Gargarejos para Garganta Inflamada (água e sal, Camomila e Arnica)

Publicado em 07/07/2014. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

A dor de garganta é uma situação que se pode tornar muito desagradável, e que é mais propícia de acontecer em algumas alturas do ano, como é o caso das mudanças de estação ou tempo instável.

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

Isto deve-se ao facto de a garganta ser facilmente afetada por mudanças de temperatura repentinas, e geralmente acompanha situações de constipação ou gripe.

camomila

É importante que, primeiro que tudo, se mantenha a hidratação do corpo para atenuar a inflamação da garganta e hidratar os seus tecidos. Evitar fumar, por exemplo, é algo que deve ser muito tido em conta durante a dor de garganta.

Embora esta dor possa passar naturalmente depois de algum tempo, a irritação da garganta deve ser atenuada ao máximo, e gargarejar com água e sal, camomila ou arnica são formas de complementar qualquer tipo de tratamento que se esteja a fazer.

Este gargarejar é um remédio caseiro que pode ser facilmente preparado e que pode trazer resultados bastante significativos e relativamente rápido. Vejamos então os ingredientes, modo de preparo e posologia de três remédios caseiros.

Gargarejo com água e sal para garganta inflamada

O sal possui efeitos anti-bacterianos, e por isso irá ajudar a eliminar alguns organismos que causam a irritação e infeção da garganta.

Ingredientes

  • 1 copo de água (a temperatura morna, não fervente);
  • 1 colher (de sopa) de sal.

Modo de Preparação

Para preparar este remédio caseiro, deve adicionar-se o sal à agua morna. Depois, este deve ser dissolvido o suficiente até que a mistura fique homogénea.

Publicidade

Posologia

Depois de preparada a solução, deve-se gargarejar três vezes seguidas (o máximo de tempo que se conseguir) cerca de duas vezes ao dia. Este gargarejar poderá ser feito diariamente até os sintomas melhorarem significativamente.

Gargarejo de camomila para garganta inflamada

A camomila é excelente para atenuar o problema de dor de garganta, visto que tem propriedades calmantes, que irão ajudar a diminuir significativamente a dor causada pela irritação da garganta.

Ingredientes

  • 1 chávena de água (a ferver);
  • 2 ou 3 colheres (de chá) de camomila (folhas e flores).

Modo de Preparação

De uma forma mais ou menos semelhante à solução com sal, devem adicionar-se as folhas e as flores da camomila à água a ferver, neste caso. Deve manter-se a solução fervente (e num recipiente fechado) durante cerca de 10 minutos. Por fim, deve coar-se a mistura preparada.

Posologia

Devem fazer-se gargarejos com este remédio de hora a hora, até os sintomas se atenuarem significativamente. Não se devem preparar grandes quantidades deste remédio. Idealmente, deve ser feito um novo cada vez que pretender gargarejar, para que não se percam as propriedades da camomila.

Publicidade

Gargarejo de arnica para garganta inflamada

A arnica possui propriedades medicinais interessantes. Nomeadamente, propriedades desinfetantes, anti microbianas e conta inflamações.

Ingredientes

Publicidade
  • 1 chávena de água (a ferver);
  • 1 colher (de chá) de arnica (nomeadamente das suas folhas, que devem estar secas).

Modo de Preparo

As folhas de arnica devem ser adicionadas à água fervente num recipiente fechado, e depois devem-se aguardar cerca de 10 minutos. No final, deve coar-se a mistura preparada.

Posologia

À semelhança da solução com camomila, deve gargarejar-se de hora a hora, e o remédio deve ser preparado de novo para cada novo gargarejo.

Relativamente às três receitas aqui referidas, o ideal será ir gargarejando com as três, pois estas têm efeitos diferentes e em conjunto têm um potencial de cura bastante elevado.

Leia Também:

Remédio caseiro para Garganta Inflamada
Dor de Garganta
Amigdalite

Saiba mais sobre:
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858

Publicidade

Gargarejos para Garganta Inflamada (água e sal, Camomila e Arnica)