Flebite (tromboflebite superficial)

Revisão Clínica: Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692). Atualizado: 09/09/24

A flebite também conhecida como tromboflebite superficial está associada à formação de um coágulo de sangue no interior de uma veia localizada junto à pele (como ilustra a imagem abaixo).

Continua depois da Publicidade

A Flebite é A Inflamação De Uma Veia E Tromboflebite é Quando Um Coágulo De Sangue Que Faz Com Que Aparece. A Flebite Pode Ser Superficial Ou Profunda

Também se poderá verificar uma infecção na veia. A flebite pode surgir numa veia da perna ou do braço. Com o devido tratamento, este problema desaparece, em princípio, no espaço de 2 a 3 semanas.

Causas da flebite nas pernas e nos braços

A flebite pode ser provocada por uma infecção ou por uma lesão numa veia.

Outras causas poderão estar associadas ao facto de a pessoa não se começar a mover, mal lhe seja possível, após uma cirurgia ou uma prolongada permanência na cama.

Poderá vir a sofrer de flebite se tiver se ser engessado(a), situação que poderá favorecer a acumulação de sangue. Fumar e tomar contraceptivos orais também pode originar a formação de coágulos.

O consumo de drogas de rua injectáveis pode provocar lesões na parede da veia e originar uma tromboflebite.

Outras causas podem estar relacionadas com veias varicosas, uma gravidez ou uma irritação resultante da introdução de um catéter na veia.

Sinais e sintomas de flebite

Sintomas De Flebite

Vermelhidão, inchaço ou dores na zona do coágulo constituem alguns dos sintomas. É possível que sinta o local duro ao tocar-lhe. Também poderá ter febre.

Diagnóstico – Como se Diagnostica

Poderá ter de fazer um (ou mais do que um) dos seguintes exames a fim de que o médico possa planear o seu tratamento.

Estudo ultra-som Doppler

Trata-se de um exame indolor que recorre ao uso de ondas sonoras para transmitir imagens das veias num ecrã semelhante ao de um televisor.

Um estudo ultra-som Doppler também pode ser designado por duplex scan. O médico procura sinais de coágulos nas veias junto à zona dolorosa e vermelha. Também é possível ouvir o fluxo de sangue durante este exame.

Venografia

A venografia é um exame que visa detectar coágulos de sangue nas veias. Se tiver um coágulo de sangue o médico pode, assim, descobrir a sua localização.

Prevenção e Cuidados a ter

Se fuma, deverá deixar de o fazer. Deixe de consumir drogas de rua, se for o caso. Exercite as pernas se tiver de permanecer na cama durante um longo período.

Continua depois da Publicidade

Tal evitará a acumulação de sangue (nas pernas, por tempo demasiado, antes de ele voltar ao coração). Deverá repousar na cama com a zona do coágulo erguida.

Poderá colocar ligaduras elásticas e compressas de água morna na zona do coágulo.

Recomendar-lhe-ão, possivelmente, que mova lentamente as pernas e os tornozelos ou que exercite ligeiramente os dedos dos pés, de hora a hora.

Tal evitará a estagnação do sangue nas pernas, bem como a formação de mais coágulos de sangue. Não deverá cruzar as pernas nem os tornozelos.

Quando puder caminhar, é possível que tenha de usar umas meias elásticas especiais no joelho ou na coxa. Estas evitam a acumulação de sangue nas pernas, bem como a formação de coágulos.

O seu médico indicar-lhe-á a altura mais aconselhável para se levantar da cama.

Se, por acaso, se sentir fraco(a) ou tonto(a), sente-se ou deite-se imediatamente. Depois, chame o médico.

Riscos e Complicações

Geralmente não tem.

Tratamento

Poderá ter de repousar e levantar a zona afectada. Poderão receitar-lhe medicamentos para as dores ou para o inchaço.

Também poderá necessitar de antibióticos para tratar determinada infecção. Poderá ter de usar meias elásticas. Geralmente não é necessário hospitalização.

Opções de tratamento: O seu tratamento poderá ser alterado se a tromboflebite não desaparecer. Tal é, frequentemente, decidido após a realização de exames.

Poderá ter de fazer os seguintes tratamentos, isoladamente ou em conjunto.

Calor: Poderá usar o calor para diminuir a dor ou o inchaço. O calor atrai sangue para o local da lesão e ajuda a acelerar a cura.

Utilize uma envolvente de aquecimento (ligada no mínimo) ou uma botija de água quente. Faça isto durante 15 a 20 minutos por hora, enquanto necessitar.

Não adormeça sobre a envolvente de aquecimento ou a botija de água quente. Tal poderá causar uma queimadura grave.

Continua depois da Publicidade

Medicamentos

Antibióticos: Estes medicamentos podem ser receitados para o(a) ajudar a combater uma infecção causada por um germe denominado bactéria.

Os antibióticos podem ser administrados por via IV, injectável ou oral.

Anticoagulantes: Estes medicamentos evitam a formação de coágulos de sangue, passíveis de provocar uma apoplexia, um ataque cardíaco e, inclusivamente, a morte.

Os anticoagulantes podem começar por ser administrados por via IV ou sob a forma de uma injecção no abdómen (barriga). Posteriormente, podem ser tomados por via oral ou continuar a ser injetados.

Os anticoagulantes podem facilitar o sangramento ou o aparecimento de equimoses. Se faz a barba, utilize uma máquina de barbear eléctrica.

Utilize uma escova de dentes macia para lavar os dentes. Isto pode evitar que a sua pele ou as gengivas sangrem.

Analgésicos: Os médicos poderão receitar-lhe medicamentos para eliminar ou diminuir as dores.

Estes medicamentos podem ser de administração IV, injectável ou oral. Informe os médicos se a dor persistir ou voltar.

Meias de descanso: Estas meias elásticas apertadas evitam a acumulação de sangue nas pernas, bem como a formação de coágulos.

Fotos de pernas e pés com flefite

Antes e depois do tratamento com escleroterapia

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 09/09/24