Gonorreia

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

A gonorreia, também designada como uretrite gonocócica ou blenorragia é uma infecção da uretra.

A uretra é o tubo que transporta a urina da bexiga para o exterior do corpo.

A bexiga é o órgão de retenção da urina. A gonorreia é uma doença mais comum em homens com idades entre os 15 e os 29 anos.

A infecção poderá espalhar-se por todo o corpo se não for tratada. Sem tratamento, o indivíduo poderá ficar estéril (ser incapaz de procriar).

Poderá ficar infectado mais do que uma vez. Com tratamento, deverá começar a sentir-se melhor decorridas 1 ou 2 semanas.

Causas

A gonorreia é provocada por um germe designado como bactéria. Esta infecção pode espalhar-se através do contacto sexual com outra pessoa infectada sem que seja utilizado qualquer tipo de protecção.

O sexo é considerado como sendo sem protecção quando não é utilizado um preservativo de látex.

Sinais e sintomas da gonorreia

Poderá observar um corrimento amarelo ou esverdeado a sair do pénis. Outros sintomas poderão ser a dor ou ardência ao urinar.

Poderá ter febre e sentir necessidade de urinar com maior frequência. Poderá sentir dores durante o acto sexual.

Prevenção e Cuidados a ter

Não tenha relações sexuais antes de deixar de tomar todos os medicamentos. Pergunte ao médico quando será seguro voltar a ter relações sexuais.

Utilize sempre um preservativo de látex correctamente quando tiver relações sexuais. Evitará assim ficar novamente infectado com gonorreia.

Use um preservativo novo após cada ejaculação. Não tenha relações sexuais (incluindo sexo oral) com pessoas infectadas com gonorreia.

Tratamento da gonorreia (uretrite gonocócica ou blenorragia):

Poderá ser necessário tomar antibióticos para tratar a infecção.

Esclareça os seus parceiros sexuais em relação ao facto de sofrer de gonorreia. Qualquer pessoa com quem tenha mantido relações sexuais também deverá ser tratada.

Utilize sempre um preservativo de látex durante a relação sexual para evitar apanhar ou contagiar esta ou outras doenças sexualmente transmissíveis.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo dos EUA usaram cartazes para advertir os soldados sobre os perigos de gonorreia e outras doenças sexualmente transmissíveis.