Florais de Bach – Os 38 remédios florais de Bach

OS 38 remédios florais de Bach:

1. PARA OS QUE SENTEM MEDO

Rock Rose: Terror, pânico, histeria e pesadelos
Mimulus: Medo das coisas conhecidas: alturas, da dor, pobreza, morte, de ficar sozinho, de outras pessoas. Timidez.
Cherry Plum: Medo de perder o controlo mental e físico. Inclinação para a raiva e impulsos incontroláveis, como por exemplo tendências suicidas.
Aspen: Medos e ansiedades desconhecidas.
Red Chestnut: Excesso de preocupação com os outros, especialmente os entes amados, antecipando alguma coisa de grave.

2. SOFRIMENTO DE INSEGURANÇA OU INCERTEZA

Cerato: Procuram conselho dos outros, pois não acreditam na sua decisão.
Scleranthus: Pessoas indecisas, mudando de opinião. Estão sujeitas a mudanças de humor e de nível energético.
Gentian: Desânimo, dúvida, falta de coragem e de fé.
Gorse: Para sentimentos de desespero, desesperança e futilidade.
Hornbeam: Sentimento de “Segunda de manhã”, cansaço mental.
Wild Oat: Incerteza sobre a direcção na vida (o propósito). Pessoas insatisfeitas com a sua vida profissional ou pessoal.

3. DESINTERESSE PELAS CIRCUNSTÂNCIAS ACTUAIS

Clematis Sonhador: Para falta de concentração, devaneios, falta de interesse nas circunstâncias presentes, desligamento.
Honeysuckle: Para pessoas que vivem no passado. Nostalgia e saudades de casa.
Wild Rose: Pessoas apáticas. Resignam às circunstancias da vida e fazem poucos esforços para melhorar as coisas ou para encontrar alegria.
Olive: Para exaustão física e mental de total desgaste. Para a vitalidade comprometida, devido a longa doença ou problema pessoal.
White Chestnut: Pensamentos indesejados persistentes, discussões mentais ou preocupação. Tormento mental.
Mustard: Tristeza e melancolia profunda sem causa conhecida ou razão aparente.
Chestnut Bud: Pessoas repetem continuamente os mesmos erros.

4. PARA A SOLIDÃO

Water Violet: Para aqueles cuja preferência é ficarem sozinhos, desligados, orgulhosos, reservados, autoconfiantes e às vezes, manifestando atitudes de superioridade. Dão conselhos competentes e confiáveis, não se envolvendo “pessoalmente” nos problemas alheios.
Impatiens: Pessoas rápidas de pensamento e acção e impacientes, especialmente com pessoas mais lentas do que eles.
Heather: Egocêntrico, auto-centrado, preocupação consigo próprio.

5. SENSIBILIDADE A INFLUÊNCIAS E OPINIÕES

Agrimony: Para aqueles que não desejam preocupar os outros com seus problemas, encobrindo os seus sofrimentos com uma aparência alegre. Estas pessoas procuram escapar à dor e às preocupações através do uso do álcool e droga.
Centaury: Vontade fraca e subserviente. Podem ser facilmente explorados.
Walnut: Estabiliza as emoções durante períodos de transição, tais como o nascimento de dentes, puberdade, adolescência e menopausa. Para romper as ligações com o passado, ajustando-se aos novos começos, como novos empregos, novas residências, culturas ou relacionamentos.
Holly: Para sentimentos negativos, tais como inveja, ciúme, suspeita, vingança, ódio. Para estados que demonstram necessidade de mais amor.

6. PARA O DESALENTO OU DESESPERO

Larch: Para os que, apesar de possuírem capacidade, não têm autoconfiança. Antecipando a fracasso, frequentemente não realizam esforços em quantidade suficiente para serem bem sucedidos.
Pine: Para aqueles que não estão satisfeitos com os seus esforços, que se recriminam e sofrem de culpa e das falhas que atribuem a si próprios, sentindo que poderiam ter feito melhor.
Elm: Para aqueles que subestimam a própria capacidade, ficando Incomodados pela carga pesada dos compromissos que assumiram.
Sweet Chestnut: Para aqueles que sentem que atingiram o limite da sua resistência. Para grave desespero e angústia insuportável.
Star of Bethelen: Para stress mental e emocional durante e após experiências traumáticas como mortes, perdas ou acidentes.
Willow: Para os que sofrem um revés ou circunstância injustas ou imerecidas, tornando-se ressentidas e amargas.
Oak: Para aqueles que, apesar das doenças e das adversidades, nunca desistem. São pessoas corajosas e determinadas a superar todos os obstáculos, para alcançar os seus objectivos.
Crab Aplle: Para sentimentos de vergonha, sujidade ou medo de contaminação, para uma auto-imagem deficiente, particularmente relacionada a partes do corpo ou “excrescências” do corpo. Ajuda na desintoxicação e limpeza dos ferimentos, internos e externos.

7. EXCESSIVA PREOCUPAÇÃO COM OS OUTROS

Chicory: Para os que são excessivamente dedicados e possessivos em relação às pessoas que os rodeiam. Essas pessoas podem ser exigentes e “fazerem–se de vítimas”, necessitando que os outros se adaptem aos seus ideais. Ajuda a trabalhar o nosso amor.
Vervain: Excesso de euforia, tentando convencer os outros da sua opinião.
Vine: Dominador, inflexível, líder.
Beech: Intolerância. Para aqueles que possuem opiniões fortes, ensinado e filosofando. Ficam facilmente indignados quando deparam com injustiças e, quando essas características são levadas ao extremo, podem tornar-se excessivamente entusiasmados, e dominadores.
Rock Water: Para aqueles que são rígidos consigo mesmos, na sua vida diária. Eles são impiedosos para si mesmos, lutando por algum ideal ou para estabelecer exemplos para os outros. Auto repressão, auto exigência e perfeccionismo.

8. RESCUE REMEDY

Remédio que ajuda num momento difícil, situações agudas físico e emocionais. Para acontecimentos antecipatórios Usa-se em banhos, especialmente nas crianças, e em inalações com soro fisiológico em casos de asma, bronquites, sinusites, rinites, etc. Usa-se o creme Rescue em feridas fechadas, acne, furúnculos, etc. Para feridas abertas, dermatites, erisipelas ou queimaduras grandes, usa-se compressas. Para limpeza de ambientes, junta-se ao Rescue o Crab Aplle em atomizadores.

Rescue: São 5 as essências: Rock Rose, Clematis, Impatiens, Cherry Plum e Star of Bethlehem