Dois dos melhores complementos ao tratamento de rejuvenescimento facial são, o laser fracionado, e a luz intensa pulsada (LIP).
A profundidade que o laser alcança – estimula a regeneração das células e colágeno – permitindo o tratamento do envelhecimento, rugas, sardas, cicatrizes, acne…
O laser fracionado – também chamado de fototermólise fracionária, é um procedimento revolucionário no mundo da dermatologia e da cirurgia estética – fruto de muitos anos de pesquisa.
Indicações
O rejuvenescimento a laser fracionado é um método inovador para melhorar a aparência da pele.
O procedimento melhora significativamente os sinais de envelhecimento, tais como rugas finas, pés de galinha e alterações na cor da pele – que aparecem ao longo dos anos ou como resultado da exposição solar.
Se já alguma vez pensou em rejuvenescer a pele do rosto, mas tem medo do laser C02 pelos seus efeitos colaterais e riscos adicionais, deve conhecer este tratamento. Os resultados destacam-se de qualquer outra tecnologia de laser existente no mercado – longe dos tratamentos tradicionais conhecidos como peeling, dermoabrasão ou laser ablativo ou abrasivo.
Para mais informações sobre o laser co2 fracionado leia o artigo (Laser co2 fracionado: Preço, complicações, resultados e clínicas
Benefícios do laser fracionado
- Rejuvenesce a pele
- Reduz as rugas finas dos lábios, da testa e dos pés de galinha.
- Reduz a flacidez cutânea.
- Reduz o envelhecimento solar do rosto, pescoço, decote e mãos.
- Reduz as cicatrizes de acne.
- Reduz as manchas produzidas pelo melasma.
Em combinação com a luz intensa pulsada (LIP) oferece os seguintes resultados:
- Reduz manchas da idade
- Reduz a vermelhidão da pele
A grande vantagem é que, não é um método invasivo, e proporciona uma pele mais macia e flexível.
Dúvidas frequentes sobre o fotorejuvenescimento a laser
Quanto tempo dura o tratamento?
O tratamento completo do rosto tem a duração de 20 a 30 minutos.
O laser fracionado pode ser combinado com outros tratamentos?
Geralmente é combinado com o IPL para o tratamento de lesões pigmentadas e vasculares – mas também pode ser combinado com outros tratamentos de rejuvenescimento facial, tais como Botox, para a redução das rugas da pele; o preenchimento facial com ácido hialurônico para melhorar as dobras nasolabiais e dar volume aos lábios; a carboxiterapia – para melhorar a oxigenação da pele e potencializar os efeitos de laser; a radiofrequência – para melhorar a flacidez; e a aplicação de vitaminas – através da mesoterapia ou outros tratamentos …
Quais os efeitos colaterais do fotorejuvenescimento?
Eritema (vermelhidão da pele) e edema leve podem ocorrer – mas permitem a vida normal do paciente no dia seguinte. O melhor deste tratamento não é apenas o resultado, mas também a recuperação rápida e a baixa porcentagem de complicações.
Como funciona o rejuvenescimento da pele com o laser fracionado?
O laser fracionado é um laser intermediário entre sistemas de rejuvenescimento ablativo e não ablativo.
É um tipo de laser que atua de forma “fracionada” para rejuvenescer a pele. Isso significa que – durante cada tratamento, o laser é usado apenas em uma pequena porcentagem (ou fração) da pele.
Ele emite milhares de feixes minúsculos que penetram na pele até ás camadas mais profundas – respeitando toda a região envolvente e oferecendo uma recuperação mais rápida.
Depois de percorrer com precisão toda a superfície da pele, o laser focaliza pontos específicos que estão abaixo da epiderme.
Esta atividade do laser estimula a produção de novo colágeno, o que dá à pele uma aparência mais saudável e próspera – ao preencher as linhas finas e rugas.
Ou seja, o tratamento faz a pele produzir novo colágeno – tal como o laser CO2, mas sem os seus efeitos colaterais.
Quando a região tratada começa a cicatrizar, surge uma pele nova e saudável – que dá aquela aparência mais jovem.
Candidatos ao tratamento a laser fracionado, quem são?
Todas as pessoas que têm sinais precoces de envelhecimento podem melhorar imenso com o tratamento – Especialmente linhas finas, rugas ao redor dos olhos, sardas e manchas solares. Todas elas podem ser minimizadas ou eliminadas com o tratamento a laser fracionado.
Qual é a diferença entre o tratamento da pele com laser fracionado e outros métodos de rejuvenescimento?
O fotorejuvenescimento a laser fracionado só atinge regiões específicas da pele, o que torna o procedimento menos invasivo do que outras formas de tratamento.
O rejuvenescimento da pele com o laser CO2, por exemplo, produz resultados semelhantes, mas é um procedimento ablativo. Isso quer dizer que sua ação baseia-se na extração de camadas de pele.
Tal como os peelings químicos, que removem igualmente camadas de pele através da aplicação de ácidos.
O laser fracionado não remove camadas de pele. Antes pelo contrário – ele cruza a epiderme para atuar em pontos separados e profundos da derme – sem afetar a pele que a envolve.
Por esse motivo, a recuperação é muito mais rápida e menos irritante que a recuperação após um peeling químico ou um laser CO2.
Benefícios do fotorejuvenescimento
A nova pele e o colágeno produzidos pelo rejuvenescimento proporcionados pelo laser criam uma aparência renovada. As rugas suaves e as linhas finas são drasticamente reduzidas, e o tom geral da pele melhora – ficando mais suave, mais fresca e mais jovem.
Além disso, estas melhorias estéticas podem ser alcançadas com o mínimo desconforto.
Riscos do rejuvenescimento por laser fracionado
Os riscos são poucos e referem-se a inflamação ocasional, vermelhidão ou irritação. Comparado a muitos procedimentos, pode ser uma maneira segura de melhorar a qualidade da pele.
Tempo de recuperação após o tratamento
Os pacientes geralmente podem retornar as suas atividades normais quase imediatamente após o procedimento. Por vezes a vermelhidão, inflamação e irritação nem são significativas – causam apenas uma sensação semelhante à que aparece após uma leve queimadura solar.
Em geral, esses efeitos desaparecem em um ou dois dias.
Por que a combinação com a luz intensa pulsada é tão importante?
Rugas, manchas solares, lesões vasculares, pele áspera, o sol, estresse, o álcool, etc…
A dermatologia sempre disponibilizou várias opções para resolver muitos problemas, no entanto faltava algo – uma rápida recuperação, sem muitos riscos associados.
O surgimento da luz intensa pulsada trouxe isso mesmo. A sua grande vantagem é a recuperação imediata do paciente – que não tem que cessar a sua atividade normal.
O envelhecimento do rosto acontece devido ao efeito cumulativo ao longo dos anos de luz ultravioleta, e manifesta-se como alterações na cor (manchas escuras ou lentigos solares, vermelhidão, veias de aranha, amarelecimento), perda do tônus e pequenas rugas nas áreas mais expostas à luz.
Até há poucos anos era necessário tratar cada uma destas ocorrências em separado – com os inúmeros procedimentos ou lasers existentes.
Existem lasers para manchas, vermelhidão, telangiectasias e outros, peelings de diferentes profundidades e tratamentos ainda mais invasivos, tal como o laser de CO2 – que apesar de eficaz requer um período extenso de recuperação.
Atualmente as pessoas necessitam de tratamentos menos agressivos – que lhes permitam ir para o trabalho no mesmo dia, e que sejam eficazes.
A LIP (luz intensa pulsada) oferece isso. Ela trata toda a superfície da face, mãos, decote – ao mesmo tempo, sem a necessidade do paciente realizar sessões separadamente para cada região do rosto ou para uma imperfeição específica da pele.
O tratamento completo com luz intensa pulsada consiste em cerca de cinco sessões – e cada uma delas tem um alvo específico (por exemplo – as primeiras sessões podem aplicar-se à remoção de lentigos solares e vermelhidão – e por último estimula-se o colágeno para fechar os poros, dar frescura e firmeza à pele).
Cada sessão dura cerca de 20 minutos e deve ser aplicada a cada três ou quatro semanas.
Quais são as desvantagens ou limitações da LIP versus o laser fracionado?
A luz intensa pulsada está indicada na redução de rugas finas e manchas, aumenta a elasticidade da pele, reduz os poros e aumenta o brilho – mas não consegue tratar lesões profundas (rugas grossas, cicatrizes, estrias, cicatrizes de acne), é por isso que a combinação dele com o laser fracionado oferece um tratamento completo.
Quanto Custa o fotorejuvenescimento?
Em Portugal o preço de cada sessão de tratamento varia entre os 50€ e os 120€ – dependendo se a paciente pretende tratar apenas o rosto ou incluir também o pescoço e colo.
Que resultados posso esperar?
São absolutamente incríveis, veja mais alguns resultados antes e depois do laser…
E você? Curiosa por realizar a sua primeira sessão do tratamento? Não se esqueça de compartilhar connosco os resultados que alcançou!
Referências
Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653
A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).
Formação Acadêmica
- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.
Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube
Marcação de consultas 85-99992-2120
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.