Galanga é um rizoma semelhante ao gengibre e açafrão-da-terra, mas tem algumas propriedades únicas que deve conhecer antes de adicioná-la à sua dieta.
O Que é a Galanga?
Galanga é um termo vasto para quatro espécies de especiarias rizomatosas da família do gengibre, Zingiberaceae.
Os quatro principais tipos de galanga são conhecidos cientificamente como: Alpinia galanga, Alpinia officinarum, Boesenbergia rotunda e Kaempferia galanga.
Os rizomas destas quatro plantas são usados frequentemente como temperos em várias cozinhas asiáticas, particularmente em sopas, uma vez que oferece um sabor tão potente como o picante.
Apesar de estar intimamente relacionado ao gengibre, este tem mais que um sabor (cítrico, terra ou pinho), e cada tipo tem diferentes composições nutricionais.
O rizoma da planta tem anéis em torno dela e é amarelo pálido ou branco. Parece semelhante à raiz de gengibre e da cúrcuma, sendo muitas vezes confundida com eles.
O sabor da especiaria é uma das suas maiores diferenças em relação ao gengibre e ao açafrão-da-terra, apesar dos seus ingredientes ativos também serem bastante diferentes.
O gengibre é rico em gingerol e muito mais suave que a galanga.
A cúrcuma é rica em curcumina, beta-caroteno e outros antioxidantes, enquanto a galanga contém galangina, beta-sitosterol e outros flavonóides.
Os três são extremamente saudáveis e podem parecer semelhantes, mas servem propósitos medicinais muito diferentes.
Informação Nutricional
Este tempero asiático é rico em vitamina A, vitamina C e ferro, bem como fibra dietética e uma boa quantidade de carboidratos.
Uma única porção da erva (100 gramas) proporciona apenas 45 calorias, mas fornece quantidades impressionantes de antioxidantes, incluindo quercetina, alpino, galangina, beta-sitosterol, entre outros.
100 gramas da raiz contém aproximadamente: ( 29)
- 15 gramas de carboidratos
- 1 grama de proteína
- 1 grama de gordura
- 2 gramas de fibra
- 5,4 gramas de vitamina C (9 por cento da dose diária recomendada)
Usos da planta
Geralmente é usada como agente anti-inflamatório, para fortalecer o sistema imunológico, aumentar a motilidade dos espermatozóides e proteger o cérebro. No entanto, o seu uso deve ser sempre acompanhado por um especialista.
Câncer
A variedade de antioxidantes presentes na especiaria torna-a uma possível medida preventiva, pois pode retardar o estresse oxidativo e diminuir o risco de mutação celular.
1 . Câncer de intestino
Um estudo realizado em 2014 no Irão descobriu que o extrato líquido de galanga destruiu significativamente o número de células de câncer gástrico num teste de laboratório após 48 horas, chamando-o de um resultado “proeminente”. ( 2 )
2 . Leucemia
Células de leucemia monocítica aguda, um tipo de leucemia que se inicia rapidamente na medula óssea, foram expostas a um extrato líquido de galanga num esforço para encontrar um tratamento natural para o câncer que não danificasse as células adjacentes, como a quimioterapia.
Os pesquisadores do estudo sugeriram que a planta pode ser uma potencial cura para essa forma de leucemia. No entanto, este estudo foi apenas um começo, já que muito mais pesquisas devem ser feitas para examinar os efeitos do extrato em células saudáveis antes de testá-lo em indivíduos. ( 3 )
3 . Melanoma
Pesquisadores da Universidade Nacional de Chiayi, em Taiwan, estudaram o impacto de três compostos da raiz da galanga em células de melanoma humano (câncer de pele). Todos os três compostos tiveram um efeito “antiproliferativo”, o que significa que pararam o crescimento de novas células. ( 4 )
4 . Câncer de pâncreas
Um estudo divulgado em 2017 testou muitos dos compostos da galanga em laboratório e o seu impacto sobre as células do câncer pancreático, descobrindo que a planta fez parar o crescimento de novas células e suprimiu as vias gênicas responsáveis pela expansão do impacto do câncer. ( 5 )
5 . Cancer de cólon
A primeira vez que a galanga foi estudada contra células de câncer de cólon humano (em 2013), os cientistas descobriram que ela causou apoptose (morte celular) em dois tipos de células de câncer de cólon. ( 6 )
6 . Câncer de mama
Em 2014, uma universidade iraniana descobriu que um extrato de galanga causou apoptose na linhagem de células de câncer de mama humano, MCF-7, mas não danificou as células saudáveis da mama, MRC-5. ( 7 )
7 . Câncer do Fígado (Hepático)
Uma razão pela qual o câncer é tão devastador para o corpo humano tem a ver com a forma como ele se espalha ou “metastiza” para outros órgãos de onde se origina.
Isto é especialmente verdade com o câncer de fígado.
Um estudo realizado em Taiwan em 2015 onde foi investigado o impacto dos compostos extraídos da galanga sobre as células HepG2 (um tipo de câncer de fígado) descobriu que os compostos naturais diminuíam a ocorrência de metástase, impedindo que as células se ligassem a outras células saudáveis. ( 9 )
8 . Colangiocarcinoma (Câncer de Ducto Biliar)
Esta forma específica de câncer não é muito comum, mas é um câncer agressivo que infecta os canais biliares que conectam o fígado ao intestino delgado.
Afeta normalmente pessoas nas regiões tropicais e subtropicais, especialmente na Tailândia. O flavonoide natural kaempferol, incluído no extrato do rizoma da galanga, foi testado em 2017 na Tailândia e deu aos camundongos (ratos) mais longevidade, menor incidência de metástase e não produziu nenhum efeito colateral perceptível. ( 11 )
Anti-inflamatório
Semelhante ao açafrão e ao gengibre, o tempero é conhecido por reduzir condições inflamatórias, incluindo artrite reumatóide, gota, dores de cabeça, síndrome do intestino irritável e outros problemas comuns. O extrato em pó pode ser transformado em pasta ou consumido internamente para beneficiar destes efeitos.
Sistema imunológico
Com boas quantidades de vitamina C, acompanhadas de antioxidantes únicos, como a alpina e a galangina, o sistema imunológico pode receber uma pausa bem merecida, o que reduzirá a inflamação desnecessária no corpo.
Doença crônica
A doença crônica é muitas vezes o resultado da inflamação crônica e dos efeitos negativos dos radicais livres. Com tantos antioxidantes presentes no tempero, o risco de artrite, diabetes, e doença coronária diminui notavelmente.
Descubra como fazer um chá anti-inflamatório de açafrão-da-terra (Cúrcuma)
Função cerebral
Outro benefício dos antioxidantes é o seu impacto na saúde do cérebro. Ao reduzir a deposição da placa beta-amilóide no cérebro, o tempero pode retardar ou impedir o aparecimento de doenças neurodegenerativas.
Saúde reprodutiva
Estudos descobriram que a especiaria pode aumentar especificamente a motilidade e a produção de espermatozóides, o que é bom para os homens que lutam para melhorar o desempenho sexual ou virilidade.
No comércio, supermercados e mercados asiáticos, os rizomas da planta podem ser encontrados frescos e inteiros, ou em formas secas, fatiadas ou em pó.
Contra Indicações e Efeitos Colaterais
Tal como a maioria das ervas, o seu uso deve ser evitado durante a gravidez.
A galanga (especificamente a Alpinia galanga , ou “galanga maior”) pode aumentar potencialmente a quantidade de ácido gástrico que o estômago produz. Se tem DRGE ou úlcera péptica, provavelmente será melhor evitá-la a menos que seja recomendada pelo médico. ( 33 )
Como tomar / Dosagem
Não existem estudos clínicos que forneçam uma base sólida para recomendações de dosagem; no entanto, o uso é semelhante ao gengibre. A recomendação geral é de 1 a 10 gramas do rizoma como estimulante e carminativo.
A raiz pode ser mastigada, transformada em chá ou dissolvida em bebidas quentes ou frias. Ao fazer o chá, pode adicionar mel ou folhas de hortelã-pimenta para melhorar o sabor.
Podem ser usadas pequenas doses diariamente para estimular os sistemas circulatório e nervoso.
Como preparar
Para infundir na sopa, geralmente é fatiada com casca. Para pastas de caril, é descascada e picada, e depois moída com os outros ingredientes.
Para preparar a galanga seca, mergulhe as fatias em água morna durante 20 a 30 minutos até ficar maleável antes de usar.
Como armazenar
Guarde a raiz fresca embrulhada em plástico na geladeira durante cinco a sete dias. Ou corte em fatias finas, arrume as fatias em uma única camada num saco plástico com fecho de correr, retire o ar, feche bem e congele por até seis semanas (use as fatias de galanga congeladas sem descongelá-las).
Nomes Alternativos: Gengibre do Laos, Gengibre tailandês.
Nutricionista - CRN-6 Nº 25902
A Drª Adriely da Silva Vicente é Graduada em Nutrição pela Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte no ano de 2018. Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-6 Nº 25902.
Atualmente trabalha com Home Care e atende em clínica particular no Brasil.
Contato para marcação de consultas: (84) 99175-5907
Também pode encontrar a Drª Adriely no Linkedin.
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.