A flacidez é adquirida através do enfraquecimento das fibras que têm como função sustentar a pele, o colágeno e a elastina, ocorrendo muito mais frequentemente na zona da barriga, causando por isso um grande desconforto, principalmente nas mulheres que gostam de ter toda a zona abdominal o mais lisa possível, não se notando nas roupas e podendo até ir para a praia usando biquini, sem se sentir constrangida.
O flacidez é algo que atinge milhões de pessoas em todo o mundo, existindo uma série de possíveis causas para tal, desde os factores genéticos, até à exposição solar excessiva, uma dieta completamente desregulada ou mesmo devido ao envelhecimento.
Algumas destas causas são controláveis, como o caso da alimentação ou exposição solar, sendo possível evitar facilmente, por outro lado o envelhecimento ou até mesmo a gravidez não permite um atraso significativo nos resultados apresentados perante a flacidez abdominal.
Para acabar com a flacidez na barriga existe uma série de tratamentos possíveis, alguns mais eficazes que outros, mas todos com o mesmo objectivo, voltar a dar a firmeza desejada à zona da barriga.
Um dos tratamentos mais falados ultimamente é a fisioterapia para acabar com a flacidez na barriga, agregando uma série de técnicas diferentes, usando também diferentes aparelhos, actuando directamente na formação de fibras de colágeno e elastina.
Fisioterapia para tratar flacidez na barriga
Quando a fisioterapia é aplicada a este efeito, o profissional capaz do mesmo recebe o nome de fisioterapeuta dermatofuncional, existindo ainda assim várias técnicas possíveis, sendo que depende da técnica escolhida para saber exactamente qual a duração necessária.
Geralmente são necessárias várias sessões todas as semanas, com um duração média de 45 minutos cada uma delas, sempre com os cuidados iniciais e posteriores às sessões a serem seguidos à risca, para que os efeitos sejam os pretendidos.
A fisioterapia dermotufincional é um dos melhores tratamentos mais eficazes para tratar a flacidez na barriga, devido ao uso de diversos aparelhos, como é o caso da radiofrequência e carboxiterapia, ajudando directamente na formação de fibras que têm como principal objectivo sustentar a pele.
Além de tudo isso, é imprescindível que os pacientes pratiquem exercícios físicos, de preferência de acordo com as indicações de profissionais especializados, para fortalecer os músculos, nomeadamente na zona abdominal. Por fim, alguns especialistas aconselham vivamente a toma de suplementos alimentares de colágeno, para acelerar o processo e garantir assim resultados mais visíveis em menos tempo de sessões necessário.
Quando o tratamento é aplicado após o parto, geralmente é quando o músculo reto abdominal cresceu em demasia, devido ao crescimento da barriga durante a gestação, sendo nestes casos aconselhável as sessões com corrente russa, diariamente, após 15 dias do parto no caso de ser por parto normal e 1 mês no caso de cesariana. Quando esta técnica é associada ao uso de cremes específicos, os resultados são mais satisfatórios.
O tratamento de radiofrequência, que tem como base o uso de ondas de rádio que penetram nos tecidos e conseguem assim criar um movimento molecular intenso, para além do aumento da temperatura que ajuda também a combater a flacidez dos tecidos.
Além destes tratamentos mencionados em cima, existe ainda um sistema de sucção a vácuo, geralmente usado em complemento à radiofrequência, ajudando assim a atingir uma zona mais profunda da pele, estimulando a produção de fibras, aumentando o metabolismo e reduzindo o tamanho das células.
Resultados da fisioterapia para a flacidez
Como é lógico, existem tratamentos que têm mais resultados que outros, uns são mais rápidos, outros podem demorar mais mas os resultados são mais definitivos, sendo da responsabilidade dos pacientes escolherem, em conjunto com as informações dos profissionais, o que se adapta melhor as suas necessidades e ao estado do seu corpo.
A fisioterapia para acabar com a flacidez na barriga tem resultados extraordinários em pessoas mais jovens, contudo a idade não é impedimento para o uso destas técnicas, até mesmo em pessoas sedentárias e pertencentes a uma faixa etária mais elevado, contudo nestes casos serão necessárias mais sessões e haverá uma maior dificuldade na eliminação do problema.
Os resultados dependem de pessoa para pessoa, assim como de técnica para técnica, no entanto existem alguns factores que merecem atenção por parte do paciente, nomeadamente a intensidade da flacidez no momento do tratamento e a área abrangida no momento, a reacção do organismo ao início dos tratamentos e ainda a disciplina do paciente para seguir à risca as indicações dos pacientes, principalmente a nível de prática de exercício físico e de alimentação.
A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.
Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui
A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.
Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.
O processo de atualizações é simples.
Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui
Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.