Fisioterapia para reumatismo

É muito comum as pessoas associarem o reumatismo aos mais velhos, pensando que afeta apenas este grupo etário. Contudo, esta é uma doença bastante democrática, afetando tanto homens e mulheres, com maior ou menor idade.

Fisioterapia para reumatismo

O reumatismo é uma designação que abrange um grande conjunto de problemas reumatológicos, os quais afetam as estruturas do sistema locomotor, tais como tendões, ligamentos, ossos, articulações e músculos.

Algumas das doenças reumatológicas podem também afetar o sistema imunitário, que por sua vezes pode mesmo agredir órgãos não relacionados com o sistema locomotor.

O reumatismo engloba mais de 100 doenças diferentes, das quais as mais comuns são artrite, artrose, bursite, febre reumática, dor nas costas, lúpus, fibromialgia, capsulite adesiva, espondilite anquilosante, gota e tendinite. O tratamento consiste essencialmente na alteração dos hábitos diários, toma de anti-inflamatórios e em sessões de fisioterapia. Confira de seguida em que consiste o tratamento com fisioterapia para reumatismo.

Fisioterapia para reumatismo

A fisioterapia para reumatismo tem como objetivo retardar e minimizar as incapacidades provocadas pelas doenças reumatológicas, especialmente as crônicas, e assim, melhorar a qualidade de vida do paciente. Após o diagnóstico da doença, o médico irá então definir o tratamento mais adequado para o problema específico.

É essencial que o tratamento seja iniciado precocemente, na fase aguda da doença, através de medicação e fisioterapia, pois aumentam as possibilidades de impedir o agravamento dos sintomas, e em algumas situações, mesmo a melhora dos sintomas e funções do indivíduo. Confira de seguida em que consiste o tratamento de fisioterapia para reumatismo.

Os métodos mais utilizados na fisioterapia para reumatismo englobam: crioterapia, ultrassom, ondas curtas, laser e Estimulação Elétrica Transcutânea (TENS). Esta última tem uma ação anti-inflamatória, analgésica e cicatrizante.

Existem ainda outros recursos como massagens, mobilização, alongamentos, exercícios específicos, etc. A utilização de todos estes recursos têm como principal objetivo combater a dor e outros sintomas, e ainda, ajudar a manter ou melhorar a mobilidade de articulações e juntas, aumentando assim a qualidade de vida do paciente.

Há ainda vários recursos que podem servir de complemento aos anteriormente referidos, como por exemplo a natação, hidroginástica e hidroterapia, que quando considerados úteis, podem ser incluídos no tratamento de fisioterapia para reumatismo.

O tratamento fisioterápico para o reumatismo deve se realizar entre 2 a 4 vezes por semana, até que o paciente consiga novamente realizar as suas atividades diárias sem dor e com alguma facilidade. É essencial existir um número mínimo de sessões de fisioterapia todas as semanas, de uma forma regular e consistente, de modo que todos os recursos definidos tenham o resultado pretendido.

Existindo inúmeras doenças reumatológicas, a duração do tratamento pode variar bastante, e nalguns casos, ser muito prolongado. No entanto, e apesar de em algumas situações os resultados serem muito lentos, se nada for feito, o problema apenas tende a agravar e a reduzir ainda mais a mobilidade e a qualidade de vida do paciente.

Cuidados a ter para quem sofre de reumatismo

Paralelamente ao tratamento clínico para o reumatismo, é essencial existirem algumas alterações no dia-a-dia do paciente, e adotar hábitos mais saudáveis, especialmente tendo em conta o problema existente. Assim, cuidados como controlar o peso, ter uma alimentação equilibrada e balanceada e praticar atividade física adequada à sua condição, são essenciais para reduzir o risco de agravamento e diminuir o tempo de tratamento.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704)

Ortopedista e Traumatologista - CREMEC: 13177 TEOT(SBOT): 12704

O Dr. Davi Marinho de Araújo realizou a sua Graduação na Universidade Federal de Campina Grande, terminando o curso em 26 de abril de 2008. R. Aprigio Veloso, 882-Bodocongó Campina Grande PB (83) 2101 1000

Residência Médica

Ortopedia e Traumatologia : Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Getúlio Vargas (2009,2010,2011) Av.Gen. San Martin-Cordeiro Recife-PE 50630-060.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) - TEOT: 12704

Membro titular da Associação Brasileira Ortopédica de Osteometabolismo (ABOOM), e do Comitê de Doenças Osteometabólicas da SBOT.

Treinamento em cirurgia de Pé e Tornozelo no serviço de Ortopedia e Traumatologia da Clínica Alemana de Santiago-CH, International intership program at Traumatology Department, ankle and foot Unit with MD Cristian Ortiz as tutor.

Treinamento na Especialidade

CURSO INTERNACIONAL AO-HASTES INTRAMEDULARES, realizado no Windsor Barra Hotel Rio de Janeiro RJ, 20 a 21 de maio de 2009.

AO PRINCIPLES OF FRACTURE TREATMENT COURSE, realizado em Fortaleza CE , de 4 a 6 de agosto de 2011.

CURSO AO TRAUMA PE E TORNOZELO, realizado em INDAIATUBA SP, de 24 a 26 de ABRIL de 2014.

CURSO AO TRAUMA AVANÇADO, realizado em RIBEIRAO PRETO SP , de 19 a 22 de AGOSTO de 2015.

Atividades laborais

Hospital Antonio Prudente, Fortaleza CE, atendimento clínico e procedimentos cirúrgicos, departamento de ortopedia e traumatologia, serviço de pé e tornozelo.

Membro titular do comitê de Ética Médica do Hospital Antonio Prudente, Fortaleza - CE, eleito para o atual biênio por processo eleitoral.

Hospital Gastroclinica, Fortaleza CE, atendimento clínico em emergência e procedimentos cirúrgicos.

Governo do Estado do Ceará , Policlínica Regional de Caucaia, médico ortopedista e traumatologista aprovado em concurso público.

Consultório Vittacura: Av Desembargador Moreira, 760 Meireles - Centurion Business Center - sala 809.

Também pode encontrar o Dr. Davi no Linkedin e no Google.

Última atualização da página em 30/10/19