-->Glande do pênis - o que é e quais as principais doenças relacionadas

Glande do pênis – o que é e quais as doenças mais comuns

Publicado em 22/12/2018. Revisado por Dr Nilo Jorge Leão Barretto (Urologista - CRM-BA 22237) a 10 janeiro 2019

A glande é a parte final do pênis, rosa ou avermelhada na maioria dos casos, e geralmente mais espessa do que o resto do pênis. É uma área extremamente sensível, pois a sua superfície é formada por numerosas terminações nervosas. Isso faz com que seja uma das regiões que maior prazer sexual causa nos homens, quando estimulada.

Uma das características da glande é que, desde o nascimento, ela é coberta por uma dobra de pele solta, chamada de prepúcio, que é puxada para trás para deixar a glande exposta quando o pênis está ereto. Em algumas culturas e religiões, o prepúcio é geralmente removido por meio da circuncisão. Para entender todas as suas funções leia o artigo: Prepúcio: O que é, função e como tratar a fimose.

Foto Que Mostra A Localização Da Glande Do Pênis

Abaixo você tem um índice com todos os pontos discutidos neste Guia

Doenças relacionadas

Embora no pênis possam originar-se várias doenças, na glande destacam-se principalmente:

Balanite

Inchaço do prepúcio e glande do pênis recebe o nome de balanite. Este inchaço é causado pela falta de higiene na região, em homens que não foram submetidos à circuncisão.

Embora a falta de higiene seja a causa mais comum, a balanite também pode surgir como resultado do uso de sabonetes agressivos, o não enxaguar bem o local após o banho, infecções bacterianas, doenças como a artrite reativa ou a diabetes mal controlada, entre outros.

O diagnóstico da balanite geralmente é feito pelo médico através de exame clínico. Os homens com balanite geralmente apresentam sintomas como vermelhidão do prepúcio ou do pênis, erupções cutâneas na glande, dor no prepúcio e no pênis e/ou corrimento com mau cheiro.

Além da análise inicial realizada para fazer o diagnóstico, o urologista pode pedir a realização de exames adicionais, como testes cutâneos para detetar ou descartar fungos, bactérias e vírus.

Na maioria dos casos, a balanite pode ser controlada através da aplicação de cremes antibióticos e uma boa higiene. No entanto, o tratamento varia dependendo da causa da balanite:

Quando a balanite ocorre como resultado da intervenção de bactérias, ela pode ser controlada com um tratamento farmacológico, em forma de comprimidos ou cremes antibióticos.

Quando ela ocorre juntamente com outras doenças de pele, o urologista geralmente indica um tratamento baseado em cremes esteroides.

Por fim, se a patologia surge da participação de fungos, o paciente terá que aplicar um creme antifúngico na região.

Nos casos em que a infecção é mantida sem tratamento por um período prolongado, podem ocorrer complicações como o estreitamento do orifício peniano, aumento do risco de câncer de pênis, risco de fimose ou parafimose.

Em todos os casos, a balanite pode ser evitada se o homem mantiver uma boa higiene no local.

Hipospadia peniana

As hipospádias são anomalias congênitas que fazem com que o pênis não se desenvolva normalmente. Os homens com esse defeito têm a abertura do pênis por onde urinam em algum lugar diferente, geralmente localizada entre o períneo e a glande ou na junção do pênis e do escroto, e não no final da glande.

A doença pode afetar a parte estética e funcional do pênis, afetando por vezes a fertilidade, desencadeando problemas com a micção e no homem em ter relações sexuais. A hipospádia por vezes ocorre juntamente com outras malformações, como os testículos cripotorquídicos, podendo comprometer a fertilidade.

Os especialistas recomendam sujeitar o homem a uma operação precoce para evitar que, na vida adulta, ocorram efeitos psicológicos ou levem a outros problemas associados à saúde.

Eritroplasia de Queyrat

A eritroplasia de Queyrat é uma forma precoce de câncer de pele localizada no pênis. Nesta patologia, a glande apresenta uma erupção cutânea avermelhada, pele irritada e com uma textura persistente aveludada.

Ela ocorre, na maioria dos casos, em homens que não foram circuncidados e está relacionada ao papilomavírus humano. O diagnóstico é feito através de uma biópsia e o tratamento pode consistir em cremes anti-inflamatórios, cirurgia a laser ou crioterapia, entre outros.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.

Referências

https://pt.wikipedia.org/wiki/Glande

Autores
Dr Nilo Jorge Leão Barretto (Urologista - CRM-BA 22237)

Urologista - CRM-BA 22237

Consultar > Currículo Lattes.

O Dr. Nilo Jorge é Graduado em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Publica- 2010. Além disso possui:

- Especialização em Urologia e Cirurgia Geral na Universidade de São Paulo – 2013/2015.

- Título de especialista em Especialização em Fellowship em UroOncologia, Laparoscopia e Cirurgia Robótica.

Fundação Antônio Prudente- AC Camargo Câncer Center, AC CAMARGO, Brasil.

Título: Cirurgias Laparoscópicas e Robótica em Urologia. - Orientador: Dr. Gustavo Cardoso Guimarães – 2017.

- Coordenador do Núcleo de Uro-Oncologia do Hospital Santo Antônio- Obras Sociais Irmã Dulce. Preceptor do núcleo de Urologia do Hospital São Rafael. Uro-oncologista do Grupo OncoClinicas do Brasil e sócio do grupo Uroclinica da Bahia.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia, cirurgião geral e urologista pela Universidade de São Paulo (USP- RP). Fellowship em Uro oncologia, laparoscopia e cirurgia robótica no AC Camargo Câncer Center.

Cirurgião robótico certificado pela Intuitive/Strattner. "International Member" da European Association of Urology (EAU) e da "American Urological Association" (AUA). Possui trabalhos publicados em congressos, periódicos e livros em Urologia.

Endereço: Rua Anita Garibaldi, 1815 CME Federação, Salvador/BA - Telefone: (70) 3235-0867 / 2626-3030

Também pode encontrar o Dr. Nilo Jorge na sua página www.nilojorge-leaobarretto.com, ou no Linkedin e Instagram.