Folhas de Cenoura: Composição Nutricional e Benefícios Para a Saúde

A maioria das pessoas corta as folhas da cenoura e as descarta, porém, estes vegetais podem ser usados de muitas maneiras, e oferecem alguns benefícios nutricionais, se bem preparados.

A Rama De Cenoura Tem Muitos Benefícios, Saiba Para Que Serve

O que são as folhas de cenoura?

As folhas de cenoura são as ramas verdes que crescem a partir da borda superior da raiz primária da cenoura.

Ainda que a raiz seja a parte mais desejada pela maioria das pessoas para cultivar e comer, as folhas que emergem acima do solo também são comestíveis.

No passado, havia uma crença generalizada de que essa folhagem era tóxica, mas isso, provavelmente, se deve ao seu sabor amargo.

Existe uma tendência a associar amargor com toxicidade, porém, como se verifica, as folhas da cenoura são comestíveis e não representam uma ameaça para a saúde. Devido à sua amargura, no entanto, raramente são consideradas para consumo.

As folhas do vegetal são frondosas e delicadas e têm um gosto fibroso quando consumidas. O seu sabor combina delicadamente com ingredientes doces, podendo ser escaldadas para suavizar o gosto.

Essa folhagem já foi muito ignorada, mas dada a sua versatilidade e composição nutricional, as pessoas estão a começar a utilizá-la como ingrediente nas suas cozinhas.

Composição Nutricional

Os Dado abaixo indicam o valor nutricional de uma xícara (80 gramas) de rama de cenoura.

Nutrientes Quantidade
Calorias 88 g
Gordura Total 0 g
Colesterol 0 mg
Carboidratos 7 g
Fibra dietética 2 g
Açucares 0 g
Proteína 1 g
Vitamin A 110 %
Vitamina C 10 %
Cálcio 2 %
Ferro 2 %

As folhas de cenoura contêm uma lista impressionante de nutrientes, incluindo quantidades significativas de vitamina A, fibra alimentar, vitamina C, cálcio e ferro.

Não contém gordura nem colesterol, e há cerca de 90 calorias em 1 xícara das folhas cruas. Estas ramas também contêm vitamina K e vários compostos fenólicos e carotenóides, juntamente com vestígios de outros antioxidantes.

Benefícios para a saúde

Folhas De Cenoura São Comestiveis E Bastante Saborosas

Os principais benefícios das folhas deste vegetal incluem o seu impacto saudável sobre a imunidade e a densidade óssea, bem como a saúde ocular, a circulação, a função renal, a pressão arterial e a digestão, dentre outros.

Impulsiona a imunidade

Possui reconhecidas propriedades de desintoxicação, vitamina C e uma quantidade significativa de antioxidantes, as folhas da cenoura podem ajudar a fortalecer o seu sistema imune, protegendo o seu corpo contra infecções e patógenos estranhos.

Melhorar a Visão

Semelhantes às próprias raízes, as ramas de cenoura também possuem quantidades elevadas em certos antioxidantes, como a luteína, a zeaxantina e o betacaroteno. Estes compostos podem ajudar a proteger a retina do estresse oxidativo, enquanto reduzem o risco de degeneração macular e catarata.

Trata os problemas do rim

Estudos realizados vêm a demonstrar que as cenouras, pelos ingredientes ativos nos seus vegetais, são capazes de eliminar rapidamente as toxinas do organismo e otimizar a saúde renal.

Leia Também: 8 Óleos Essenciais para Tratar e Prevenir Infecções Urinárias (Uretra, Bexiga, Ureter e Rins)

Regular a pressão sanguínea

Essa folhagem é tão rica em potássio que funciona como vasodilatador no corpo, aliviando a tensão no sistema cardiovascular e a pressão nos vasos sanguíneos e artérias, reduzindo, assim, o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC).

Leia Também: 30 Sinais e Sintomas de Pressão Arterial Elevada a Estar Atento!

Melhora a densidade óssea

Embora não existam tantos minerais nas ramas da cenoura como na sua raiz, ainda são muitos e podem contribuir para a densidade mineral óssea e para diminuir o risco de osteoporose que cresce à medida que se envelhece.

Ajuda na digestão

As folhas de uma cenoura podem ajudar a otimizar a digestão graças ao nível significativo de fibra dietética, que pode estimular o movimento peristáltico e melhorar a eficiência da absorção de nutrientes no intestino.

Leia Também: Remédios Caseiros para Indigestão: 3 Infusões e Chás para Aliviar Problemas Digestivos

Usos, para que serve?

A folhagem das cenouras pode ser usada em várias receitas culinárias, principalmente como salada e em sopas. Devido à natureza amarga dos vegetais, no entanto, é melhor combina-los com outros ingredientes mais doces ou alguma receita de vinagrete.

Também pode-se usar essas ramas como um adereço ao purê ou na sopa de cenoura, e ainda, misturados em saladas de cuscuz, hummus, pesto ou ao grão-de-bico.

As ramas são ótimas quando refogadas, em curry, e são uma guarnição popular em algumas culturas.

Escaldar os vegetais da cenoura, mergulhando-os em água fervente por alguns minutos, pode ajudar a reduzir o sabor amargo e torná-los mais saborosos.

Medicinalmente falando, as folhas são usadas em batidos vegetais e sucos verdes pela sua qualidade nutricional.

São utilizadas em cataplasmas e pomadas na medicina tradicional, há muitas gerações. Também podem ser utilizadas em bochechos ou usadas como um creme tópico para limpeza de lesões.

Como armazenar?

Uma vez colhida a cenoura do solo, já começa o processo de murchar as folhas.

A melhor forma de armazená-las, se pretende cozinhar com elas, é escalda-las (coloque-as em água fervente por 2 a 3 minutos, depois esfrie-as imediatamente).

Depois disso, seque completamente, ou embrulhe as folhas em uma toalha de papel, em uma bolsa de plástico e depois guarde no refrigerador.

Os vegetais devem manter-se por até uma semana, mas quanto mais cedo usar, melhor, pois são propensos a murchar com bastante rapidez.

Conheça os Benefícios da Cenoura Roxa

Como refogar?

Como Refogar Ou Saltear Folhas Ou Rama De Cenoura

Talvez, a melhore forma de cozinhar as folhas da cenoura seja remover um pouco da amargura ao refogá-las!

Passo 1 – Limpe cuidadosamente as folhas.
Passo 2 – Coloque a folhas numa frigideira.
Passo 3 – Adicione 2 colheres de chá de azeite à frigideira, junto com sal e pimenta.
Passo 4 – Salteie as verduras por 2 a 3 minutos, até começar a dourar.
Passo 5 – Adicione suco de limão, cozinhe por mais 1 minuto e, em seguida, sirva quente.

Descubra se Os Diabéticos Podem Comer Cenoura

Referências

http://www.tandfonline.com/
http://pubs.acs.org/
http://www.sciencedirect.com/
https://www.karger.com/
https://www.nature.com/articles/1601329
http://www.tandfonline.com/
https://jamanetwork.com/
http://www.sciencedirect.com/