A cor preta das fezes não é normal. Em geral, a aparência das fezes depende do alimento digerido, da mistura com os sais biliares no fígado, da flora bacteriana e do volume de água que contêm.
Devemos estar principalmente atentos a uma mudança na cor das fezes quando ela é muito diferente dos tons entre o amarelado, esverdeado e marrom. Por exemplo, as fezes vermelhas ou pretas são equivalentes ao sangramento ativo em alguma parte do intestino que pode estar relacionado à presença de várias doenças.
De um modo geral, pode-se dizer que a presença de sangue fresco nas fezes está relacionado ao sangramento no intestino grosso (cólon) ou na seção final do reto e ânus.
A fezes pretas ou melenas estão relacionadas a uma hemorragia originada no trato gastrointestinal superior, tais como o esófago ou no estômago, e a cor preta ocorre com a digestão dos componentes do sangue. Para o aparecimento das fezes negras (tipo alcatrão), são necessários pelo menos 50 mililitros de sangue na parte superior do trato digestivo.
Quando ocorrem, elas podem sugerir a presença de uma doença como:
- Úlcera gastroduodenal
- Gastrite erosiva
- Varizes esofágicas
Existem também alguns alimentos e produtos que podem igualmente causar uma coloração escura nas fezes. Por exemplo, medicamentos tais como o ferro (sulfato ferroso) bismuto, carvão ativado, ou alimentos, tais como beterraba, amoras, mirtilo, alcaçuz, etc.
Se observar sangue ou fezes de cor escura que aparentemente não são produzidos por qualquer substância ou alimento ingerido, o paciente deve consultar o médico com urgência, onde será realizado um exame físico completo e alguns exames adicionais tais como, exames de sangue, exames de imagem, ou por via endoscópica, para localizar o possível sangramento.
Identificação profissional: CRM-RS: 42408
- Médico do trabalho - RQE Nº: 29800
- Médico do tráfego - RQE Nº: 29858
- Médico de família e comunidade - RQE Nº: 29881
Consultar > Currículo Lattes.
O Dr. Marcelo Henrique Oliveira Amarante é um Médico graduado pela FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS (FCMMG), uma instituição da FUNDAÇÃO EDUCACIONAL LUCAS MACHADO (FELUMA).
Especializando em Psiquiatria pelo Centro de Estudos Cyro Martins (CCYM), especialização acreditada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Aprovado em prova para obtenção de Título de Especialista em Medicina do Trabalho, aplicada pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), entidade filiada à Associação Médica Brasileira (AMB).
Aprovado em prova para obtenção de Título de Especialista em Medicina de Tráfego, aplicada pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), entidade filiada à Associação Médica Brasileira (AMB).
Aprovado em prova para obtenção de Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade, aplicada pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), entidade filiada à Associação Médica Brasileira (AMB).
Possui especialização em Higiene Ocupacional pela FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS. Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Especialização Master of Business Administration (MBA) em Auditoria em Saúde. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina de Família e Comunidade, Clínica Médica, Auditoria/Regulação em Saúde, Perícias Médicas, Higiene Ocupacional, Ergonomia, Medicina do Trabalho e Medicina de Tráfego.
Atuação Profissional:
- Médico da LATAM Airlines;
- Médico da GOL Linhas Aéreas Inteligentes;
- Médico da Proforte, uma empresa do Grupo Protege;
- Superintendente Regulador/Auditor do SUS.
Também pode encontrar o Dr. Marcelo no Linkedin.
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.