Fergie

Revisado por Andre a 28 outubro 2018

Stacy Ann Ferguson (Fergie), nasceu a 2 de Março de 1975 em Hacienda Heights, na Califórnia, Estados Unidos da América. Os seus pais Theresa Ann e Jon Patrick Ferguson são dois professores profundamente católicos, o que teve reflexo na sua educação.

Fergie Antes e Depois e Biografia

Fergie estudou em Mesa Robles Middle School e em Glen A. Wilson High School. Teve aulas de dança durante a infância e adolescência e mais tarde fez diversos trabalhos de voz, emprestando a sua voz a Sally, nos desenhados animados “Peanuts” e em “The Charlie Brown and Snoopy Show”.

1980

Entre 1984 e 1989, esteve no programa “Kids Incorporated”, dando a vida a uma estudante exemplar, cheerleader, campeã de dicção e escuteira.

1990

Em 1992, Fergie entrou para o trio feminino Wild Orchid, juntamente com a sua colega de “Kids Incorporated”, Renee Sandstrom e Stefanie Ridel. Depois de se terem juntado, as três reuniram-se com várias editoras, mas não conseguiram qualquer contrato discográfico. Até que finalmente conseguiram um contrato publicitário com a Sony, ao qual se seguiu um contrato de gravação com a RCA Records, este último já em 1994.

Estes foram anos conturbados para Fergie, que mais tarde confessou ter entrado num espiral de loucura, com muitas drogas e sexo, quando atingiu os seus 18 anos. A este respeito, Fergie declarou: “Eu tive experiências lésbicas no passado. Não vou dizer com quantos homens fiz sexo – mas eu sou uma pessoa muito sexual”.

O primeiro single das Wild Orchid foi lançado em Setembro de 1996. Em Março do ano seguinte foi lançado o primeiro álbum do grupo, intitulado apenas “Wild Orchid”. O segundo álbum do grupo foi lançado a Setembro de 1998, com o nome “Oxygen”. Entre Junho a Agosto de 1999, a sua banda fez a primeira parte da tournée de Cher, “Do You Believe?”, juntamente com Cyndi Lauper, percorrendo assim 52 cidades dos Estados Unidos e do Canadá.

O terceiro álbum foi gravado, mas face à recusa da editora em comercializá-lo, Ferguson decidiu abandonar o grupo. Mais tarde, Fergie diria que deixou as Wild Orchid devido à sua insatisfação com a imagem da banda e também por atravessar um período de abuso de drogas.

Durante o seu período nas Wild Orchid, Fergie atravessou uma forte adição de drogas, consumindo cristais de metanfetaminas. Este problema acompanhou-a durante alguns anos. Fergie afirmaria mais tarde: “(as metanfetaminas) foram o namorado mais difícil de abandonar”. Segundo ela, a sua dependência foi combatida através de sessões de hipnoterapia.

Fergie namorou com a estrela pop Justin Timberlake, quanto este tinha apenas 16 anos de idade. A cantora revelou posteriormente ter-se sentido embaraçada devido aos sete anos que a separavam de Justin e que os seus amigos gozavam frequentemente com ela por esse motivo. Segundo Ferguson, foi a paixão que ambos partilhavam pelo hip-hop, que a aproximou do então jovem Justin.

Durante as gravações do terceiro álbum dos The Black Eyed Peas, will.i.am convidou Fergie para um teste, numa canção intitulada “Shut Up”. A prestação de Fergie agradou e ela foi integrada no trio, acabando por gravar cinco canções adicionais para o álbum “Elephunk”. Na primavera seguinte, Jimmy Iovine, presidente da Interscope convidou Ferguson a juntar-se em definitivo à banda, suprimindo assim a vaga deixada livre pela cantora Kim Hill, em 2000.

2000

De “Elephunk” fazia parte o hit “Where is the Love?”, que se tornou o primeiro grande sucesso dos The Black Eyed Peas, liderando o top de vendas em vários países. Os dois singles lançados de seguida, “Shut Up” e “Hey Mama”, também alcançaram posições no top 10, em vários países europeus. Em 2004, o grupo realizou uma tournée mundial, intitulada Elephunk Tour.

Em 2005, foi lançado o novo álbum “Monkey Business”, que se estreou logo na segunda posição, no Billboard 200. O primeiro single do álbum, “Don’t Phunk with My Heart”, chegou ao terceiro lugar nos Estados Unidos e ganhou um Grammy, para “Melhor Performance Rap de Um Duo ou Grupo”.

Os dois outros singles “Don’t Lie” e “My Humps”, alcançaram igualmente um excelente sucesso comercial e uma grande visibilidade internacional. No outono de 2005, a banda iniciou uma nova digressão pela América do Norte, com Gwen Stefani a abrir os seus concertos. No final do mesmo ano, a digressão mudou de continente, passando a percorrer a Europa.

Em 2006, Ferguson lançou o seu primeiro trabalho a solo, intiulado “The Dutchess”. Neste trabalho sobressaíram seis temas: “London Bridge”, “Fergalicious”, “Glamorous”, “Big Girls Don’t Cry”, “Clumsy”, e “Finally”. A 18 de Novembro de 2007, Fergie venceu o prémio “Artista Favorita Feminina” na categoria Pop ou Rock, nos American Music Awards. O seu tema “Big Girls Don’t Cry” alcançaria também uma nomeação para os Grammys.

Ainda em 2007, os The Black Eyed Peas iniciaram a digressão Black Blue & You World Tour, que levou a banda a percorrer mais de 20 países.

Ferguson casou com o ator americano Josh Duhamel (conhecido, por exemplo, pela saga “Transformers”), a 10 de Janeiro de 2009, depois de cinco anos de namoro. Em 2010, o casal foi eleito o terceiro mais rico de Hollywood, ficando apenas atrás de Beyoncé e Jay-Z e de Angelina Jolie e Brad Pitt. Fergie e Duhamel residem atualmente em Brentwood, Los Angeles.

O primeiro single do álbum “The E.N.D.”, “”Boom Boom Pow” entrou para o número um nos Estados Unidos, sendo o primeiro tema do grupo a alcançar esta posição. Lançaram de seguida “I Gotta Feeling”, que conseguiu superar o sucesso do single anterior, passando a ocupar o primeiro lugar, na tabela norte-americana. “I Gotta Feeling” ficaria 14 semanas seguidas em número um, na tabela Billboard Hot 100. Em Outubro de 2009, Ferguson tornou-se dona parcial do clube de futebol americano Miami Dolphins.

2010

Fergie lançou a sua própria fragrância em Maio de 2010. O sexto álbum da banda, “The Beginning”, foi lançado a 30 de Novembro de 2010 e como se tornou norma desde a entrada de Fergie, os temas de sucesso sucederam-se. A 22 de Setembro de 2011, foi revelada a sua figura de cera, no museu Madame Tussauds, de Las Vegas, Nevada.