-->Gengivas muito inflamadas - Educar Saúde

Gengivas muito inflamadas

Publicado em 30/09/2010. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018

Gengivas muito inflamadas

Acordei com a gengiva maxilar inferior muito inchada. No final do dia o inchaço já estava no maxilar superior. Se eu carregar nas gengivas com alguma pressão sai sangue. O que poderei fazer?

Resposta:

Parece que as suas gengivas estão muito inflamadas. Se não houver uma quantidade exagerada de tártaro, facto que a existir deverá marcar uma consulta com o seu médico dentista ou higienista oral para o remover, deverá actuar da seguinte forma para aliviar esses sintomas:

Bochechar durante duas semanas com um elixir de clorexidina. Ao mesmo tempo deverá escovar os dentes com movimentos curtos e usando alguma pressão na escova contra as gengivas. Vai doer e deitar sangue, mas é importante que estimule a gengiva para ela poder cicatrizar.

Ao executar esses movimentos curtos e com pressão, os pêlos da escova devem estar virados para a gengiva, sensivelmente a 45º. Os movimentos devem ser de vaivém e nunca de cima para baixo. Deve escovar os dentes e a gengiva superior separadamente dos de baixo, e escove sempre com a boca aberta.

Nos primeiros dias não vai ser fácil mas, se tudo correr bem, passados três a quatro dias a situação deve melhorar. Se melhorar, continue a escovar assim durante o resto da vida e não se esqueça de ir ao dentista regularmente. Se não melhorar, deve consultar o seu médico dentista ou higienista oral o mais brevemente possível.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.