Gravidez – Os perigos dos tranquilizantes

Atualizado e Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 08/08/2019

Os perigos de tomar tranquilizantes na gravidez

Estou grávida de três meses e desde o princípio que tenho tomado medicamentos contra a ansiedade. Há alguns meses sofri um aborto, e ao princípio desta gravidez tive problemas, mas parece que por agora a gestação segue o seu curso normal. Os medicamentos podem ter danificado o embrião?

Resposta: Consumir ansiolíticos durante as primeiras semanas de gravidez encerra um perigo potencial para o embrião. Não obstante, imagino que o especialista que lhe receitou este tipo de produto farmacêutico tenha tido em conta o seu estado gestacional.

Como suponho que ainda continue preocupada pelo possível efeito da medicação sobre o feto, recomendo que peça para lhe fazerem uma ecografia, com o fim de descobrir se existe alguma mal formação, coisa muito pouco provável. No que respeita à possibilidade de anomalias congénitas, pode ter a certeza de que os medicamentos não têm influência na sua aparição.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.

Gravidez – Os perigos dos…