Gengivoestomatite herpética (infecção na boca)

Revisão Clínica: Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Atualizado: 08/09/24

A gengivoestomatite herpética é uma infecção na boca, também designada por estomatite herpética, que se verifica com frequência nas crianças pequenas.

Continua depois da Publicidade

O seu filho poderá apanhar esta infecção várias vezes ao longo da vida. A gengivoestomatite herpética é diferente do Sindrome Boca-Mãos-Pés e da herpangina.

Estas doenças também originam bolhas e úlceras na boca, mas são causadas por outros vírus.

Causas da gengivoestomatite herpética

Esta infecção é provocada por um germe designado por vírus Herpes Simplex. Trata-se do mesmo vírus que origina as lesões geralmente conhecidas como boqueira.

O contágio é feito através de contacto interpessoal e manifesta-se especialmente em períodos de maior debilidade geral.

Sinais e sintomas

O seu filho poderá apresentar inicialmente vesiculas (pequenas bolhas), que rapidamente evoluem para úlceras, inchaço no lábio, na boca, na língua ou no palato duro (o palato duro corresponde à parte da frente do céu da boca).

Ele poderá, ainda, ter febre elevada e sentir-se irritável e extremamente cansado. Poderá ter dificuldades em comer e em engolir devido às dores.

Poderá também ter mau hálito e a garganta inflamada. As úlceras cicatrizam, geralmente, no espaço de 1 a 2 semanas.

Diagnóstico – Como se Diagnostica

O diagnóstico é efectuado pelo seu médico através da observação das lesões e da história clínica.

Cuidados a ter:

Contacte o médico se:

O seu filho se recusar a beber e não conseguir engolir.
O seu filho tiver pus ou estiver a sangrar da boca.
O seu filho tiver febre acima dos 38°C
O seu filho estiver mais irritadiço ou não deixar de chorar.

Procure imediatamente ajuda se:

O seu filho tiver febre equivalente ou superior a 38°C.
O seu filho estiver desidratado devido ao facto de não ingerir líquidos em quantidade suficiente. As seguintes características permitem-lhe ver se ele está desidratado:
Não urinou nas últimas 8 horas.
A moleirinha (nos bebés) está deprimida.
Chora sem lágrimas.
Os lábios estão secos e gretados.
O seu filho estiver fraco ou sonolento e for difícil acordá-lo.

Riscos e Complicações

A gengivoestomatite herpética é uma doença geralmente auto-resolutiva que cura sem deixar sequelas. Em casos de má higiene, pode haver infecção secundária bacteriana das lesões faciais, que complica a evolução da doença.

Continua depois da Publicidade

Em casos raros, pode haver localizações secundárias da infecção viral por auto-inoculação (o doente transporta o vírus da sua localização inicial na boca para outras partes do corpo) ou através dos nervos.

Tratamento para gengivoestomatite herpética

Poderá dar ao seu filho ibuprofeno e paracetamol para reduzir as dores. NÃO lhe dê aspirina nem ibuprofeno, se ele for alérgico à aspirina ou se ele sofrer de úlceras ou de uma doença renal.

Também lhe poderão prescrever medicamentos de aplicação local sobre as lesões. O médico poderá pedir-lhe que ajude o seu filho a enxaguar a boca e a garganta ou a gargarejar com água e sal.

Dê ao seu filho líquidos frios já que poderão ajudar a aliviar as dores. Bons exemplos de líquidos para beber são o leite, batidos de leite e bebidas neutras.

Não lhe dê bebidas citrinas ou carbonatadas, tais como sumo de laranja ou de toranja, limonada ou soda. Estes líquidos intensificam as dores na boca.

O seu filho poderá usar uma palhinha se tiver bolhas nos lábios ou na ponta da língua.

O seu filho poderá oferecer resistência à ingestão de alimentos sólidos até sentir melhoras das dores. Dê-lhe alimentos moles, tais como papas para bebés, frutos moles, puré de batata, maçã cozida, iogurte e pudim. O seu filho não deverá comer alimentos salgados, picantes e duros.

Após cada refeição, enxagúe a boca do seu filho com água morna. Lave frequentemente as suas mãos, bem como as do seu filho, sobretudo depois de ir à casa de banho, antes de confeccionar os alimentos e antes de comer.

Lave quaisquer brinquedos que o seu filho possa, eventualmente, pôr na boca antes e depois de ele brincar com eles.

A fim de evitar a disseminação do vírus, ensine o seu filho a não partilhar a escova de dentes, bebidas ou alimentos com os outros. Ensine-o, ainda, a lavar as mãos antes de comer e depois de ir à casa de banho.

Fotos

Foto De Paciente De 21 Anos De Idade Com Sintomas De Gengivoestomatite Herpética Na Boca E Língua

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24