Glândulas Sebáceas

Atualizado e Revisado por Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965) a 08/08/2019

As glândulas sebáceas são, com raras exceções, encontradas em todas as regiões do corpo. Situam-se na derme e os seus ductos geralmente desembocam na porção terminal dos folículos piloso. Em certas regiões, porém (lábio, glande e pequenos lábios), os ductos abrem-se diretamente na superfície da pele.

As glândulas sebáceas faltam nas regiões palmares e plantar. A Sua secreção, conhecida como sebo, serve para lubrificar a pele e os pelos. A secreção sebácea é realmente a mistura complexa de lipídeos que contêm triglicerídeo, ácidos graxos livres, colesterol e seus ésteres. A atividade dessas glândulas é nitidamente influenciada por hormônios sexuais.

(JUNQUEIRA et al,1982).

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.