Guimarães

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Guimarães é sobejamente conhecida por ser o Berço da Nação Portuguesa ou “Cidade Berço”, uma vez que aqui nasceu Dom Afonso Henriques, o pai da pátria portuguesa. Numa das torres da antiga muralha da cidade pode-se, inclusive, ler “Aqui nasceu Portugal”.

O centro histórico e medieval foi classificado pela UNESCO como Património Mundial. Aqui poderá começar por percorrer as ruelas características, demorando-se no famoso Largo da Oliveira, o coração da cidade, onde se localiza a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, as arcadas, a pousada de Nossa Senhora da Oliveira e os antigos Paços do Concelho. Dispõe também de simpáticas esplanadas, onde se inicia a animação nocturna vimaranense. Não deixe de visitar o Castelo de Guimarães, de fundação medieval e associado à Fundação de Portugal.

 

Cidade com uma longa tradição cultural, Guimarães dispõe, hoje em dia, de vários espaços culturais, como o Museu Martins Sarmento, o Museu Alberto Sampaio e o Centro Cultural Vila Flor.

A zona do Monte da Penha merece, sem dúvida, uma visita alargada. Passeie pela mata em pleno contacto com a natureza, visitando a Igreja da Penha, descansando numa das muitas esplanadas e desfrutando da calma do local. Experimente também andar no teleférico que liga a cidade à Penha, gozando de belas panorâmicas sobre toda a cidade.

A nível gastronómico, poderá provar sardinha com bolo quente, as tortas de Guimarães, o toucinho-do-céu, as papas de sarrabulho e os rojões.

Uma última nota para duas festas que atraem muitos turistas: as Gualterianas, que decorrem no primeiro fim-de-semana de Agosto e são marcadas pelo Cortejo do Linho e pela Batalha das Flores, e as Nicolinas, a festa dos estudantes, que decorrem entre 29 de Novembro e 7 de Dezembro e cujos momentos altos são o Pinheiro e as Ceias Nicolinas.

A Não Perder:

Citânia de Briteiros
Paço de São Cipriano
Santuário da Penha

Outras Sugestões:

Onde ir

– Antigos Paços Municipais de Guimarães
– Castelo de Guimarães
– Igreja de Nossa Senhora da Oliveira
– Igreja de São Miguel do Castelo
– Mosteiro de Santa Marinha da Costa
– Paço dos Duques de Bragança
– Santuário da Penha

O Que Ver

– Centro Cultural Vila Flor
– Museu de Alberto Sampaio
– Museu de Arqueologia da Sociedade Martins Sarmento

Onde Comer

– Restaurante Fentelhas
– Restaurante PapaBoa

Onde Dormir

– Casa de Sezim, com disponibilidade de 8 quartos e 2 suites – Tipo: Turismo de Habitação
– Hotel de Guimarães
– Pousada de Guimarães – Nossa Senhora da Oliveira
– Pousada de Guimarães – Santa Marinha

O que Fazer

–  Desfrutar do Teleférico da Penha