-->Fêmur Curto Congênito - Educar Saúde

Fêmur Curto Congênito

Publicado em 11/12/2014. Revisado por Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704) a 18 dezembro 2018

Uma doença congênita trata-se de uma doença, uma condição ou apenas uma característica, que uma pessoa desenvolveu durante o seu período de gestação, e que apresenta no momento do nascimento, ou que se desenvolve durante o primeiro mês de vida do recém nascido.

fêmur curto congênito

Algumas dessas doenças congênitas são deformações na estrutura do esqueleto do recém nascido, que são chamadas de: malformações (ou anomalias) congénitas.

Essas doenças congénitas podem ter como principal fator a hereditariedade. Também existem outros fatores, como fatores ambientais, que podem contribuir para o aparecimento de uma mal formação no recém nascido, ficando com uma doença congénita para o resto da sua vida, podendo adotar alguns tratamentos que melhorem a sua qualidade de vida e reduzam os efeitos dessa mal formação.

Uma das doenças congénitas mais conhecidas, é a do fêmur curto. O fémur é conhecido como o maior, o mais resistente e o mais volumoso osso do esqueleto humano, encontrando-se localizado na coxa, e normalmente o fémur do lado direito é uns milímetros mais curto que o do lado esquerdo, tornando assim a perna direita mais pequena que a perna esquerda.

Porém, algumas pessoas nascem com uma má formação num dos fémures das pernas, em que um dos ossos é visivelmente mais curto do que o outro, ou podendo até mesmo existir uma ausência de uma parte do fémur.

Em alguns casos a diferença de tamanhos entre os ossos de ambas as pernas são no máximo até 1,5 ou 2 centímetros. Por outro lado, existem casos mais graves, em que pode existir uma diferença de tamanhos bastante mais significativos em que pode chegar ao ponto de um pé de uma das pernas do indivíduo, estar alinhado com o joelho da outra perna quando permanece numa posição direita.

Quando o osso da coxa é curto, mas não tem alterações no seu formato, só apenas no tamanho, é chamado de fémur curto congênito.

Quando um indivíduo tem um fémur curto, com grandes alterações na morfologia do osso, ou até mesmo na ausência de uma parte do fémur, é dado o nome de deficiência femoral focal proximal.

Publicidade

Este acontecimento, faz com os recém nascidos tenham uma perna mais longa que a outra, crescendo sempre nesta condição toda a vida.

Publicidade

Tratamento

O tratamento para este problema depende de diversos fatores, tem uma duração de longos períodos de tempo, e apresenta como principal objetivo essencialmente, melhorar a qualidade de vida do paciente, através da recuperação do tamanho do osso curto, praticando técnicas de alongamentos ósseos e de fisioterapia ou através de uma prótese de extensão.

A prótese de extensão, é aplicada através de uma cirurgia, sendo este o método mais eficaz para o tratamento do fêmur curto congênito. A prótese, é acrescentada ao fémur deficiente, para que possa possibilitar o aumento do seu tamanho, e para o fixar à bacia.

Também existe a hipótese de amputar a perna na cirurgia, para que seja possível acrescentar uma prótese mecânica na perna, de forma a possibilitar a locomoção do indivíduo sobre duas pernas, de uma forma direita. A idade preferível para a realização destas cirurgias é perto dos 3 anos.

Outro possível tratamento do fémur curto congênito, é a epifisiodese. Trata-se de uma cirurgia que tem como objectivo inibir o crescimento do osso mais comprido. Esta cirurgia deve ser feita nos momentos mais adequados.

Se a diferença nos tamanhos de ambas as pernas não for bastante significativo, uma alternativa às cirurgias para nivelar o tamanho das pernas, seria a utilização de umas palmilhas ou de uma elevação na sola dos sapatos, para compensar a diferença de altura de uma perna em relação à outra.

E você, já sofreu ou sofre com este problema? Partilhe suas dúvidas e experiências no fórum e ajude muitas pessoas!

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704)

Ortopedista e Traumatologista - CREMEC: 13177 TEOT(SBOT): 12704

O Dr. Davi Marinho de Araújo realizou a sua Graduação na Universidade Federal de Campina Grande, terminando o curso em 26 de abril de 2008. R. Aprigio Veloso, 882-Bodocongó Campina Grande PB (83) 2101 1000

Residência Médica

Ortopedia e Traumatologia : Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Getúlio Vargas (2009,2010,2011) Av.Gen. San Martin-Cordeiro Recife-PE 50630-060.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) - TEOT: 12704

Membro titular da Associação Brasileira Ortopédica de Osteometabolismo (ABOOM), e do Comitê de Doenças Osteometabólicas da SBOT.

Treinamento em cirurgia de Pé e Tornozelo no serviço de Ortopedia e Traumatologia da Clínica Alemana de Santiago-CH, International intership program at Traumatology Department, ankle and foot Unit with MD Cristian Ortiz as tutor.

Treinamento na Especialidade

CURSO INTERNACIONAL AO-HASTES INTRAMEDULARES, realizado no Windsor Barra Hotel Rio de Janeiro RJ, 20 a 21 de maio de 2009.

AO PRINCIPLES OF FRACTURE TREATMENT COURSE, realizado em Fortaleza CE , de 4 a 6 de agosto de 2011.

CURSO AO TRAUMA PE E TORNOZELO, realizado em INDAIATUBA SP, de 24 a 26 de ABRIL de 2014.

CURSO AO TRAUMA AVANÇADO, realizado em RIBEIRAO PRETO SP , de 19 a 22 de AGOSTO de 2015.

Atividades laborais

Hospital Antonio Prudente, Fortaleza CE, atendimento clínico e procedimentos cirúrgicos, departamento de ortopedia e traumatologia, serviço de pé e tornozelo.

Membro titular do comitê de Ética Médica do Hospital Antonio Prudente, Fortaleza - CE, eleito para o atual biênio por processo eleitoral.

Hospital Gastroclinica, Fortaleza CE, atendimento clínico em emergência e procedimentos cirúrgicos.

Governo do Estado do Ceará , Policlínica Regional de Caucaia, médico ortopedista e traumatologista aprovado em concurso público.

Consultório Vittacura: Av Desembargador Moreira, 760 Meireles - Centurion Business Center - sala 809.

Também pode encontrar o Dr. Davi no Linkedin e no Google.

Publicidade