Gravidez – Cuidados corporais na Gravidez

Cuidados corporais essenciais durante a gravidez – Os cuidados corporais que a maioria das mulheres efectua no seu dia-a-dia, também são adequados durante a gestação. O banho completo e diário é muito recomendado, porque durante a gravidez sua-se mais. Convém utilizar sabonete e é preferível tomar duche em vez de banho de imersão. O duche diário é, aliás, muito benéfico: limpa e estimula a circulação sanguínea. Desta maneira, a pele mantém-se mais tensa e é mais resistente às estrias.

Se a futura mãe se meter inteiramente dentro de água, existe a possibilidade de que uma pequena quantidade de líquido penetre na vagina (sobretudo se já teve outros partos), e isso deve-se evitar para prevenir infecções. Claro que o banho ocasional não é contra indicado.

A água, além de limpar, favorece a circulação sanguínea, e a irrigação mantém a pele tensa. Isto é básico quando uma mulher espera um filho, e a pele dos seios e do abdómen está ameaçada pelas estrias. Não existe nenhum produto milagroso para evitar estas pequenas cicatrizes, só as massagens depois do banho (que favorecem a circulação sanguínea), e a boa hidratação da pele conseguem que não apareçam, ou pelo menos que se atenuem um pouco.

Possivelmente alguma grávida foi aconselhada a usar uma solução de álcool nos seios para endurecer a pele e prevenir as gretas nos mamilos quando der o peito. Há alguns anos recomendava-se esse remédio, mas já se comprovou que não serve para nada e, o que é pior, pode ser prejudicial. Não o deve usar. Os cremes também não dão resultado durante o aleitamento, por isso, o peito não precisa de nenhum cuidado especial.

A limpeza da boca tem de ser agora mais escrupulosa do que nunca. As condições hormonais da gravidez favorecem o aparecimento de cáries e problemas nas gengivas. O ideal é que a futura mãe lave os dentes cuidadosamente depois de cada refeição.