-->Férias na Neve - Educar Saúde

Férias na Neve

Publicado em 03/01/2011. Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

As férias na neve estão cada vez mais na moda entre as famílias portuguesas. As paisagens brancas de cortar a respiração, o frio e os desportos parecem ser um verdadeiro íman nos meses de Inverno. Saiba os cuidados a ter quando se aventurar encosta abaixo.

As férias na neve são cada vez mais uma opção viável para quem procura divertimento e momentos agradáveis passados em família. São poucos os que resistem aos momentos únicos que a neve proporciona.

Programar férias nestes destinos pode ser um problema se não tivermos em conta uma série de cuidados na hora de fazermos as malas e durante a estadia. O frio e a neve são um poderoso atractivo, mas também podem pregar-nos grandes sustos se nos aventurarmos na prática de desportos sem as precauções necessárias.

O esqui e o snowboard são por excelência os desportos reis destas paragens. Evocam sentimentos de aventura, excitação e nem as temidas quedas são motivo de desistência para os mais inexperientes nestas andanças. Para aprender a fazer estas duas actividades e evoluir com segurança, o mais indicado é inscrever-se numa escola e ter aulas (teóricas e práticas) para principiantes.

Não há que ter medo e muito menos vergonha. As aulas em grupo e devidamente monitorizadas ajudam a “quebrar o gelo”, conhecer pessoas e podem ser bastante divertidas. Desfrute a neve ao máximo e tente conciliar as aulas e a aprendizagem de desportos com o merecido descanso, as caminhadas tranquilas, a observação da paisagem, ou as divertidas brincadeiras em família. Por fim, nada melhor do que deliciar-se com um confortante chocolate quente.

Estâncias de neve em Portugal e no Estrangeiro

Quando se trata de escolher a estância para desfrutar umas férias na neve, a Serra Nevada aparece em primeiro lugar na escolha dos portugueses. É a estância de esqui mais mediática da Península Ibérica. Localizada no sul de Espanha, a poucos quilómetros e Granada, a Serra Nevada reúne todas as condições para a prática dos desportos de Inverno.

Os acessos à montanha, os apoios da estância, o alojamento, a restauração e as escolas foram criados para proporcionar óptimos momentos. Possui 79 kms de pistas e permite a prática do esqui para todos os níveis de praticantes.

Mas há mais opções na Europa, situada na zona oriental dos Pirinéus, entre as montanhas de Espanha e França, Andorra é hoje um destino apreciado pelas suas paisagens, estâncias de esqui e pequenas vilas. Pas de La Casa/ Grau Roig é a estação mais alta e antiga de Andorra. Nasceu em 1957 e de lá para cá tem vindo a adaptar-se às exigências dos nossos dias. Tem um conjunto de pistas e meios mecânicos dos mais modernos.

Innsbruck na Áustria e Chamonix nos Alpes franceses são também uma boa opção. Se decidir ficar por Portugal, a Serra da Estrela oferece-lhe a partir de Novembro a possibilidade de praticar desportos de neve, existindo uma escola de esqui e o aluguer de equipamento. Poderá ainda, junto à vila de Manteigas, divertir-se no Ski Park, com duas pistas de neve artificial.

Foto – Estância Vodafone – Serra da Estrela.

Leve na bagagem

Antes de partir para a neve, não se esqueça de escolher o equipamento certo. Um bom fato de neve, quente e impermeável, é fundamental. Os fatos de goretex são óptimos porque proporcionam um bom isolamento térmico e evitam que se deslize em caso de queda. Não use demasiadas camisolas por debaixo do fato, porque dificulta os movimentos.

Opte por uma camisola interior com capacidade de absorver a transpiração e um polar que é mais leve e mais quente que a lã. A cor do fato é um pormenor importante. Use roupas coloridas para ser identificado mais facilmente na montanha.

Os gorros, as luvas e o cachecol são imprescindíveis. Os esquis, as botas ou as pranchas de snowboard podem ser alugados nas estâncias. Já agora, é obrigatório levar uns óculos de sol para proteger a vista da enorme claridade a que se fica sujeito. O excesso de luminosidade e o reflexo dos raios solares na neve podem provocar lesões visuais graves.

O protector solar e o hidratante também têm que estar na bagagem. Os destinos de neve, onde o Sol é bastante forte, podem originar queimaduras solares mais graves do que as provocadas pelo Sol da praia. Se tiver em conta todas estas dicas e conselhos práticos, verá que desfrutará ao máximo das suas férias em família.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.