Muitas pessoas desejam encontrar um produto natural que as possa ajudar a combater as dores articulares e musculares e que possibilite evitar a toma constante dos anti-inflamatórios químicos que cumpram essa função.
O gengibre é um poderoso anti-inflamatório natural, na verdade este produto já é amplamente utilizado em todo o continente Asiático, não só devido ao seu sabor, mas também devido à sua ação anti-inflamatório e analgésica.
Diversos estudos realizados ao longo dos últimos anos, comprovam a eficácia do gengibre no tratamento e prevenção das dores articulares, tendinites e musculares.
O consumo regular de gengibre é uma das melhores alternativas à toma de medicamentos como o Ibuprufeno ou Aspirina, pois permite um alívio das dores e até de eventuais inflamações que possam existir ao nível das articulações e músculos.
Ao analisar a composição do gengibre é possível encontrar 12 compostos diferentes e todos eles ajudam no combate da inflamação. Desta forma, é fácil compreender porque é que este produto natural pode substituir os químicos que reduzem as dores inflamatórias.
Além disso o gengibre também atua nos recetores da dor, reduzido o seu nível de sensibilidade. De uma forma geral, o gengibre combate a inflamação e a dor.
Esta planta também é utilizada com sucesso para tratar constipações, indigestões e reforçar o sistema imunitário.
Nas receitas tipicamente asiáticas é fácil encontrar uma infinidade de utilizações para o gengibre, podendo confecionar-se bebidas, entradas, pratos principais e até sobremesas com este produto natural.
No mundo ocidental, a utilização de gengibre também já começa a ser cada vez mais comum, mas para a maioria das pessoas este é um ingrediente que ainda não faz parte dos hábitos alimentares.
Uma excelente forma de assegurar que ingere uma boa quantidade de gengibre diariamente é através de um chá, que é muito simples de preparar e de sabor agradável.
Chá de Gengibre Anti-Inflamatório
Apresentamos a receita para fazer o chá de gengibre:
Ingredientes:
- 4 copos de água
- 5 cm de Gengibre, cortado em fatias finas
- Sumo de laranja ou limão q.b.
- Mel q.b.
Preparação:
Coloque a água a ferver e assim que ela levantar fervura junte o gengibre, reduza o lume para o mínimo, tape o recipiente e deixe ao lume por mais 15 minutos.
Depois, basta juntar o sumo de limão ou laranja, e o mel a gosto e beber durante o dia.
O ideal será beber todo o chá até às 4 ou 5 da tarde, pois a partir dessa hora o corpo humano entra em modo “noturno” e todo o processamento de alimentos e bebidas ingeridas é feito de uma forma mais lenta.
A ingestão diária deste chá vai ajudar a reduzir as dores, ativa a circulação sanguínea e ainda reforça o sistema imunitário.
É importante lembrar-se que deve beber o chá de gengibre diariamente e que tal como qualquer outro tipo de tratamento à base de produtos naturais, é necessário esperar um pouco até começar a sentir os seus efeitos positivos.
Por norma, ao final de uma a duas semanas após ter começado a ingerir este chá de gengibre já conseguirá sentir melhorias ao nível das dores articulares e musculares.
Agora que já conhece as grandes vantagens da ingestão do gengibre e uma excelente forma de consumir este produto diariamente, pode começar a aproveitar todos os benefícios oferecidos.
» Conheça 10 Ervas, Especiarias, e Raízes com Propriedades Anti-Inflamatórias
Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653
A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).
Formação Acadêmica
- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.
Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube
Marcação de consultas 85-99992-2120
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.