-->Férias de Mergulho - Viagens - Educar Saúde

Férias de Mergulho – Viagens

Publicado em 15/07/2010. Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Férias de Mergulho

Toda a gente sabe que o mundo submarino existe, mas poucos o conhecem. Para os antigos gregos, o mar era o reino de Poseidon, os romanos chamavam Neptuno, a esse deus das águas armado de tridente e de longas barbas cheias de algas.

Na Idade Média diziam o oceano povoado de monstros, e Adamastor foi um dos últimos gigantes que os marinheiros portugueses conseguiram derrubar. Um dos mais belos contos de Hans Christian Andersen passa-se no fundo dos mares, e a estátua da sereiazinha lá está para o imortalizar no porto de Copenhaga.

Júlio Verne escreveu aquele que é o maior romance de aventuras subaquáticas – Vinte Mil Léguas Submarinas- e nos últimos tempos Costeau foi o seu maior explorador e admirador.

Posto isto, que tal uma viagem ao fundo dos mares, seja o oceano Atlântico, o Mediterrâneo, o Mar das Caraíbas, o Indico, o Pacífico ou mesmo o Mar Vermelho? Onde quer que seja, as formas debaixo de água assumem dimensões diferentes, as cores têm outro brilho e tudo parece flutuar com uma enorme leveza.

É um paraíso azul, rodeado de peixes multicolores, golfinhos, tartarugas , corais , tubarões… A verdade é que quem lá vai volta fascinado. Venha daí conhecer um dos mais procurados destinos para esta prática que cada vez ganha mais adeptos.

Comecemos pelo Mar das Caraíbas, que na nossa infância nos evocava aventuras com piratas, galeões afundados cheios de tesouros. Hoje, a palavra evoca praias com coqueiros, gente sorridente, sol todo o ano. As Caraíbas são um paraíso para os mergulhadores.

Ilhas Cayman, Turcs and Caicos, Belize, Los Roques e Bahamas são alguns dos destinos mais procurados.. Assim a seguir às Caraíbas mergulhemos no Mar Vermelho (Eilat, Hurghada) ,à descoberta dos fundos marinhos mais belos do mundo.

No Índico, onde abundam tartarugas, peixes multicolores, raias gigantes, são destinos especialmente recomendados , as Maldivas, Seychelles. Quem não se deixou encantar pelo canto das sereias do Pacífico? Quem não sonhou com uma cabana numa praia deserta numa ilha dos Mares do Sul?

A Polinésia é um dos lugares de sonho para mergulhar. Impossível não citar a grande barreira dos Corais, na Austrália, um verdadeiro labirinto formado por milhares de recifes coralinos.

E, não nos podemos esquecer de Fernando de Noronha, uma ilha brasileira no meio do Atlântico. Dizem ser o melhor local do Brasil para esta actividade. A água é cristalina, cheia de vida marinha, sem poluição, e tem uma visibilidade de até 50 metros. Pegue então no equipamento de mergulho e parta para um destes paraísos subaquáticos, autênticos jardins submersos, povoados de peixes, corais, fascínio e mistério.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.