Hematoma Subungueal (Unha negra, Unha pisada)

Subungueal é o termo utilizado para designar a área localizada debaixo das unhas dos pés e das mãos. Um hematoma é uma acumulação de sangue que extravasou dos vasos sanguíneos.

Um hematoma subungueal é uma acumulação de sangue localizada sob uma unha da mão ou do pé.

Causas do hematoma subungueal

Um hematoma subungueal resulta, geralmente, de uma lesão sofrida numa unha da mão ou do pé. Por exemplo, trilhar um dedo numa porta provoca uma ruptura dos vasos sanguíneos localizados debaixo da unha.

Sinais e sintomas

O sinal mais evidente é a coloração escura da unha. É possível que sinta dores provocadas pela pressão do sangue debaixo da unha. Esta poderá sangrar ou ficar pisada.

Posteriormente, poderá cair, crescendo, mais tarde, uma outra no seu lugar.

Como se Diagnostica

Em geral basta a observação para fazer o diagnóstico. Contudo, se houver suspeita que o traumatismo possa também ter causado uma fractura de algum osso, poderá ter de tirar uma radiografia.

Cuidados a ter

Mantenha a área devidamente limpa. Poderá ter de cobrir a unha com uma ligadura. Coloque um saco de gelo no local e mantenha a mão acima do nível do coração.

Tal ajudará a reduzir as dores e o inchaço. Poderá ter de ser vacinado(a) contra o tétano. Para o alívio das dores, poderá tomar paracetamol, ibuprofeno ou outro anti-inflamatório receitado pelo médico.

Riscos e Complicações

Os traumatismos da unha com formação de hematoma poderão infectar ou mais raramente (se houver lesão do leito) poderão interferir com o normal crescimento da unha, causando deformação ou alteração importante do aspecto da unha.

Tratamento do hematoma subungueal

O seu médico poderá ter de fazer um pequeno orifício na unha para drenar o sangue encurralado. Essa manobra ajudará a diminuir as dores e a acelerar a recuperação.

Se houver um corpo estranho debaixo da unha, deverá ser removido. Em alguns casos, a própria unha poderá ter de ser arrancada.

Foto: Hematoma subungueal no dedo grande do pé esquerdo.

Foto: Dedos das mãos

» Unha do Pé Escura? Conheça 4 Causas e Possíveis Tratamentos