Fibra – Beneficios na alimentação e saúde

Atualizado e Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 08/08/2019

Uma alimentação rica em fibras é repleta de beneficios para a saúde e por isso, aconselhada em muitas situações terapêuticas. A redução dos riscos de doenças cardíacas é uma. Este fenómeno deve-se ao facto das fibras serem um elemento da dieta alimentar importante para a redução dos níveis de colesterol. Mas os diabetes e os problemas gastro-intestinais, com destaque para a prisão de ventre, são outras das áreas de actuação das fibras.

Basta uma breve expedição à dispensa para encontrar algumas das fontes naturais de fibras. Os cereais e alimentos relacionados são, por regra, muito ricos em fibras. Veja mais em pormenor a Dieta Rica em Fibras. Mas esta substância não se esgota nos flocos a que juntamos leite e faz as delícias dos pequenos-almoços, nem no pão. A ervilha, o feijão, a maça, os citrinos, a cenoura ou as batatas também apresentam elevados valores em fibras.

Contudo, os especialistas alertam que uma mudança radical na alimentação e passar do nada ao tudo no que toca a fibras, pode provocar gases, diarreia ou obstipação. O aumento do consumo de fibras deve, por isso, ser suave e progressivo. Os suplementos alimentares de fibras devem ser tomados só por recomendação médica.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.

Fibra – Beneficios na alimentação e saúde