Fio dental ou fita dentária?

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Fio dental ou fita dentária?

Pergunta: O que considera mais benéfico para a saúde da boca: a fita ou o fio dental? Já agora, qual a sua opinião sobre os “palitos” dentários?

Resposta: Infelizmente, a maior parte das pessoas não usa fio dental. Muitas vezes os problemas dentários e de mau hálito começam nas zonas em que só o fio consegue entrar…

Em relação ao fio e à fita, teoricamente a fita é mais eficaz que o fio, pois tem uma maior superfície de limpeza e estimula melhor a gengiva. No entanto, a técnica do uso do fio é que é a chave para o sucesso. Ou seja, se usarmos o fio eficazmente, tanto este como a fita são excelentes para a nossa saúde oral.

Alguns truques importantes: nunca empurre o fio para «dentro» dos dentes, faça passar o fio entre os dentes com movimentos de vai-vem e para o tirar do meio dos dentes, sempre também com movimentos de vai-vem.

Os palitos podem ser usados como alternativa ao fio/fita dental se:

se usarem palitos especiais à venda nos consultórios dentários ou em farmácias;
se souber usar bem esses palitos;
se não conseguir mesmo usar o fio/fita dental.
Em Portugal, estes palitos especiais não são muito comuns, mas começamos a encontrá-los, até nos hipermercados já se encontram (nas secções de higiene oral).

O importante é remover placa bacteriana do espaço interdentário, o fio ou fita são os meios de eleição, o palito pode ser uma alternativa.