-->Genérico Clopidogrel - Antiagregante plaquetário indicado na prevenção de acidentes aterotrombóticos - Educar Saúde

Genérico Clopidogrel – Antiagregante plaquetário indicado na prevenção de acidentes aterotrombóticos

Publicado em 10/04/2010. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 8 dezembro 2018

Genérico Clopidogrel Mylan é acessível a todos – Falamos de um medicamento Antiagregante plaquetário indicado na prevenção de acidentes aterotrombóticos

O novo fármaco da Mylan está disponível no mercado desde dia 1. Este genérico pode proporcionar maior poupança ao  Estado e aos doentes, já que o medicamento originador é o que tem maior  peso no mercado nacional com um custo de 56 milhões de euros por ano.

O Clopidogrel® Mylan é um antiagregante plaquetário indicado em adultos na prevenção de acidentes aterotrombóticos em doentes com enfarte do miocárdio (ocorrido num período entre alguns dias e menos de 35 dias), acidente vascular cerebral isquémico (ocorrido num período compreendido entre 7 dias e menos de 6 meses) ou doença arterial periférica estabelecida. Apresenta-se em embalagens de 75mg x 28 comprimidos e a sua poupança face ao medicamento original é de 64, 6 por cento.

Segundo comunicado de imprensa, dia 30 de Março, o novo fármaco vai custar 9, 97 euros por embalagem aos utentes do regime geral de comparticipação, representando uma poupança de 18, 16 euros mensais face aos 28, 13 euros que o doente do mesmo regime paga pelo medicamento original (P. V. P. 51 euros). Com a entrada do medicamento genérico, o Estado poupará mais de 20 milhões de euros. Para os beneficiários do regime especial, um milhão de pensionistas com rendimento inferior ao salário mínimo nacional, a poupança é total, já que o Clopidogrel® Mylan é gratuito, de acordo com a lei em vigor desde o ano passado.

De acordo com o Ministério da Saúde (www.portaldasaude.pt), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte e de incapacidade no País. Estas são responsáveis por 40 por cento de todos os óbitos ocorridos anualmente em Portugal, vitimando duas pessoas por hora. Também a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (www.spavc.org) alerta que estas doenças são uma importante causa de incapacidade para 50 por cento dos sobreviventes. A Mylan é a primeira das três maiores empresas farmacêuticas mundiais de medicamentos genéricos a lançar o Clopidogrel® em Portugal. O genérico vem alargar a acessibilidade dos doentes a uma terapêutica que até aqui era demasiado dispendiosa e, por isso, inacessível a muitos. “Os doentes com menos recursos económicos não podiam até agora suportar o elevado custo da medicação para estas patologias, por isso a Mylan vem contribuir para solucionar um problema que tanto impacto tem, quer a nível social, quer económico”, afirmou, no referido documento, António Trincão, director de Marketing da Mylan Portugal.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858