A fascite plantar é uma inflamação (inchaço, dor, e vermelhidão) da fáscia plantar. A fascite plantar também pode ser chamada de Síndrome do Esporão Calcâneo ou fasceíte plantar. A fáscia plantar é uma longa faixa de fibras que vão desde a base do osso do calcanhar até ao início dos dedos dos pés. A fáscia plantar ajuda a formar o arco do pé.

Pain in the foot. Massage of female feet. Pedicures. Isolated on white background.
Causas
Por vezes, não se conhece a causa da fascite plantar. Mas uma, ou mais que uma, das coisas a seguir pode ter causado a sua fascite plantar:
- Stress repetido sobre o ligamento no arco do pé.
- Ter uma perna mais comprida que a outra.
- O arco do pé não se dobra o suficiente.
- Ter os músculos e os tendões da barriga da perna tensos.
Outras coisas que pioram a fascite plantar:
- Sapatilhas que não se adaptam bem.
- Comprimento do passo quando está a correr.
- Tipo de superfície em que corre.
Sinais e sintomas
Pode ter um, ou mais que um, dos sinais e sintomas seguintes:
Dor e inflamação na extremidade interior do arco do pé e da extremidade traseira interna do calcanhar. Pode sentir esta dor durante ou imediatamente após um exercício. A dor pode ser muito pior quando acorda de manhã ou depois de estar sentado(a) durante muito tempo. Esta dor forte melhora depois de dar alguns passos. As radiografias podem mostrar uma saliência no calcanhar (crescimento extra do osso no calcanhar do pé).
Contacte o seu médico se:
- A dor e o inchaço aumentarem.
- Tiver novos sintomas.
- Tiver uma temperatura superior a 38° C.
Tratamento
A parte mais importante no tratamento de uma fascite é descansar o pé até se curar. Descansar o pé diminui o inchaço e evita que a fascite piore. Quando a dor diminuir, inicie movimentos normais e lentos.
O gelo provoca a contracção (ficar mais pequenos) dos vasos sanguíneos, o que diminui a inflamação. Coloque gelo moído num saco plástico e cubra-o com uma toalha. Coloque-a por baixo do pé durante 15 a 20 minutos, de hora a hora, enquanto for necessário. Não se esqueça do gelo, pois pode apanhar uma queimadura pelo frio.
O fisioterapeuta pode envolver o seu pé com fita adesiva ou com uma ligadura elástica, para evitar que o pé inche. Poderá dizer-lhe também para manter o pé erguido sobre um banco de apoio ou sobre almofadas, o que também ajuda a diminuir o inchaço.
Medicamentos
Pode utilizar ibuprofeno e paracetamol para as dores. Estes medicamentos podem ser adquiridos como medicamentos de venda livre. Não tome ibuprofeno se for alérgico(a) à aspirina. Poderão dar-lhe injecções de um medicamento chamado esteróides, para diminuir a inflamação.
Os médicos podem acrescentar uma anestesia local aos esteróides. Este medicamento ajuda a diminuir a dor da fascite. Como estas injecções diminuem o inchaço e a dor, pode pensar que o pé está curado e que pode voltar a fazer exercícios pesados.
É importante não fazer exercício enquanto o seu médico não o autorizar. Pode piorar a fascite se fizer exercício demasiado cedo.
O seu médico pode querer que faça fisioterapia. Um fisioterapeuta faz-lhe alguns tratamentos para ajudar a fascite a curar-se mais depressa. Pode começar os exercícios para fortalecer o pé quando a fascite estiver curada.
Os médicos podem utilizar ultra-sons para aumentar o fluxo de sangue para a área lesionada. Isto pode ajudar a curar a fascite mais depressa. Os médicos podem usar a massagem para esticar o tecido e trazer calor à lesão, o que aumenta o fluxo sanguíneo. Isto pode ajudar o seu pé a curar-se mais depressa e melhor.
Os médicos ajudá-lo(a)-ão a fazer os exercícios de reabilitação, para incluírem andar de muletas e o toque dos dedos dos pés, e o alongamento do cordão do calcanhar. Isto aumenta a capacidade de flexão da fáscia e fortalece os músculos do pé.
Quando o médico autorizar, pode aumentar gradualmente a quantidade de peso que coloca sobre o pé lesionado. Os médicos recomendam que permaneça sem dores à medida que vai utilizando mais o pé.
Os médicos poderão dar-lhe acessórios especiais para os sapatos com um corte à volta da área sensível. Também poderão recomendar-lhe a utilização de sapatos com um suporte reforçado no calcanhar. Isto proporciona um melhor controlo do calcanhar e um apoio firme do arco.
Não volte a correr enquanto tiver dores e enquanto o médico não o autorizar.
Videos de Exercícios
Alongamentos
Exercícios para aliviar a dor
Exercícios de Fortalecimento
Bandagem – Ligadura
Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653
A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).
Formação Acadêmica
- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.
Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube
Marcação de consultas 85-99992-2120
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.