Freguesia de Pinhão

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

A freguesia de Pinhão fica situada na região do Douro, no distrito de Vila Real e pertence ao concelho de Alijó. Dista 388 quilómetros de Lisboa e 119 quilómetros do Porto.

BELEZA NATURAL

Pinhão, situada à beira do rio Douro, em plena região demarcada, está rodeada de anfiteatros vinhateiros, de armazéns e quintas dos produtos vinícolas. Esta pequena vila oferece aos seus visitantes paisagens únicas, onde o chilrear dos pássaros e o verde são dominantes.

CULTURA

A região do Douro é fruto dos prodígios da natureza, do esforço e da energia despendida pelo homem ao longo de séculos. A vinha que gera as castas do célebre vinho do Porto é a causa e a razão maior de todo este árduo trabalho. Os séculos de labuta, fadiga e suor humano desventraram a terra, moldaram os muros e patamares de socalcos para arrimar as videiras, erguendo a obra colossal que hoje o Douro possui e que, no século XVIII, o Marquês de Pombal recompensou com o título de primeira região demarcada do mundo.

LOCAIS A NÃO PERDER

Acima de tudo, aproveite a beleza rupestre e agreste de Pinhão e sinta o verdadeiro aroma da natureza. Acredite que terá um fim-de-semana bem diferente. Visite algumas das quintas como, por exemplo, a Quinta da Carvalhas, propriedade de enorme beleza, que tem posição predominante na encosta da margem esquerda do rio Douro virada para o Pinhão. Talvez a maior quinta da Região do Douro, a Quinta das Carvalhas é considerada por muitos a jóia da coroa da Real Companhia Velha.

FACA E GARFO

Tal como a maioria das terras portuguesas, Pinhão oferece aos seus visitantes uma gastronomia tradicional bastante diversificada. O cozido à portuguesa, o cabrito assado com arroz no forno e a bôla de carne são os pratos que recomendamos. Quanto a sobremesas experimente o delicioso toucinho de céu, o pão-de-ló de água, os doces de amêndoa e de ovos, o leite-creme, as cavacas altas e as cavaquinhas.

COMO CHEGAR

A maneira mais fácil e cómoda de chegar à vila do Pinhão é de automóvel. Se sair de Lisboa apanhe a A-1, até Coimbra, siga pela IP3, e saia em Peso da Régua, apanhe a N222 até ao seu destino final. Se sair do Porto a sua viagem apanhe a A-1, até Braga, continue na A-4 para Amarante, apanhe a IP3 até ao Peso da Régua, e continue na N322, até Pinhão.

TOME NOTA:

Clima: Inverno muito frio e Verão quente e seco.

SABIA QUE…?
Pequenas lojas de artesanato abundam pela vila. Não deixe de adquirir peças originais como os tamancos de madeira, os bizarros coroços e polainos de junco e ainda variada cestaria de verga.

FOTOS DA FREGUESIA DE PINHÃO

Estação de Pinhão

Rio Douro

Soberbamente localizada na confluência do rio Douro, a 22 km do Peso da Régua, a pequena cidade de Pinhão é o epicentro da área vinícola do Porto, um lugar onde o solo e as condições climáticas são consideradas as melhores.

Localizado no coração do Douro Vinhateiro, Pinhão disfruta de paisagens magnificas (Património Mundial desde dezembro 2001).