Hamamélis: 23 Benefícios para a Saúde em forma de Creme, Chá do Extrato, Pomada e Cápsulas

A Hamamélis é uma planta medicinal maioritariamente utilizada para tratamentos de pele, hemorróidas, varizes e diarreia.

É extremamente útil também para a caspa, má circulação, dor nos pés, impurezas na pele, inchaço nas pernas, queimaduras, acne, amigdalite, cistos, dor de garganta, entorpecimento do olho e muscular, picadas de insetos e tensão muscular.

A Hamamélis é Uma Planta Incrivelmente Benéfica Para A Pele

As partes utilizadas desta planta hamamélis são as folhas e a casca podendo ser administradas através de chá ou pomada.

Trata-se de uma planta que pode atingir os seis metros de altura e é encontrada sobretudo na América do Norte.

As folhas da hamamelis são colhidas no Verão e os galhos e as cascas apenas no Outono ou até mesmo no Inverno.

Benefícios, Propriedades Medicinais e Indicações Terapêuticas

Apresenta diversas propriedades medicinais, podendo destacar-se as seguintes: adstringente, antibacteriano, anti-inflamatório, hemostático e sedativo.

As folhas da Hamamélis apresentam um perfume aromático, tendo como substâncias mais importantes os ácidos tânicos, flavonóides e o óleo essencial.

Os flavonoides produzem ação flebotônica e vasoprotetora que são muito úteis para a maioria dos casos de hemorroidas e varizes nas pernas.

Ao juntar o óleo essencial e taninos fazem com que apresentem propriedades bacteriostáticas.

Extrato Liquido De Hamamelis Virginiana

O extrato de Hamamélis encontra-se disponível comercialmente em diversos locais, mas não se recomenda o seu uso interno, uma vez que a toxicidade por parte dos taninos ainda não foi testada completamente.

O conteúdo de flavonoides existentes na hamamélis auxiliam a restaurar vasos sanguíneos danificados e a sua atividade anti-inflamatória e anestésica faz desta planta um ingrediente a usar em diversos produtos para hemorroidas.

A Hamamélis destilada é aplicada em feridas, contusões, eczema, picadas, queimaduras, espinhas e pode encontra-la em qualquer farmácia.

Chá de Hamamélis

Cha De Hamamelis Para Banho De Assento

Se optar por chá coloque uma colher de cascas numa chávena com água fervida e deixe ficar durante dez minutos.

De seguida pode aplicar compressas sobre as varizes ou então optar por beber duas a três chávenas de chá por dia.

Pode fazer o chá de Hamamélis com as folhas e os galhos que estão disponíveis comercialmente, mas a segurança do chá ainda não foi testada e em alguns casos pode provocar alergia de contato com a Hamamélis.

A Hamamélis também pode ser usada externamente sob a forma de pomada, gel ou cremes, para isso deve aplicar sobre as varizes e massajar sempre em sentido ascendente.

Atualmente existem também vários shampoos que na sua composição apresentam substâncias de Hamamélis.

A Hamamélis não é indicada para pessoas que sofram de gastrite e úlcera gastroduodenal, porque pode acontecer que os taninos irritem a mucosa gástrica.

Atualmente a Hamamélis tem sido utilizada como um adstringente, que é feito através da destilação de casca e folhas, misturado com álcool e água.

Esta planta na medicina alternativa teve sempre grande utilidade, uma vez que pode ser compressa para tratamento de contusões, hemorroidas, flebite, inchaço e varizes e quando a Hamamélis é totalmente diluída pode ser aplicada como colírio para olhos doloridos.

E em alguns casos também a Hamamélis destilada já serviu de aplicação junto com cubos de gelo para resolver problemas de contusões e inchaços.

O que diz a Ciência

9 Benefícios Da Hamamélis Para A Saúde

O hamamélis (Hamamelis virginiana) é um arbusto que cresce na costa leste da América do Norte. Tem folhas de couro e flores amarelas e fibrosas que florescem no outono [ R ].

As árvores crescem em encostas rochosas perto de leitos de córregos, em barrancos e em sub-bosques de floresta, podendo atingir alturas de até 13 metros [ R ].

Os nativos americanos usam-na tradicionalmente para tratar uma variedade de sintomas médicos relacionados à pele e à circulação sanguínea[ R ].

Foram estes nativos que mostraram aos primeiros colonizadores europeus como usar as decocções de hamamélis (cozidas em folhas e galhos) para tratar picadas de insetos, cortes, erupções cutâneas, queimaduras solares, hemorróidas, contusões, inflamação e dores musculares [ R ].

A planta é aprovada pela FDA para uso externo e pode ser comprada na forma de cremes, absorventes e líquidos [ R ].

A evidência científica em relação aos benefícios da hamamélis para a saúde ainda é preliminar, e requer mais estudos.

Componentes da planta

Muitos dos benefícios positivos da planta têm sido associados às suas moléculas polifenólicas [ R , R ]. As Moléculas polifenólicas contêm fenóis R ].

Um subconjunto dessas moléculas, conhecidos como taninos, é o que dá à planta os seus efeitos antiinflamatórios, antioxidantes, de estreitamento dos vasos sanguíneos (vasoconstritores) e endurecimento da pele (adstringente).

Os Taninos compõem entre 3 a 12% das folhas e casca da planta [ R , R ].

Estes incluem, catequinas, galotaninos, cianidina e proantocianidinas [ R ].

Mecanismo de ação

Os pesquisadores acreditam que os efeitos antioxidantes da planta provêm da atividade dos ésteres de galato (uma estrutura química específica ligada aos taninos), bem como dos flavonóides, que protegem o DNA contra danos, eliminando os radicais livres [ R , R , R , R ].

A elastina e as proteínas de colágeno, são produzidas pelas células da pele e são essenciais para dar à pele a sua flexibilidade e força. A planta inibe as enzimas que quebram a elastina e o colágeno (elastase e colagenase), o que ajuda a manter a pele intacta e flexível, além de promover a cura R , R ].

Os polifenóis extraídos da planta também podem inibir a mieloperoxidase, uma enzima conhecida por retardar a cicatrização R ].

Pensa-se que as propriedades antibacterianas dos extratos da planta se devam principalmente ao álcool que contêm, que mata as bactérias ao quebrar as suas paredes celulares [ R , R ].

Um tanino presente no extrato, hamamelitannin, pode neutralizar os efeitos do fator de necrose tumoral (uma proteína sinalizadora envolvida na inflamação e na morte celular ), possivelmente reduzindo o inchaço, a coceira e as erupções cutâneas R ].

Benefícios para a saúde baseados na ciência

1) Ajuda a curar queimaduras solares

Queimadura Solar

Os pesquisadores usaram a radiação UV para criar pequenas “queimaduras solares” a 30 participantes, que foram então tratados com loção solar normal ou uma loção contendo os extratos de hamamélis. As loções contendo hamamélis reduziram a inflamação da pele mais efetivamente que os outros tratamentos [ R ].

2) Pode aliviar problemas de pele

Um estudo realizado em 309 crianças mostrou que uma pomada contendo hamamélis foi igualmente eficaz como o dexpantenol na melhora dos problemas de pele, como pequenos cortes, assaduras e outras inflamações da pele [ R ].

3) Pode acelerar a cicatrização de feridas

Um estudo baseado em células descobriu que a planta pode melhorar a cicatrização da pele ferida, inibindo a atividade de algumas enzimas que prejudicam a cicatrização de feridas ( mieloperoxidase e colagenase) [ R ].

4) Pode reduzir o inchaço

Rugas E Bolsas Debaixo Dos Olhos

O Inchaço no corpo é geralmente causado por um acúmulo de líquidos (uma condição também conhecida como edema)

Por exemplo – longos períodos em pé podem resultar em tornozelos inchados, e o acúmulo de líquidos durante o sono pode causar inchaço nos olhos.

Um estudo descobriu que um extrato da planta (200 mg / kg) reduziu significativamente o inchaço nos pés [ R ].

5) Pode melhorar a acne e espinhas

Acne

Uma análise dos ingredientes de 52 medicamentos usados para tratar a acne verificou que a planta é muitas vezes encontrada nestes produtos, devido à sua propriedade adstringente que reduz o tamanho dos poros R ].

Um estudo realizado em 30 participantes constatou que o uso de um produto de cuidados da pele sem receita contendo água de hamamélis melhorou significativamente os sintomas da acne ao longo de 6 semanas [ R ].

Aqui está um remédio caseiro rápido que pode experimentar.

Vai precisar de

  • ½ colher de chá de vitamina C em pó
  • 6 gotas de óleo essencial de lavanda
  • ¼ xícara de hamamélis

Como fazer

Basta combinar todos os ingredientes e armazená-lo em uma garrafa de vidro escuro, para não perder as propriedades. Aplique este toner “maravilhosamente perfumado” no rosto, depois de lavá-lo.

Enquanto a vitamina C aumenta as propriedades curativas e adstringentes da hamamélis, o óleo essencial de lavanda acalma a pele. Use o toner sempre que lavar o rosto, para reduzir as espinhas. Certifique-se apenas de usar a mistura no prazo de uma semana, pois a vitamina C oxidará com o tempo e tornar-se-à inútil.

6) É um antioxidante

Um estudo realizado em celulas descobriu que o extrato da planta protegeu as células da pele contra danos oxidativos  Protegeu especialmente os fibroblastos, as células que produzem a elastina e o colágeno necessários para manter a pele flexível e forte R ].

7) Mata bactérias presentes na pele, dentes e gengivas

Dentes Sensiveis

Um estudo verificou que a planta combate bactérias comuns da pele (como Staphylococcus aureus e Candida albicans ) ​​[ R ].

Vários estudos mostram que o extrato da planta matou vários tipos de bactérias que crescem nos dentes (como Porphyromonas gingivalis e Capnocytophaga gingivalis ). A eliminação dessas bactérias ajuda a prevenir a placa bacteriana, a gengivite e outras doenças bucais RR ].

8) Alivia picadas de insetos

Picada De Abelha No Rosto

Um estudo realizado em 100 indivíduos humanos saudáveis ​​descobriu que os produtos contendo hamamélis reduziram a vermelhidão da pele (eritema) após picadas de mosquito R ].

9) Pode melhorar o couro cabeludo sensível e coceira

Um estudo observacional realizado em 1.373 pacientes com couro cabeludo irritado ou com coceira descobriu que o uso de produtos à base da planta durante 4 semanas melhorou significativamente os sintomas na maioria dos pacientes [ R ].

10) Reduz o crescimento de células cancerígenas

Células Cancerígenas

Estudos realizados em células mostram que alguns componentes do extrato da planta (produtos do ácido gálico) reduziram o crescimento de células de câncer de cólon humano. Estes compostos também atuaram como antioxidantes, protegendo o DNA dos danos dos radicais livres [ R , R ].

Da mesma forma, os ingredientes da planta protegeram os glóbulos vermelhos dos danos dos radicais livres e diminuíram a taxa de crescimento das células cancerosas da pele (melanomas) em estudos baseados em células [ R ].

11) Pode proteger o DNA da mutação

Mutação No DNA

O extrato da planta evitou mutações de DNA em bactérias expostas a substâncias químicas causadoras de mutações comuns (como compostos nitroaromáticos).

Isto sugere que a planta também pode prevenir mutações semelhantes nas células humanas, o que não só ajudaria a manter as células saudáveis, como também poderia prevenir a formação de células cancerosas R ].

12) Pode combater vírus prejudiciais

Vírus Prejudiciais

Um estudo baseado em células descobriu que extrato da casca de hamamélis pode ter propriedades antivirais contra o herpes simplex comum tipo 1 (HSV-1), também conhecido como herpes oral R ].

Outro estudo descobriu também as moléculas de taninos extraídas da planta podem prevenir infecção pelo vírus do papilomavírus humano (HPV) [ R ].

Verificou-se também que o extrato da planta inibe os estágios iniciais do ciclo de vida das cepas do vírus influenza A (IAV) ao bloquear a ligação do receptor, o que impede o vírus de infectar as células [ R ].

13) Reduz a secura vaginal em mulheres na pós-menopausa

Um estudo clínico (não controlado) realizado em 20 mulheres na pós-menopausa entre as idades de 54 a 76 anos, descobriu que a aplicação de um creme hidratante contendo hamamélis melhorou significativamente a secura vaginal em 80% das participantes [ R ].

14) Atua como um adstringente

Um adstringente é um composto que ajuda a contrair as células da pele e outros tecidos. Esta planta é um dos melhores adstringentes presentes na natureza que ajuda no tratamento de uma extensa variedade de doenças da pele como acne, bolhas de sangue e pequenos cortes e contusões ( 1 ).

15) Eczema e Psoríase

Quem sofre de eczema ou psoríase sabe quão intensamente dolorosa a coceira pode ser. A coceira, vermelhidão, descamação e queimaduras causadas por estas 2 doenças inflamatórias da pele podem ser reduzidas com a ajuda da planta.

O alívio é atribuído às propriedades adstringentes e anti-inflamatórias locais que possui ( 7 ). Para um alivio rápido, adicione argila verde francesa ou óleo de neem à planta.

16) Acalma a Garganta Inflamada

Garganta Inflamada

A planta não só reduz o inchaço e a dor, como também resseca o excesso de muco produzido na garganta devido à infecção.

Tudo que você precisa fazer é gargarejar uma decocção feita de casca ou folhas de hamamélis 2-3 vezes ao dia ( 8 ).

Este remédio caseiro faz maravilhas na redução dos sintomas de dor de garganta causados ​​por uma variedade de doenças da garganta, como laringite, amigdalite e sinusite.

17) Ajuda a Reduzir os Olhos Inchados

Quando chega a temporada de exames, ou o estresse apodera-se de nós, os olhos tendem a ficar mais cansados ​​e inchados. Este evento ocorre porque a pele sob seus olhos é muito fina e delicada. A aplicação da planta ao redor dos olhos “funciona como um encanto” na redução da dor e inchaço devido à sua propriedade anti-inflamatória ( 12 ).

18) Acalma os sintomas da Catapora (varicela)

Ahh! A temida catapora! Pode ocorrer apenas uma vez na vida, mas… o suficiente para deixar uma memória traumática para o resto da vida. Aquelas bolhas cheias de pus, a coceira, para falar no mínimo. As propriedades antiinflamatórias e calmantes da planta podem ajudar a aliviar parte dessa coceira e irritação ( 13 ).

19) Cravos pretos (comedões)

Remover Pontos Negros

Os cravos pretos são formados quando os poros abertos na pele ficam entupidos com células mortas da pele sebo. A propriedade tonificante da planta trabalha para soltar esses cravos e apertar os poros da pele para evitar que voltem ( 15 ).

20) Cura infecções no ouvido

Para quem já experimentou uma infecção no ouvido, sabe que a dor torna difícil qualquer atividade diária. As infecções do ouvido são obviamente causadas por bactérias. E sabe quem oferece propriedades antibacterianas estraordinárias? Sim, é a hamamélis ( 16 ).

Colocar algumas gotas do extrato da planta no ouvido com um conta-gotas pode ajudar a aliviar parte da irritação, dissolver a cera acumulada e secar qualquer pus que possa ter acumulado.

21) Reduz Estrias 

Estrias Brancas E Vermelhas, 20 Dicas Imperdíveis Para Amenizá Las

Uma vez que a planta possui propriedades adstringentes que ajudam as células da pele a contraírem-se e a apertarem, pode-se conjecturar que ela pode ajudar a diminuir as estrias. Esta é também a razão pela qual as mulheres grávidas usam-na para prevenir o desenvolvimento das estrias. No entanto, não existem provas conclusivas que provem a sua efetividade na redução de estrias.

22) Cura Hemorróidas

A Hemorroida Dá Muita Coceira

As hemorróidas são veias inchadas e inflamadas no ânus e reto que podem causar sangramento. Sim, são bastante dolorosas quanto parecem. O uso da planta na área afetada (sim, o seu bumbum) pode ajudar a reduzir o sangramento e aliviar algum inchaço, coceira e sensação de queimação devido às suas propriedades anti-inflamatórias, adstringentes e curativas ( 17 ).

23) Varizes

Veias Varicosas

As veias varicosas são veias retorcidas e aumentadas que aparecem nas pernas e pés, podendo por vezes revelarem-se bastante dolorosas. O teor de taninos presentes na planta pode ajudar a contrair os vasos sanguíneos e reduzir o inchaço causado pelas veias varicosas ( 18 ).

Além disso, o ácido gálico e os óleos essenciais presentes nela podem ajudar a aliviar a dor. Nestes casos recomenda-se o uso de compressas de hamamélis.

Efeitos colaterais

O uso externo da planta é muito seguro, embora algumas pessoas ccom pele sensível possam experimentar reações alérgicas. No entanto, estudos sugerem que reações alérgicas são muito raras [ R , R ].

A ingestão oral excessiva de extratos líquidos da planta pode causar náuseas, vômitos ou problemas digestivos mais sérios.

As mulheres grávidas e lactantes devem consultar o médico antes de usar ou consumir qualquer forma da planta.

Dosagens

Uma decocção segura e fácil de usar é feita em casa fervendo 5 a 10 gramas de flores ou galhos da planta em 0,24 L (1 xícara) de água [ R ].

Ao usar o extrato de álcool de hamamélis sem prescrição, use um pano ou algodão para aplicar o extrato na área afetada.

As folhas da planta também podem ser, ou comidas, ou transformadas em chá, embora atualmente não existam evidências científicas que sustentem os seus efeitos benéficos quando tomadas desta forma.

Limitações e Advertências

Se comprada na farmácia, o produto da planta não contém taninos e, portanto, não possui os efeitos adstringentes (endurecimento da pele) e algumas outras propriedades curativas [ R ].

De acordo com um ensaio clínico realizado, os cremes de hamamélis são ineficazes no alívio do eczema infantil R ].

Da mesma forma, um estudo realizado em 72 participantes mostrou que os cremes de hidrocortisona são um tratamento mais eficaz para o eczema que o extrato da planta[ R ].

São necessárias mais pesquisas científicas sobre a eficácia da planta como tratamento para hemorroidas, já que este benefício é atualmente suportado apenas pelo uso histórico na medicina tradicional e algumas experiências pessoais de alguns usuários.

Experiências do usuário

Um usuário que sofreu de erupções recorrentes nas dobras de pele encontrou no creme de hamamélis uma forma eficaz de parar a coceira e reduzir as erupções cutâneas .

Um usuário que sofria de hemorróidas alegou que um absorvente infundido nos extratos líquidos da planta foi mais eficaz que a medicação “Sperti Preparação H” no alivio da dor.

Um usuário relatou o uso da planta para aliviar aftas, parar picadas de insetos, acelerar a cicatrização de cortes também como loção pós-barba .

Uma usuária que lutou com a acne durante anos descobriu que planta “ajudou a pele a ficar mais limpa do que nunca desde que tive acne”.

No entanto, outro usuário descobriu que o uso de hamamélis no rosto piorou a sua acne e sugere que não deve ser usado continuamente se não forem vistas melhorias.

Quem diria que uma planta com um nome tão peculiar poderia fornecer tantos benefícios? Eu, por exemplo, estou a caminho de estocar o armário de remédios com hamamélis em todas as suas formas.

Respostas dos especialista para as perguntas dos leitores

O adstringente de hamamélis é feito de?

A forma adstringente provém do extrato feito das folhas e da casca do arbusto de hamamélis. Consiste principalmente de oxalato de cálcio, safrol, galotaninos, carvacrol e eugenol.

A planta pode ser administrada a bebês?

Sim, pode usar a planta externamente em bebês, mas em quantidades muito pequenas.