Guarda

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Guarda é conhecida como a cidade dos cinco F´s: forte, farta, fria, fiel e formosa. Trata-se da mais alta cidade portuguesa, com cerca de 1050 metros de altitude.

A primitiva cidade da Guarda foi fundada em 1199 por foral de Dom Sancho I, com o objectivo de funcionar como centro de comércio e de defesa da fronteira beirã contra os invasores, advindo-lhe daí o nome de Guarda.

Para conhecer esta cidade, comece pela Praça Luís de Camões, também conhecida por Praça Velha. A partir deste coração da cidade, localizado mesmo ao lado da Sé, parta à descoberta das engraçadas ruelas repletas de interessantes monumentos. Destaque para a Sé, para o Castelo e para o antigo Paço Episcopal. Não deixe também de visitar os famosos azulejos da estação de Vilar Formoso, com cerca de cinquenta painéis da autoria de João Alves de Sá.

Catedral – Sé da Guarda.

Os amantes dos desportos ao ar livre têm neste concelho várias actividades à escolha, desde trilhos para passeios pedestres e de bicicleta, passando pelos campeonatos de parapente em Linhares, até o esqui na serra da Estrela.

Os produtos típicos são muitos, desde o artesanato (bordados, campainhas de bronze, tecelagem e renda) até à gastronomia, com destaque para o queijo da serra da Estrela e os enchidos.

A agricultura e a pastorícia predominam nas freguesias periféricas da Guarda, não se registando, porém, o mesmo na cidade, onde os serviços e o comércio abundam. A serra da Estrela e o seu parque natural, com mais de cem mil hectares, são os responsáveis por esta dinamização do turismo no concelho.

A Não Perder:

Castelo da Guarda
Sé da Guarda
Castro de Tintinolho

Outras Sugestões:

Onde ir

– Anta da Pêra do Moço
– Antiga Judiaria da Guarda
– Capela de Nossa Senhora do Mileu
– Castro do Jarmelo
– Convento de São Francisco
– Estação Arqueológica da Póvoa de Mileu
– Igreja de São Vicente
– Solar da Condessa de São João das Are
– Torre dos Ferreiros

O Que Ver

– Museu da Guarda

Onde Comer

– Restaurante Casas do Bragal
– Restaurante Vallécula

Onde Dormir

– Hotel de Turismo da Guarda
– Hotel Lusitânia Parque
– Solar de Alarcão – Turismo de Habitação

O que Fazer

– Parque Municipal da Guarda