-->Fazer dieta ou exercício Fisico? Benefícios na saúde cardiovascular - Educar Saúde

Fazer dieta ou exercício Fisico? Benefícios na saúde cardiovascular

Publicado em 04/02/2011. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 8 dezembro 2018

Fazer dieta ou exercício? Benefícios na saúde cardiovascular

Um estudo realizado na Washington University School of Medicine em St. Louis procurou demonstrar os efeitos de fazer dieta ou de praticar exercício físico regular na saúde cardiovascular nomeadamente na função diastólica.

A amostra em estudo envolveu 25 indivíduos não fumadores, com idades compreendidas entre os 50 e os 60 anos e Índices de Massa Corporais entre 23,5 e 30Kg/m2, ou seja, com peso normal ou excesso de peso mas não obesos.

Nenhum dos participantes sofria de diabetes, doença coronária, hipertensão, cancro nem doenças pulmonares.

No início do estudo eram relativamente sedentários sendo que praticavam menos de 20 minutos de actividade física diária ou praticavam com uma frequência inferior a 2 vezes por semana.

Esta amostra foi dividida em dois grupos: o da dieta, com 12 participantes (4 homens e 8 mulheres) que iria reduzir a sua ingestão calórica total em 12 a 15% sem alterarem a actividade física; e o do exercício físico, 13 indíviduos (6 homens e 7 mulheres) que manteriam a ingestão calórica mas teria de cumprir 60 minutos de actividade física 6 vezes por semana podendo ser corrida, caminhada, ciclismo ou outro exercício cardiovascular.

No fim do período de estudo, um ano, os investigadores observaram que ambos os grupos tinham diminuído o seu peso em 12% e apresentaram uma melhor capacidade diastólica, ou seja, capacidade de relaxamento do músculo cardíaco o que implica uma melhor elasticidade.

Os indivíduos que tinham feito restrição calórica mostraram uma redução mais significativa da rigidez dos tecidos cardíacos.

Os investigadores apontaram estes resultados como forma de motivar os indivíduos com excesso de peso para manterem uma dieta ou praticarem alguma actividade física de forma a zelarem pela saúde do seu coração.

Conheça a Dieta Pobre em Gorduras que o Vais Ajudar a Ficar em Forma

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858