Fezes pretas, o que pode significar?

A cor preta das fezes não é normal. Em geral, a aparência das fezes depende do alimento digerido, da mistura com os sais biliares no fígado, da flora bacteriana e do volume de água que contêm.

Publicidade

Devemos estar principalmente atentos a uma mudança na cor das fezes quando ela é muito diferente dos tons entre o amarelado, esverdeado e marrom. Por exemplo, as fezes vermelhas ou pretas são equivalentes ao sangramento ativo em alguma parte do intestino que pode estar relacionado à presença de várias doenças.

De um modo geral, pode-se dizer que a presença de sangue fresco nas fezes está relacionado ao sangramento no intestino grosso (cólon) ou na seção final do reto e ânus.

Fezes Pretas, O Que Pode Ser

A fezes pretas ou melenas estão relacionadas a uma hemorragia originada no trato gastrointestinal superior, tais como o esófago ou no estômago, e a cor preta ocorre com a digestão dos componentes do sangue. Para o aparecimento das fezes negras (tipo alcatrão), são necessários pelo menos 50 mililitros de sangue na parte superior do trato digestivo.

Publicidade

Quando ocorrem, elas podem sugerir a presença de uma doença como:

  • Úlcera gastroduodenal
  • Gastrite erosiva
  • Varizes esofágicas

Existem também alguns alimentos e produtos que podem igualmente causar uma coloração escura nas fezes. Por exemplo, medicamentos tais como o ferro (sulfato ferroso) bismuto, carvão ativado, ou alimentos, tais como beterraba, amoras, mirtilo, alcaçuz, etc.

Se observar sangue ou fezes de cor escura que aparentemente não são produzidos por qualquer substância ou alimento ingerido, o paciente deve consultar o médico com urgência, onde será realizado um exame físico completo e alguns exames adicionais tais como, exames de sangue, exames de imagem, ou por via endoscópica, para localizar o possível sangramento.

Publicidade