Entenda como tomar o extrato de própolis, para que serve, benefícios, composição, indicações, efeitos colaterais, e se o composto pode ser tomado durante a gravidez?
Estas e muitas outras dúvidas podem ser esclarecidas neste artigo bastante completo.
Na sociedade em que vivemos atualmente, e nomeadamente no que diz respeito a medicação, tem-se chegado à conclusão que o consumo de medicamentos fabricados (sintéticos) poderá ter efeitos prejudiciais.
Os medicamentos são produzidos com o objetivo de combater certas patologias e ou certos tipos de infecções, mas a verdade é que com os avanços do conhecimento médico e biológico acabou por se chegar à conclusão de que os medicamentos, enquanto ajudam a resolver certos problemas, acabam por poder ser os provocadores de outros problemas adicionais.
Assim sendo, cada vez se aposta em formas terapêuticas alternativas, e nestas formas queremos referir nomeadamente a utilização de remédios produzidos de forma caseira a partir de ingredientes totalmente naturais.
O nosso sistema imunológico precisa de ser constantemente reforçado, pois estamos todos os dias perante bastantes agressões ao nosso organismo e à sua estabilidade.
Agentes com um poder contra micróbios são também cada vez mais necessários e cada vez mais recomendados para que estejamos constantemente protegidos.
Extrato de própolis
Assim sendo hoje falamos de algo com este poder: o extrato de própolis.
Este extrato possui características que lhe permitem ajudar ao nosso organismo a conseguir precisamente um melhor poder imunológico e contra as infecções microbianas.
Por isso, a preparação de remédios de reforço à base deste estrato é recomendada.
O extrato de própolis poderá ser obtido em gotas, e é vendido em algumas farmácias como sendo um remédio natural, que efetivamente o é.
Para além dos efeitos já referidos, é ainda relevante mencionar que o própolis consegue ter um poder importante para problemas que envolvam infecções respiratórias.
Para além disso, é ainda algo que contribui para uma mais célere regeneração de tecidos, sendo ainda uma substância com um poder antioxidante bastante forte.
Este extrato, para ter efeitos benéficos, deverá ser consumido diariamente numa dose que deverá variar entre 3 a 6 ml por dia.
Pode ainda adicionar-se estas gostas nestas quantidades a um chá, por exemplo.
A própolis é uma substância resinosa usada pelas abelhas para cobrir e proteger a sua colmeia. As abelhas obtêm a substância através dos brotos e das cascas de algumas árvores.
Antibiótico Natural
O própolis foi classificado como antibiótico natural, ajudando no tratamento de:
Doenças respiratórias
– amigdalite, garganta inflamada, faringite, laringite, gripe, sinusite, rinite, traqueíte, rinite alérgica, bronquite, tosse seca, asma brônquica, pneumonia crónica, tuberculose, doenças dos ouvido (dor de ouvido) e pulmão.
Feridas na boca
– aftas, herpes labial, estomatite, gengivite, piorréia, glossite (inflamação da língua), na dor após extrações dentárias.
Herpes Labial
O própolis tem benefícios antivirais, que o tornam ideal para o tratamento do vírus herpes simplex, que provoca a herpes habial, dificultando a propagação do vírus.
Pode ser ingerido numa solução de 5%, uma vez por dia, ou aplicada topicamente uma pomada específica para herpes que contenha própolis na sua composição.
Distúrbios digestivos
– colite aguda e crônica, gastrite e úlceras, diarréia, discinesia hepato-biliar.
Condições ginecológicas
– leucorréia, feridas pós-operatórias, tricomoníase, vaginites, monilíase vaginal (mamilos inchados), infecções bacterianas.
Doenças urinárias
– infecções urinárias na bexiga (uretrite, cistite, etc.).
Distúrbios da tireóide
– bócio difuso, bócio nodal, bócio mitótico e bócio congénito.
– Obesidade associada ao hipotiroidismo.
Doenças da pele
– eczema crónico, neurodermatite, úlceras tróficas da perna, pioderma profunda (furúnculos, foliculite, hidradenite), queimaduras, promove a cicatrização das feridas, acne, calos, frieiras, micoses, picada de insetos.
Conheça 7 Remédios Caseiros para Tratar Picada de Abelha e Vespa.
Candidíase
Pesquisas mostram que o extrato podem tratar infecções orais e vaginais causadas pelo fungo Candida. Mata os fungos em excesso, acalma a coceira e evita os efeitos colaterais da medicação.
Os ácidos fenólicos e flavonóides presentes no própolis ajudam a fortalecer o sistema imunológico do corpo e proteger o organismo contra bactérias, inflamações e oxidação celular.
As infecções fúngicas prosperam quando o nosso organismo tem níveis reduzidos de bactérias benéficas (probióticos).
Os fungos perdem potência na presença sustentada de pinocembrina e acacetina, dois flavonóides abundantes no própolis de abelha.
Espinhas
A pesquisa científica suporta a capacidade do própolis inibir as bactérias associadas ao desenvolvimento da acne.
Num estudo publicado em 2006 no “Anaerobe”, uma equipa de investigadores búlgaros, descobriu que o extrato de própolis é ativo contra a maioria das cepas de bactérias anaeróbicas, incluindo a espécie Propionibacterium acnes – também conhecida como P. acnes, a bactéria responsável pela inflamação das espinhas.
Doenças do Sistema circulatório
– aterosclerose, fragilidade capilar.
Doenças neurológicas
– esclerose múltipla, distrofia muscular progressiva, doença de Parkinson, insuficiência vascular cerebral, anorexia nervosa.
Doenças dos olhos (visão)
– blefarite (inflamação das pálpebras), alérgica, úlcera de córnea, irite com queratopatias.
Contra indicações do Própolis
Não é indicado a quem é alergico ao própolis.
Ingestão recomendada para adultos
Duas colheres de chá em jejum e duas na hora de dormir. Nota: Sem álcool e mel ou sorbitol. Em caso de dúvida, consulte o seu médico.
Benefícios para a saúde
O própolis é um extrato rico em bioflavonóides e óleos essenciais, e contêm vários oligoelementos, vitaminas e aminoácidos.
O termo vem do grego Própolis “defensor da cidade” significado própolis (Pro-antes Polis-cidade, que se traduz como as defesas da cidade antes ou Provedor de Justiça da cidade).
Graças à ação antibiótica da própolis, que protege contra a atividade dos vírus e bactérias, a colméia é um dos lugares mais estéreis conhecidos na natureza.
O extrato de própolis contém uma variedade de elementos:
Aminoácidos, vitaminas, minerais, etc.
Entre todos estes compostos incluem bioflavonóides. O própolis não processado contêm 500 vezes mais bioflavonóides do que a laranja.
No entanto, estudos científicos realizados por vários investigadores de todo o mundo têm mostrado que o efeito da própolis é conseguida através da acção sinérgica de todos os seus componentes.
Origem do Própolis
Esta maravilhosa substância resinosa é o sistema imunológico das plantas (árvores). A abelha recolhe-o e transforma-o, para desinfetar a sua colméia.
O própolis garante assim um ambiente asséptico completo para uma colméia fértil devido aos teores de temperatura e humidade.
Composição do extrato de própolis
É muito variável, dependendo da flora e do clima de cada local. Apesar de ser o produto mais utilizado e pesquisado, a colméia, ainda não completou o seu estudo científico.
Já foram detectados mais de 250 componentes e 50 princípios biologicamente ativos, o que explica as suas propriedades.
Tem resinas, bálsamos, óleos essenciais, minerais (mais de 20 oligoelementos), vitaminas, aminoácidos (7 dos 8 essenciais) e mais de 50 grupos de flavonóides.
Propriedades Medicinais
Científicamente foram encontradas 20 propriedades: antibacteriana, antifúngica, anti-colesterolêmica, anti-parasitário, anti-inflamatória, antioxidante, anti-tóxicos, alérgicos, analgésico, anestésico, antituberculose, antiviral, desodorante, citostático, epithelializing, imunogenicidade estimular, fitoinhibidor, hemostático , hipotensor e termoestabilizador.
Fundamentalmente, é um biorregulador magnífico, reconstruindo as capacidades de defesa, desempenho e adaptação do organismo.
Os oligoelementos do própolis justificam muitas virtudes, envolvidas em processos metabólicos, fermentação e vitaminas que curam a anemia, a prevenção da arteriosclerose e aumentam a capacidade imune do corpo.
Entretanto os flavonóides, com mais de 40 acções farmacológicas são a base da versatilidade terapêutica deste extrato.
As Suas propriedades antioxidantes, enquanto reduz o efeito dos radicais livres são responsáveis pela acção antiviral por inibição do desenvolvimento de vírus patogénicos.
Para além do seu potente efeito anti-bacteriano, o própolis estimula a reacção imunológica do organismo, complementando as duas funções, sem alterar a flora bacteriana, o que ocorre com os antibióticos sintéticos.
Outra das virtudes da própolis é a sua capacidade para ser transportada através do sangue e da linfa através do corpo.
Curiosidades
Desde os tempos antigos, é conhecida e utilizada pelas suas propriedades terapêuticas, principalmente pelo seu efeito estimulante sobre o sistema de defesa do organismo.
A própolis é uma substância resinosa, de consistência viscosa, emborrachada e balsâmica, extraída de certas partes das plantas, pelas abelhas (Apis mellifera), onde depois são levadas para a colméia, modificando parcialmente as suas secreções (secreções salivares, ceras e pólen).
As Abelhas usam esta substâncias como uma base para a sua colmeia, para protege-la de fungos, bactérias e outros invasores.
Os flavonóides e os corantes, são uma das substâncias mais ativas na sua composição com caráter anti-séptico.
A sua importância principal como suplemento alimentar com base nas suas propriedades imunoestimulantes, aumentam a resistência do organismo às infecções.
Dadas essas qualidades, os antigos egípcios usaram-na na mumificação, impedindo assim a rápida decomposição dos corpos.
Perguntas e respostas
Posso tomar extrato de própolis juntamente com amoxicilina, Ibuprofeno, Diclofenaco, ou Nimesulida?
Todos os medicamentos referidos apenas devem ser utilizados sob orientação médica.
A mulher grávida pode tomar extrato de própolis?
Não consuma este produto enquanto estiver grávida ou lactante (a amamentar).
O própolis previne a dengue, chikungunya e zika vírus?
Ainda não foi cientificamente provado de que o própolis funcione para afastar o mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya e o zika vírus uma vez que seria necessária a ingestão de grandes quantidades do extrato, o que neste caso pode tornar-se perigoso para o organismo.
Onde Comprar extrato de própolis?
» Brasil? Conhece alguma loja online no Brasil que venda este extrato? Indique nos comentários.
» Portugal? Sugestão: e-corypharma.com/biprol-extracto-propolis-p-1050.html
Comprare Preços: www.kuantokusta.pt/9/43226/Extrato-de-propolis
E você, já experimentou esse extrato maravilhoso?
Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653
A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).
Formação Acadêmica
- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.
Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube
Marcação de consultas 85-99992-2120
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.