-->Glândulas Sudoríparas - Educar Saúde

Glândulas Sudoríparas

Publicado em 20/01/2011. Revisado por Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965) a 22 dezembro 2018

As glândulas sudoríparas são encontradas por toda a superfície do corpo, exceto às bordas dos lábios, no pavilhão auricular, à superfície interna do prepúcio e da glande. São mais numerosas nas palmas das mãos e plantas dos pés, sendo as únicas glândulas encontradas nessas áreas.

O ducto excretor descreve curso reto ou oblíquo através da derme, penetrando na epiderme entre duas papilas. As glândulas sudoríparas particularmente grandes são encontradas nas axilas, aréola mamária, lábios maiores e região perianal. Produzem uma secreção mais espessa do que o suor formado pelas glândulas maiores.

O suor secretado por esta glândula é um líquido extremamente fluido, que contém pouquíssimas proteínas, além de sódio, potássio, cloretos, ureia, amônia e ácido úrico. As glândulas sudoríparas secretam por método apócrino, isto é, pela ruptura de porções de suas extremidades apicais. É uma designação útil para as glândulas, apesar do fato de haver mais polêmica agora quanto ao seu processo exato de secreção (BAILEY et al, 1973).

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965)

Dermatologista - CRM-SP 195965 / RQE 73850

Consultar > Currículo Lattes.

O Dr. Pedro Secchin é Graduado em Medicina pela Universidade Gama Filho (UGF) – 2011. É Mestrado em Medicina pela Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Além disso o Dr. também possui:

- Especialização em Dermatologia no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HUCFF/UFRJ) - 2018.

- Título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB).

- É membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Endereço: Rua Inglês de Sousa, 449. CEP: 01546-010 - Jardim da Glória São Paulo - São Paulo Telefone: ‪(11) ‬4301-9931

Também pode encontrar o Dr. Pedro no Linkedin e Instagram.