Entenda as Indicações do Fio Russo: Preço e fotos antes e depois

Revisão Clínica: Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692). Atualizado: 08/09/24

O fio russo é uma das mais poderosas armas no combate à “lei da gravidade”, que faz com que os nossos tecidos apresentem um aspeto flácido com o passar dos anos. Trata-se de um fio de sustentação facial que levanta a pele flácida. Saiba como funciona.

Continua depois da Publicidade

Depois do revolucionário Botox, surge esta alternativa para batalhar o envelhecimento prometendo um final rápido às rugas.

Veja Como é Introduzido O Fiu Russo

O procedimento é realizado sem cortes ou técnicas muito invasivas. O efeito do fio russo é duradouro e os bolsos não ficaram tão vazios – uma vez que é bem mais barato do que a tradicional cirurgia plástica.

O que é o Fio Russo?

O Fio Russo toma este mesmo nome, porque surgiu da invenção de um cirurgião de nacionalidade russa, Marlen Sulamanidze. O procedimento é realizado a partir de um fio de polipropileno, ao contrário do fio búlgaro que é 100% de policaproamida.

O fio de polipropileno é um material que não é absorvido pelo organismo, não alergénico e resistente a deslocamentos, sendo já utilizado há muitos anos por vários cirurgiões de áreas diversas.

É normalmente usado como um tratamento para reverter a flacidez facial sem que haja qualquer necessidade de cirurgia, obtendo-se um efeito lifting dos tecidos faciais.

Através de pequenas incisões, os fios, semelhantes aos utilizados em procedimentos cirúrgicos, são colocados conforme o efeito de elevação desejado. As “farpas” presentes nestes, não permite que existam movimentações do local.

Fio de ácido poliláctico antes e depois

O fio promove a sustentação imediata, e com o passar do tempo dá-se a formação de novo tecido, que ajudará a essa nova sustentação. A compatibilidade com os tecidos faciais permite uma pacífica aceitação por parte do organismo humano. Veja os Benefícios do Fio Russo no combate de marcas de expressão, rugas e flacidez no rosto.

O fio russo pode ser aplicado isoladamente, ou como complemento a outras técnicas, como a bioplastia. O uso do fio é determinado apenas pela necessidade do mesmo, podendo ser utilizado em qualquer indivíduo que tenha flacidez no rosto e não só.

Para mais informações sobre a bioplastia leia o artigo: (O que é a Bioplastia: Indicações e principais regiões do corpo a tratar).

Fios de sustentação para rosto e corpo

O fio russo apesar de ser maioritariamente aplicado no rosto, pode também ele ser aplicado no corpo, no pescoço e em muitas regiões do corpo.

No rosto ele tem como principal prioridade – levantar as sobrancelhas, melhorar o contorno da mandíbula, modelar ou corrigir pequenas imperfeições no nariz, levantar as bochechas, eliminar as rugas e corrigir o bigode chinês.

No caso de flacidez nos seios, a técnica é uma excelente alternativa à mastopexia.

Continua depois da Publicidade

Estes fios tensores e absorvíveis podem também ser aplicados para eliminar a flacidez nos braços – oferecendo aqui também uma boa taxa de sucesso.

O tratamento é extremamente simples, rápido, e não exige muito tempo de recuperação por parte do paciente – que pode regressar às atividades normais 48 horas depois.

Deve ainda enfatizar-se que o procedimento pode ser realizado em qualquer tipo de pele.

Idade limite

fio russo antes e depois

O uso do fio não depende da idade, e sim da necessidade, podendo ser colocado em qualquer pessoa que tenha flacidez no rosto – pode ser realizado em idosos, diabéticos, indivíduos que não se possam submeter a cirurgias, e pacientes jovens, após grande perda de peso.

O fio russo tem várias aplicações, podendo ser utilizado para levantar as sobrancelhas, corrigir o sulco do nariz e eliminar gorduras que se acumulam em volta do queixo, além de todos os efeitos lifting que podem ser produzidos com a técnica.

Trata rugas?

O fio russo não é indicado para tratar rugas em volta dos olhos, não sendo também um processo aconselhado a quem possui grande quantidade de rugas.

Os resultados do procedimento são observados logo nos momentos seguintes à intervenção – e nos próximos 30 dias. Após seis meses, os resultados serão ainda melhores e mais visíveis, umas vez que as fibras de colágeno já entraram em ação nesta fase.

Como é colocado o fio russo?

A colocação deve realizar-se em ambiente favorável, com técnicas de assepsia e desinfeção adequadas e sob anestesia local. O paciente poderá regressar a casa imediatamente depois do tratamento. O fio é aplicado através de microcânulas, que, uma vez retiradas, deixam o fio devidamente ancorado no tecido facial flácido, promovendo o efeito de elevação desejado.

São necessários exames prévios?

Uma vez que se trata de um procedimento estético, é necessária a realização de exames clínicos – hemograma (avaliação das células sanguíneas) e exames de coagulação. Se necessário, serão realizados outros exames complementares – nos casos em que o paciente sofre de alguma condição de saúde.

É necessária anestesia durante o procedimento?

Sim. É aplicada anestesia local – a mesma usada pelo dentista.

O tratamento é doloroso?

A aplicação da anestesia local apresenta alguma dor – normalmente aceite com facilidade pelo paciente. No caso do paciente ser mais intolerante à dor, será administrado um sedativo para maior conforto.

Quantos fios são necessários e qual a duração do mesmo?

As áreas tratadas e o grau da flacidez das mesmas ditarão o número de fios necessários – que podem variar entre dois a 14, ou mais. Quando associado a outros procedimentos (como a bioplastia), normalmente são necessários menos fios.

De uma forma geral, podemos admitir que cada região do rosto recebe o seguinte número de fios:

  • Terço superior – elevação das sobrancelhas (dois fios)
  • Terço médio – elevação e harmonização do centro do rosto (três fios)
  • Terço inferior – elevação e restauração da linha do maxilar inferior (três fios)
  • Pescoço – elevação do tecido flácido e redução da “papada” (dois a quatro fios)

Um lifting completo, que inclui também o pescoço, poderá exigir entre oito a 14 fios. O procedimento poderá ter uma duração de 60 minutos.

Continua depois da Publicidade

O fio fica visível ou pode ser sentido ao toque?

O fio russo é implantado através de microcânulas na camada superficial do tecido adiposo do rosto, não chegando ao tecido muscular. Por esse motivo, nunca será visível, nem passível de ser sentido ao toque, uma vez que não resulta em elevações ou depressões.

Durante cerca de um mês, o paciente poderá sentir a presença do fio –  é parte natural do processo – uma vez que toda a sustentação dessa zona da face mudou. Depois do primeiro mês, o paciente deixa de sentir qualquer alterações no rosto.

Quem pode utilizar o Fio Russo?

O fio russo é uma alternativa bastante viável à cirurgia plástica de lifting facial em pessoas a partir dos 30/40 anos – com flacidez no rosto e pescoço, e que pretendem controlar essa flacidez, deixando o lifting cirúrgico para mais tarde.

O fio russo traz ainda grandes vantagens adicionais a determinadas situações: pessoas com flacidez muito acentuada na face, que sofram de cardiopatias, diabetes ou idade muito avançada e que desejariam submeter-se a um lifting cirúrgico, mas que têm contra indicação por problemas clínicos para o mesmo.

O fio russo surge assim como alternativa revolucionária, uma vez que é um procedimento realizado sob anestesia local e infinitamente menor e menos invasivo do que uma cirurgia.

Devemos ainda enfatizar que, ao contrário de alguns tratamentos estéticos, pessoas com todos os tons de pele (clara, morena ou negra) podem-se submeter ao tratamento.

Quanto tempo é necessário ficar em casa depois do procedimento?

Nos primeiros dois dias, é mantida uma máscara de esparadrapo antialérgico no paciente, que deve evitar rir e falar em demasia nestes primeiros dias.

É possível ocorrer um pouco de edema e equimoses, mas se o paciente desejar e necessitar, pode voltar à atividade profissional imediatamente ou, mais preferencialmente, no dia seguinte.

O lifting com fio russo é permanente?

À medida que o tempo passa e a idade avança, o organismo continua a sofrer ataques e deteriorações. Desta forma, nenhum procedimento estético de rejuvenescimento pode afirmar garantir resultados permanentes e definitivos.

“Algum dia teremos de envelhecer, e isso é um facto.”

Contudo, podemos afirmar que a longevidade dos efeitos do lifting com fio russo varia de acordo com as características biológicas do indivíduo em questão e da forma como lida e enfrenta os fatores de envelhecimento exteriores, como a exposição solar ou tabagismo por exemplo.

Todavia, no caso de ocorrer “ptose” queda, em alguma região, podem aplicar-se novos fios de sustentação em pequenas correções ainda mais subtis e de aspeto natural.

Existem outros tratamento semelhantes?

Sim. Existe um outro tipo de Fio – Aptos – cujo procedimento se aplica com técnicas bastante semelhantes.

Quanto custa?

No Brasil o preço da aplicação do fio russo varia entre 1300 a 4500 reais. Tratam-se de valores meramente indicativos pois a divulgação de preços sem uma consulta individual do paciente vai contra as diretrizes médicas.

Clínicas onde fazer em Portugal

FARO: Clínica S. Jorge de Almancil – Medicina Estética – Localização: Av. Duarte Pacheco, 192 – Almancil

GUARDA: Clínica Estética CEMBI – Localização: Rua Nuno Álvares, nº 40, 6300-685 Guarda

LISBOA

  • Clínica Essência da Mente – Localização: Av. da republica 47c Algés, Lisboa, Lisboa 1495-011
  • Clínica Francesa – Localização: Rua Tierno Galvan – Torre 3 – Amoreiras 403 – 4° andar, 1070 – 274 Lisboa
  • Clínica Médica e Dentária Vale do Tejo – Localização: Praceta Salgueiro Maia, 4, 2615-157 Alverca do Ribatejo

PORTO: ABClínica – Localização: Av. Da Boavista, 2121, 1º; edifício Passeio da Boavista

SANTARÉM: Clínica Estética CEMBI – Localização: Urbanização Olival do Arame, Lote 2, Loja G, S.Domingos, 2005 – 235 Santarém

Fotos antes e depois

Continua depois da Publicidade

Conheça outros procedimentos para o rosto na página sobre Cirurgia Plástica

E você, já realizou esse procedimento? Compartilhe suas experiências e tire suas dúvidas no fórum.

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24