-->Gonorreia - Sintomas, tratamento, causas, sinais, prevenção da doença

Gonorreia

Publicado em 27/05/2011. Revisado por Dr Nilo Jorge Leão Barretto (Urologista - CRM-BA 22237) a 17 dezembro 2018

A gonorreia, também designada como uretrite gonocócica ou blenorragia é uma infecção da uretra.

A uretra é o tubo que transporta a urina da bexiga para o exterior do corpo.

A bexiga é o órgão de retenção da urina. A gonorreia é uma doença mais comum em homens com idades entre os 15 e os 29 anos.

A infecção poderá espalhar-se por todo o corpo se não for tratada. Sem tratamento, o indivíduo poderá ficar estéril (ser incapaz de procriar).

Poderá ficar infectado mais do que uma vez. Com tratamento, deverá começar a sentir-se melhor decorridas 1 ou 2 semanas.

Causas

A gonorreia é provocada por um germe designado como bactéria. Esta infecção pode espalhar-se através do contacto sexual com outra pessoa infectada sem que seja utilizado qualquer tipo de protecção.

O sexo é considerado como sendo sem protecção quando não é utilizado um preservativo de látex.

Sinais e sintomas da gonorreia

Poderá observar um corrimento amarelo ou esverdeado a sair do pénis. Outros sintomas poderão ser a dor ou ardência ao urinar.

Poderá ter febre e sentir necessidade de urinar com maior frequência. Poderá sentir dores durante o acto sexual.

Prevenção e Cuidados a ter

Não tenha relações sexuais antes de deixar de tomar todos os medicamentos. Pergunte ao médico quando será seguro voltar a ter relações sexuais.

Utilize sempre um preservativo de látex correctamente quando tiver relações sexuais. Evitará assim ficar novamente infectado com gonorreia.

Use um preservativo novo após cada ejaculação. Não tenha relações sexuais (incluindo sexo oral) com pessoas infectadas com gonorreia.

Tratamento da gonorreia (uretrite gonocócica ou blenorragia):

Poderá ser necessário tomar antibióticos para tratar a infecção.

Esclareça os seus parceiros sexuais em relação ao facto de sofrer de gonorreia. Qualquer pessoa com quem tenha mantido relações sexuais também deverá ser tratada.

Utilize sempre um preservativo de látex durante a relação sexual para evitar apanhar ou contagiar esta ou outras doenças sexualmente transmissíveis.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo dos EUA usaram cartazes para advertir os soldados sobre os perigos de gonorreia e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Dr Nilo Jorge Leão Barretto (Urologista - CRM-BA 22237)

Urologista - CRM-BA 22237

Consultar > Currículo Lattes.

O Dr. Nilo Jorge é Graduado em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Publica- 2010. Além disso possui:

- Especialização em Urologia e Cirurgia Geral na Universidade de São Paulo – 2013/2015.

- Título de especialista em Especialização em Fellowship em UroOncologia, Laparoscopia e Cirurgia Robótica.

Fundação Antônio Prudente- AC Camargo Câncer Center, AC CAMARGO, Brasil.

Título: Cirurgias Laparoscópicas e Robótica em Urologia. - Orientador: Dr. Gustavo Cardoso Guimarães – 2017.

- Coordenador do Núcleo de Uro-Oncologia do Hospital Santo Antônio- Obras Sociais Irmã Dulce. Preceptor do núcleo de Urologia do Hospital São Rafael. Uro-oncologista do Grupo OncoClinicas do Brasil e sócio do grupo Uroclinica da Bahia.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia, cirurgião geral e urologista pela Universidade de São Paulo (USP- RP). Fellowship em Uro oncologia, laparoscopia e cirurgia robótica no AC Camargo Câncer Center.

Cirurgião robótico certificado pela Intuitive/Strattner. "International Member" da European Association of Urology (EAU) e da "American Urological Association" (AUA). Possui trabalhos publicados em congressos, periódicos e livros em Urologia.

Endereço: Rua Anita Garibaldi, 1815 CME Federação, Salvador/BA - Telefone: (70) 3235-0867 / 2626-3030

Também pode encontrar o Dr. Nilo Jorge na sua página www.nilojorge-leaobarretto.com, ou no Linkedin e Instagram.