao mesmo tempo que deixa o bebê tocar na zona indicada. Ou então, em vez de tocar com a mão do bebê na parte do corpo, toque você na parte do corpo do bebê.

A relação entre a palavra e o toque irá ajudá-lo a perceber a relação entre a palavra o seu significado, e dessa forma, a desenvolver o seu cérebro.

 

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook

Última atualização da página em 12/08/19