Hemorragia vaginal depois da gravidez? Saiba mais…
Terá um corrimento vaginal após o parto. Este corrimento chama-se “lóquios”. Nos primeiros 1 ou 2 dias após o parto os lóquios terão um aspecto vermelho vivo. No 3º ou 4º dia o corrimento terá uma cor rosa.
O corrimento muda para branco ou amarelo por volta do 10º dia. A duração do corrimento vaginal é diferente de mulher para mulher.
Use um penso higiénico em vez de um tampão. Isto ajuda a evitar uma infecção vaginal. O corrimento não deverá ter um cheiro desagradável.
Aborto – Ameaça de (perda de sangue, hemorragia vaginal)
O que é:
Uma hemorragia vaginal durante as primeiras 20 semanas de gravidez está frequentemente associada a uma ameaça de aborto.
Ela não implica necessariamente que a gravidez termine. Existe, porém, a possibilidade de que tal venha a acontecer.
A maioria das mulheres que têm hemorragias vaginais ou perdas de sangue durante a fase inicial da gravidez têm bebés perfeitamente saudáveis.
Causas de hemorragia vaginal:
Algumas mulheres grávidas perdem algum sangue por volta da altura prevista para o período menstrual (coincide com a implantação).
Outras têm perdas de sangue após as relações sexuais, o que poderá indiciar uma inflamação do cérvix (colo do útero).
Uma outra causa possível pode estar associada a um cérvix incompetente, problema associado à dilatação (abertura) do cérvix antes da data prevista para o nascimento do bebé.
Frequentemente, desconhece-se a razão para as perdas de sangue (hemorragias).
» Saiba O Que Causa Sangramento Após a Relação Sexual
Sinais e sintomas de Hemorragia vaginal:
Uma hemorragia constitui o sinal mais comum de uma ameaça de aborto. Uma dor no fundo da região lombar ou cãibras no abdómen (barriga) e região lombar podem constituir outros sintomas
Como se Diagnostica:
O médico examinar-lhe-á o cérvix (com um espéculo) para ver se este se encontra fechado, se está a começar a abrir ou, então, se já está aberto.
Também lhe fará um exame pélvico (interno) para verificar o tamanho e a forma do útero. Poderá fazer uma ecografia para examinar o interior do útero e verificar se a gravidez é viável.
Cuidados a ter:
Repouso;
Abstinência sexual;
Vigilância (em caso de agravamento das queixas, recorrer de imediato ao seu médico assistente/urgência).
Riscos e Complicações:
Choque Anemia;
Histerectomia;
Necessidade de curetagem (risco de infertilidade).
Tratamentos:
Não existe qualquer forma de evitar um aborto espontâneo, assim como não existem medicamentos capazes de suster a hemorragia e de pôr um fim às cãibras.
O repouso total na cama e o evitar de relações sexuais durante vários dias poderão diminuir as hemorragias e as dores. Tente reduzir ou controlar o stress.
Estas sugestões poderão, mesmo assim, não conseguir suster a evolução de um aborto espontâneo.
» Saiba mais sobre Sangramento Vaginal Pós-Parto? Quanto Tempo Dura? É Normal?
Enfermeiro - Coren nº 491692
O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.
Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.
Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.