-->Hematúria - Tratamento, sintomas, causas e diagnóstico

Hematúria

Publicado em 14/04/2011. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

Na medicina, hematúria é a presença de glóbulos vermelhos (eritrócitos) na urina (sangue na urina). A hematúria pode ser um sinal de algum problema que afecte o tracto urinário (vias urinárias).

Contacte imediatamente o médico se observar a presença de sangue na urina. Na maior parte dos casos, nomeadamente após o tratamento da sua causa, a hematúria costuma desaparecer.

O tracto urinário é constituído pelos rins, ureteres, bexiga e uretra. Os rins são órgãos, com um formato semelhante a um feijão, que filtram e eliminam produtos indesejados do sangue.

Esses produtos são acumulados na urina. Os rins estão ligados à bexiga pelos ureteres (tubos longos, de pequeno calibre).

A urina passa pelos ureteres até à bexiga. A bexiga é o órgão que armazena a urina. Quando chega a altura de urinar, a urina passa pela uretra (pequeno tubo) e é eliminada para fora do corpo através do meato urinário.

Abaixo você tem um índice com todos os pontos que discutiremos neste Guia

Causas da hematúria

A hematúria pode ser provocada por uma infecção urinária (geralmente na bexiga, mas que pode envolver os rins). Pode ser consequência da existência de pedra nos rins (litíase renal). A hematúria é um sinal frequentemente presente nas cólicas renais.

Um traumatismo nas costas (que lese assim os rins) ou no baixo abdómen (que lese por exemplo a bexiga) também pode provocar o aparecimento de sangue na urina.

A presença de sangue na urina também pode ser provocada por um tumor na bexiga ou noutro local das vias urinárias.

O exercício físico excessivo também pode ser uma causa frequente de hematúria. Os homens podem ter hematúria se a sua próstata tiver aumentado de tamanho.

Existem também determinados medicamentos que podem levar ao aparecimento de hematúria, como por exemplo os medicamentos anti-coagulantes.

Sinais e sintomas da hematúria

  • A urina poderá apresentar um aspecto rosáceo, avermelhado ou cor de ferrugem (acastanhada).
  • A urina poderá ainda apresentar uma coloração enegrecida.
  • A presença de sangue na urina poderá ser só visível ao microscópio (hematúria microscópica).
  • Poderá também parecer que a urina contém sangue sem que tal seja o caso. A cor da urina poderá ser alterada por corantes ou por medicamentos.

Diagnóstico

A hematúria pode ser visível (hematúria macroscópica) ou ser apenas detectada nas análises à urina (hematúria microscópica).

A causa da hematúria deve ser investigada. Na avaliação diagnóstica, para além das análises à urina e ao sangue, é frequente proceder a uma avaliação dos rins e da bexiga por ecografia, e, por vezes, por tomografia computorizada.

Poderá também ser-lhe solicitada uma urografia de eliminação.

Tratamento

O tratamento da hematúria é o tratamento da sua causa. Quando os médicos descobrirem a(s) causa(s), poderão iniciar o seu tratamento.

Caso tenha caído ou se tenha lesionado comunique-o ao médico. Comunique aos médicos se sentir dores no abdómen ou nas costas.

Diga também ao médico se costuma sofrer contusões facilmente ou se está medicado com anti-coagulantes.

Fotos

Hematúria microscópica

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.